fbpx

Nossas Sugestões

O que é realidade virtual e como utilizá-la no varejo

O que é realidade virtual e como utilizá-la no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/06/18

Já pensou poder transformar a forma de contar uma história para seu o cliente e proporcionar uma experiência única, que influenciará diretamente na decisão de compra dele? Com a realidade virtual isso está se tornando possível!

A realidade virtual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e certamente será uma ferramenta cada vez mais importante para o varejo. Descubra como você pode utilizá-la em sua loja lendo este artigo!

Participe da maior pesquisa sobre tendências no pequeno e médio varejo brasileiro!

O que é realidade virtual

realidade virtual no varejo

Você já teve a oportunidade de usar um óculos de realidade virtual? Se sim, conhece as sensações que essa tecnologia de interface pode proporcionar, não é mesmo?

A verdade é que ela engana os sentidos, por meio de estímulos visuais e auditivos gerados dentro de um ambiente virtual. Como? Simplesmente utilizando óculos ou headsets que bloqueiam os ruídos externos.

Por exemplo! 

Em um vídeo clássico de realidade virtual, o ambiente imaginário é uma montanha russa. Por meio de estímulos visuais e auditivos, você se sente realmente no brinquedo, em movimento, em um parque de diversões. Porém, na verdade, você está sentado em uma cadeira, provavelmente bem longe de uma montanha russa de verdade. 

Mas este é apenas um exemplo de utilização dessa tecnologia. Uma tela de realidade virtual pode ser preenchida com realmente tudo. E esse é o grande desafio!

Leia também!

[Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Realidade virtual e realidade aumentada. Entenda a diferença!

realidade virtual - realidade aumentada

Muitas pessoas confundem realidade virtual (RV) com realidade aumentada (RA). Mas elas são tecnologias diferentes!

Enquanto a primeira cria uma nova realidade, a segunda apenas inclui uma camada na perspectiva que a pessoa tem do mundo real.

A realidade aumentada ganhou visibilidade com aplicativos que permitem incluir “máscaras” em fotos e vídeos nas redes sociais. As máscaras podem ser simpáticas orelhas e focinho, um óculos de sol com uma paisagem ao fundo, entre tantas opções. Porém, mesmo aplicando a camada, a imagem original continua lá.

Entendeu a diferença? Então agora podemos avançar nosso debate e falar sobre a utilização da realidade aumentada no varejo – além, é claro, de revelarmos os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

Leia também!

A tecnologia e o varejo

A transformação do varejo com o Omni Realidade Virtual

ponto de venda mágico

Nós já falamos sobre omnichannel e a importância de estar presente em todos os canais pelos quais o consumidor pode realizar a compra aqui no blog.

Para entender melhor esse conceito, clique aqui.   

Com a realidade virtual, essa interação do cliente será ainda maior, possibilitando a conversão em vendas diretamente de uma realidade virtual.

Por exemplo!

Com a realidade virtual, uma loja, mesmo que pequena, poderá oferecer um amplo mix de produtos e uma loja virtual com ambientes maiores. Mais do que isso, poderá até mesmo não se limitar às “paredes” da loja física.

Leia também!

7 dicas para ter sucesso com omnichannel

Imagine os consumidores podendo visualizar um móvel em uma sala ou cozinha, ou ainda escolher um produto de Natal, com a sensação de estar em Nova Iorque, com a cidade toda iluminada e repleta de neve? Parece um sonho? Acredite, já está se tornando uma realidade!

Empresas estão fazendo os primeiros testes com realidade virtual e prometem revolucionar o varejo com essa tecnologia. No Brasil, a pioneira foi a Via Varejo, com uma loja Pontofrio na capital paulista, inaugurada em janeiro deste ano.

Nela, com óculos de realidade virtual, os consumidores podem visualizar os móveis em diferentes ambientes, alterar suas cores e acabamentos (de acordo com a disponibilidade do catálogo) e até mesmo abrir portas e gavetas para verificar a funcionalidade do produto.

E as inovações não param por aí!

amazon go

  • Câmeras identificam a satisfação dos clientes ao entrar e sair da loja.
  • O sistema analisa os espaços/produtos que chamam mais a atenção das pessoas no ambiente.
  • O espaço físico é reduzido. Assim como o estoque, que ficou 30% menor.
  • A loja possui uma vitrine digital com produtos em tamanho real, que são definidos para atender às preferências dos clientes naquele ponto, e os preços são alterados de acordo com a concorrência.
  • A Via Varejo pretende passar todas as 967 lojas Casas Bahias e Pontofrio para o novo formato até o final de 2019.

E essa tecnologia também vem ganhando cada vez mais espaço no varejo mundial. Confira alguns exemplos:

  • eBay (um dos principais marketplaces do mundo). Em parceria com a rede de lojas australiana Myer, o eBay foi o primeiro a criar uma loja de departamentos de realidade virtual. Com os óculos de realidade virtual e o aplicativo da loja, o consumidor acessa de qualquer lugar os mais de 1,5 mil produtos oferecidos pela empresa, podendo, inclusive, filtrá-los de acordo com os seus interesses. E o que é melhor: tudo isso com apenas o movimento dos olhos!
  • iGUI (segmento de piscinas). Com a ajuda de óculos de realidade virtual, é possível visualizar o modelo de piscina ideal para o espaço do cliente! Recentemente, 10 franqueadas da marca foram selecionados para testar o serviço no Brasil.

Leia também!

3 tecnologias que podem afetar o varejo nos próximos anos

Recapitulando!

realidade varejo

Principais vantagens da realidade virtual no varejo:

  • Espaço físico menor e possibilidade de um estoque virtual muito maior.
  • Rica experiência de compra. O cliente poderá, por exemplo, visualizar uma roupa em seu próprio corpo ou ainda um móvel compondo um ambiente.
  • Personalização dos produtos pelos consumidores, que poderão visualizar outras opções de cores e acabamentos.
  • Planejamento da loja, com o posicionamento correto dos produtos e até mesmo para entender cada item comercializado, sua composição e utilidade.

Se a realidade virtual já é capaz de proporcionar experiências inesquecíveis, imagine daqui há alguns anos!

E então, qual é a sua expectativa para o avanço dessa tecnologia no varejo? Deixe seu comentário!

Leia também!

Novos formatos de lojas no varejo

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "O que é realidade virtual e como utilizá-la no varejo"

Comentar