Nossas Sugestões

O que é realidade aumentada e como essa tecnologia pode ser útil ao varejo

O que é realidade aumentada e como essa tecnologia pode ser útil ao varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/06/18

Umas das inovações tecnológicas que está ganhando espaço no varejo é a realidade aumentada.

Afinal, ela proporciona uma experiência única ao cliente e simplifica o processo de compra. Por isso mesmo, está se tornando uma ferramenta imprescindível para alavancar as vendas!

Quer entender melhor como essa tecnologia funciona e como ela pode ser útil ao varejo? Siga a leitura deste artigo!

O que é realidade aumentada?

Realidade aumentada no varejo

Realidade aumentada nada mais é do que a interação entre objetos reais com objetos virtuais, uma “mistura” entre os dois mundos, por meio de um aplicativo ou software que integra elementos virtuais à realidade.

Para ter uma realidade aumentada, são necessários três elementos:

– O objeto real, que pode ser um ambiente ou a imagem de um pessoa, por exemplo.
– Uma câmera ou dispositivo para transmitir a imagem.
– Um aplicativo ou software para interpretar o sinal transmitido e “incluir” o objeto virtual na imagem.  

A câmera capta a imagem real e manda a informação para o software ou aplicativo que gera o objeto virtual.  

Você lembra do jogo Pokémon Go, que virou febre entre crianças e adultos, que “caçavam” pokémons pelas ruas, praças e parques? É um grande exemplo de realidade aumentada!

Leia também!

O futuro do varejo – ponto de venda mágico

Realidade aumentada X realidade virtual

Realidade virtual no varejo

Ao contrário da realidade aumentada – que inclui objetos virtuais, mas permanece em um cenário real –, a realidade virtual “transporta” a pessoa para um ambiente totalmente virtual, enganando os sentidos por meio de estímulos visuais e auditivos, com o auxílio de óculos ou headsets que bloqueiam os ruídos externos.

Nós já falamos aqui no blog sobre a realidade virtual e como ela pode ser utilizada no varejo. Para entender melhor essa outra tecnologia, clique aqui.

Leia também!

Como fazer da tecnologia uma aliada da sua loja

Voltando para a realidade aumentada, está curioso para entender como ela está sendo utilizada no varejo e como pode alavancar as suas vendas? Vamos lá!

Primeiramente, é preciso entender que a relação exclusiva entre realidade aumentada e entretenimento ficou no passado!  

Essa inovação já está sendo utilizada no varejo para verificar, por exemplo, se determinada maquiagem combina com o tom de pele ou se um modelo de óculos de sol é adequado para o formato do rosto.

Realidade aumentada na prática, no varejo

  • A Sephora, rede mundial de cosméticos, incluiu no seu aplicativo a possibilidade de “testar” virtualmente o produto. Basta selecionar a maquiagem, aplicá-la em uma foto e avaliar o resultado.

  • A Rayban também oferece essa opção por meio de aplicativo. Ao seguir as orientações e gravar um vídeo de 5 segundos com o rosto posicionado corretamente, é possível “provar” diferentes modelos de óculos. Para testar, basta clicar aqui.

A realidade aumentada também está revolucionando o mercado de móveis e decoração!

  • Por meio do aplicativo “Decora”, da TokStok, o cliente pode combinar produtos em 3D, disponíveis no site, com a fotografia de um ambiente. 

Além disso, a realidade aumentada também é utilizada pela TokStok para facilitar a localização dos produtos, realizar promoções ou promover entretenimento dentro da loja física.

  • A rede sueca IKEA, varejista de móveis e produtos para casa, utiliza um aplicativo com uma tecnologia muito parecida, permitindo que o cliente visualize os móveis em seu ambiente, facilitando a decisão de compra. Confira no vídeo:

Já deu para perceber que essa tecnologia será útil tanto na loja física quanto na loja virtual, não é mesmo?

Mas, sem dúvida, ela revolucionará (e muito!) as compras on-line, proporcionando uma experiência única, como se o consumidor estivesse, de fato, com o produto na sua frente. Tudo isso por meio de uma simulação, utilizando apenas o celular!

Dessa forma, o cliente terá mais segurança para decidir pela compra, sem dúvidas do tipo “será que esse quadro vai ficar legal naquela parede?” ou “será que esse sofá vai combinar com os outros móveis?”.

As inovações não param por aí!

Experiências com óculos especiais de realidade aumentada estão sendo testadas pela Mastercard, nos Estados Unidos. Com o acessório, os clientes podem visualizar roupas em uma loja de departamentos, por exemplo, e imediatamente ter acesso a informações específicas sobre aquele produto – como preço e disponibilidade de tamanhos.

Também é possível realizar o pagamento sem ter que enfrentar a fila do caixa, apenas com o escaneamento da íris do olho, pelos próprios óculos. Assista ao vídeo para saber mais!

Surpreendente, não é mesmo?

Leia também!

Inspiração!

Realidade aumentada - Pokémon Go

Voltando ao Pokémon Go, a ideia aqui é pensar em como o jogo funcionava: pokémons eram atraídos por um dispositivo, para a área onde as pessoas que haviam baixado o aplicativo estavam.  Agora, pare e pense: e se, ao invés de pokémons, as pessoas fossem à caça de descontos na sua loja?

Essa pode ser uma boa jogada de marketing para alavancar as suas vendas! Quanto mais o cliente interagir com a sua marca, mais ele vai considerá-la na decisão de compra!

Dicas importantes!

Já que a realidade aumentada é utilizada por meio do celular, que tal facilitar o acesso à rede Wi-Fi na sua loja e disponibilizar tomadas para recarregar o aparelho? Outra opção é oferecer recargas de celular em promoções. Afinal, é por meio dele que o acesso à realidade aumentada será feito. Isso pode fazer a diferença na suas campanhas!

Não há dúvidas que essa tecnologia revolucionará o varejo, garantindo uma experiência única aos seus clientes!

E então, está preparado para abrir as portas da sua loja para essa inovação?

Gosta de ficar por dentro das tendências de mercado e saber como lidar com elas? Participe da primeira pesquisa do Instituto Data Varejo e tenha acesso aos resultados do estudo em primeira mão!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "O que é realidade aumentada e como essa tecnologia pode ser útil ao varejo"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo