Identificar os verdadeiros concorrentes do seu hotel é o primeiro passo para saber como se diferenciar deles. Leia este artigo e saiba como fazer isso!
É comum que gestores de hotéis de pequeno e médio porte preocupem-se em competir com grandes redes hoteleiras. Além disso, muitos profissionais tendem a acreditar que Airbnb e hotéis de luxo são seus concorrentes.
Porém, será que esse raciocínio faz sentido? Talvez não!
Sabendo disso, decidimos ajudá-lo a identificar quem são os os verdadeiros concorrentes do seu hotel. Ou seja, quais são os negócios que realmente merecem sua atenção. Ao descobrir quem são seus concorrentes, será muito mais fácil criar estratégias para se diferenciar deles e, assim, destacar seu estabelecimento.
Acompanhe!
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Geralmente, quando gestores hoteleiros querem identificar seus concorrentes diretos, utilizam relatórios recentes ou simplesmente apontam como concorrentes os estabelecimentos que apresentam características e preços semelhantes aos do seu hotel ou pousada.
Além disso, há quem considere concorrentes diretos os estabelecimentos que os turistas escolhem se hospedar quando visitam sua cidade.
São duas formas pertinentes de entender quem são os concorrentes do seu hotel. Porém, não são as únicas. Você pode ir além.
Quer saber como? Siga a leitura!
Atenção! Um concorrente direto não possui necessariamente todas as mesmas características que o seu estabelecimento. Se apenas um desses fatores já se encaixam como o serviço oferecido por você, então esse local já pode ser considerado um concorrente.
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Digamos que o seu hotel tenha até 30 quartos. Se o estabelecimento comparado possuir mais de 50 quartos, por exemplo, então ele não é um concorrente direto. O mesmo vale para hotéis ou pousadas de beira de estrada, que tenham cinco quarto, por exemplo.
Afinal, a experiência oferecida por esses locais é completamente diferente daquela que você oferece. E é sempre bom lembrar que a experiência pode ser o principal diferencial oferecido pela sua marca.
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Você sabe quais são os concorrentes que pertencem à mesma categoria ou que têm o mesmo número de estrelas que o seu estabelecimento?
Hóspedes tendem a pesquisar por hotéis de uma categoria ou característica específica.
Mesmo que pareça óbvio para alguns, é bom lembrar que um estabelecimento com uma categoria muito diferente da sua não é classificado como um concorrente direto.
Por outro lado, mesmo que outro hotel ou pousada esteja um pouco mais distante fisicamente da sua propriedade, se ele possuir a mesma categoria, pode ser encarado com um verdadeiro concorrente do seu hotel.
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Sua equipe é treinada para atender os hóspedes formalmente? Você oferece um atendimento mais informal e relaxado?
Não importa qual seja sua maneira de trabalhar. Se você quiser encontrar seus concorrentes diretos, precisa descobrir quem oferece serviços e atendimento semelhantes ao seu.
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Se seu hotel ou pousada recebe hóspedes que estão a negócios na cidade, você precisa oferecer instalações adequadas para reuniões e eventos, por exemplo.
Nesse caso, você deve ficar atento aos hotéis que competem com você. Saiba se eles oferecem os mesmos benefícios ou outros adicionais. Afinal, ao fazerem isso, eles certamente serão seus concorrentes diretos.
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Estes, é claro, são apenas alguns dos fatores que o ajudarão a entender quem são os verdadeiros concorrentes do seu hotel. Porém, eles são um bom ponto de partida para você iniciar sua análise e definir corretamente quem são seus competidores.
No entanto…
Estar atento ao mercado e à concorrência é sim fundamental para qualquer hoteleiro. Contudo, não é o suficiente para fazer seu estabelecimento se destacar dos demais.
Mesmo que você saiba como os seus concorrentes trabalham, você só conseguirá se destacar quando começar a se diferenciar e oferecer mais serviços e com mais qualidade.
Os artigos abaixo podem ajudá-lo nessa missão!
Leia e tenha em mãos um conteúdo que, além de fazê-lo melhorar os seus serviços, ajudará a destacar seu estabelecimento da concorrência. Isso, por sua vez, é o que o levará ao sucesso!
– Como se diferenciar da concorrência na hotelaria
– Dicas para monitorar concorrentes no setor hoteleiro
Sucesso!