Nossas Sugestões

O potencial da realidade virtual no mercado de viagens

O potencial da realidade virtual no mercado de viagens

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/04/19

Você é empresário do setor hoteleiro? Então, já deve ter ouvido falar sobre o potencial da realidade virtual no mercado de viagens, não é mesmo? E não podia ser diferente. Afinal, essa tecnologia pode facilitar a vida de empresas e consumidores deste segmento.

A aplicação mais comum da realidade virtual no mercado de viagens é a visualização de destinos. Ou seja, a possibilidade de oferecer um passeio virtual pelas dependências do estabelecimento ou pela região onde ele fica.

Porém, o potencial da realidade virtual no mercado de viagens não se restringe a isso…

Quer conhecer outras formas de uso dessa tecnologia e se inspirar para utilizá-la a favor do seu negócio? Siga a leitura deste artigo. É sobre isso que falamos a seguir!

Leia também!

Como utilizar chatbots na hotelaria para vender mais
Como inovar na hotelaria usando a tecnologia

Indústria de viagens pode ser a chave para expansão do potencial da realidade virtual

potencial da realidade virtual no mercado de viagens

Segundo um relatório da Global Web Index, a indústria de viagens pode ser a chave para expansão do potencial da realidade virtual (RV).

De acordo com a pesquisa, enquanto a Geração Z quer ver mais jogos de realidade virtual, os millennials e os membros das gerações anteriores veem diferentes possibilidades na tecnologia.

– 51% dos entrevistados da Geração X e 45% dos baby boomers almejam ver mais aplicações realidade virtual no mercado de viagens. Esses públicos estão mais animados com a ideia de “viajar” por meio da realidade virtual do que com a possibilidade de assistir a shows virtuais ou esportes, por exemplo.
32% dos usuários da Geração X se envolveram com experiências de viagem em realidade virtual. Porém, este número representa menos da metade dos que revelaram jogaram videogames com este tipo de tecnologia. Na prática, significa que existem muitas oportunidades aí!
– Além disso, s
egundo uma pesquisa feita pela revista Forbes, 77% das pessoas que usam a realidade virtual querem mais engajamento social. De acordo com a publicação, acredita-se que o aspecto social seja a chave para a tecnologia deslanchar no mercado.

Leia também!

Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens

Realidade virtual e a experiência do consumidor de viagens

potencial da realidade virtual no mercado de viagens

De maneira geral, o objetivo do uso da realidade virtual no mercado de viagens é provocar o desejo e influenciar a decisão do viajante. Nada mais justo. Afinal, com tantas opções de destinos e hospedagens à sua disposição, o consumidor de viagens precisa mesmo de um empurrãozinho para tomar suas decisões.

Além disso, a realidade virtual pode ser a chave para melhorar a experiência do consumidor de viagens. Utilizar esta tecnologia para otimizar a experiência de quem viaja, aliás, é o objetivo de algumas empresas. Caso, por exemplo, da Rizort, plataforma web e realidade virtual que se denomina um marketplace de experiências guiadas de viagens.

O Rizort VR App funciona no Oculus Go e no Samsung Gear. Com ele, os potenciais hóspedes podem explorar hotéis e resorts de todo o mundo virtualmente. O aplicativo também possui a opção multiuser, que permite que diversas pessoas vivam a mesma experiência de realidade virtual simultaneamente e, ainda, compartilhem e comparem impressões e notas.

O vídeo abaixo mostra um pouco do funcionamento da ferramenta. Assista!

Bacana, não?

Além disso, a realidade virtual também vem sendo utilizada em campanhas de marketing de viagens.

A ação “Try Before You Fly”, da Thomas Cook, por exemplo, permite que os clientes voem de helicóptero sobre o horizonte de Manhattan, mergulhem no Mar Vermelho e visitem as pirâmides egípcias sem sair das lojas da marca.

Outro case de realidade virtual no mercado de viagens vem de Bonito (MS).

Conhecido por suas belezas naturais, o município realiza um trabalho especial de atração de turistas. Por meio de um video 360°, que deve ser assistido com um óculos de realidade virtual, os viajantes podem conhecer a riqueza natural da região mesmo sem visitá-la pessoalmente.

Por onde começar?

Gostou de ver a realidade virtual sendo utilizada por empresas do mercado de viagens e hotelaria, gostaria de seguir caminhos parecidos, mas não sabe por onde começar?

Se seu objetivo é iniciar o trabalho de forma simples e barata, a ferramenta Facebook 360° pode ser sua aliada

Como o próprio nome diz, por meio destes vídeos o usuário pode visualizar um ambiente em sua totalidade. Dessa forma, seus clientes conseguirão visualizar os quartos do seu estabelecimento, o hall de entrada, o restaurante e o que mais você quiser divulgar.

Clique aqui e entenda como usar essa funcionalidade.

Para quem pode investir mais, contratar um profissional habilitado e com os equipamentos adequados para fazer vídeos e fotos de qualidade é uma boa ideia.

Neste caso, lembre-se de explorar os pontos fortes do seu estabelecimento, incluindo a vista de cada um dos aposentos, por exemplo. Espaços de relaxamento, vistas para montanha, um café da manhã diversificado e amenidades são alguns dos atrativos que podem chamar atenção.

Leia também!

As amenidades que seus hóspedes realmente querem
Especialista dá dicas de fotografia para hotelaria

Mãos à obra!

realidade virtual na hotelaria

Talvez tudo isso pareça distante da sua realidade. Se for o caso, saiba que não há problema algum nisso! Porém, o que não dá para fazer é ignorar que essa é uma tendência que está afetando o seu mercado. Por isso mesmo, é fundamental entendê-la e acompanhar sua evolução.

Ajudá-lo nessa jornada é uma missão do Blog da Hotelaria. Neste sentido, encerramos este post recomendando outros artigos que fornecem insights preciosos para você que quer adequar seu estabelecimento às demandas do viajante atual. Confira!

As ferramentas digitais e a experiência dos hóspedes na hotelaria
Como inovar na hotelaria usando a tecnologia
Alexa Hospitality e a expansão do uso de assistentes virtuais na hotelaria
Realidade aumentada na hotelaria
Tendências tecnológicas para a hotelaria

Daqui para frente, fique atento às tendências e explore o potencial da realidade virtual no mercado de viagens adotando pequenas ações para tornar seu hotel ou pousada mais visível para seus potenciais clientes. O futuro do seu negócio agradece!

Se tiver uma experiência sobre realidade virtual para compartilhar, comente. A sua experiência pode inspirar outros profissionais!

Imagens: by rawpixel.com

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O potencial da realidade virtual no mercado de viagens"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo