Já pensou poder transformar a forma de contar uma história para seu o cliente e proporcionar uma experiência única, que influenciará diretamente na decisão de compra dele? Com a realidade virtual isso está se tornando possível!
A realidade virtual vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e certamente será uma ferramenta cada vez mais importante para o varejo. Descubra como você pode utilizá-la em sua loja lendo este artigo!
Participe da maior pesquisa sobre tendências no pequeno e médio varejo brasileiro!
Você já teve a oportunidade de usar um óculos de realidade virtual? Se sim, conhece as sensações que essa tecnologia de interface pode proporcionar, não é mesmo?
A verdade é que ela engana os sentidos, por meio de estímulos visuais e auditivos gerados dentro de um ambiente virtual. Como? Simplesmente utilizando óculos ou headsets que bloqueiam os ruídos externos.
Em um vídeo clássico de realidade virtual, o ambiente imaginário é uma montanha russa. Por meio de estímulos visuais e auditivos, você se sente realmente no brinquedo, em movimento, em um parque de diversões. Porém, na verdade, você está sentado em uma cadeira, provavelmente bem longe de uma montanha russa de verdade.
Mas este é apenas um exemplo de utilização dessa tecnologia. Uma tela de realidade virtual pode ser preenchida com realmente tudo. E esse é o grande desafio!
Leia também!
[Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo
Muitas pessoas confundem realidade virtual (RV) com realidade aumentada (RA). Mas elas são tecnologias diferentes!
Enquanto a primeira cria uma nova realidade, a segunda apenas inclui uma camada na perspectiva que a pessoa tem do mundo real.
A realidade aumentada ganhou visibilidade com aplicativos que permitem incluir “máscaras” em fotos e vídeos nas redes sociais. As máscaras podem ser simpáticas orelhas e focinho, um óculos de sol com uma paisagem ao fundo, entre tantas opções. Porém, mesmo aplicando a camada, a imagem original continua lá.
Entendeu a diferença? Então agora podemos avançar nosso debate e falar sobre a utilização da realidade aumentada no varejo – além, é claro, de revelarmos os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!
Leia também!
Nós já falamos sobre omnichannel e a importância de estar presente em todos os canais pelos quais o consumidor pode realizar a compra aqui no blog.
Para entender melhor esse conceito, clique aqui.
Com a realidade virtual, essa interação do cliente será ainda maior, possibilitando a conversão em vendas diretamente de uma realidade virtual.
Com a realidade virtual, uma loja, mesmo que pequena, poderá oferecer um amplo mix de produtos e uma loja virtual com ambientes maiores. Mais do que isso, poderá até mesmo não se limitar às “paredes” da loja física.
Leia também!
Imagine os consumidores podendo visualizar um móvel em uma sala ou cozinha, ou ainda escolher um produto de Natal, com a sensação de estar em Nova Iorque, com a cidade toda iluminada e repleta de neve? Parece um sonho? Acredite, já está se tornando uma realidade!
Empresas estão fazendo os primeiros testes com realidade virtual e prometem revolucionar o varejo com essa tecnologia. No Brasil, a pioneira foi a Via Varejo, com uma loja Pontofrio na capital paulista, inaugurada em janeiro deste ano.
Nela, com óculos de realidade virtual, os consumidores podem visualizar os móveis em diferentes ambientes, alterar suas cores e acabamentos (de acordo com a disponibilidade do catálogo) e até mesmo abrir portas e gavetas para verificar a funcionalidade do produto.
E essa tecnologia também vem ganhando cada vez mais espaço no varejo mundial. Confira alguns exemplos:
Leia também!
Principais vantagens da realidade virtual no varejo:
Se a realidade virtual já é capaz de proporcionar experiências inesquecíveis, imagine daqui há alguns anos!
E então, qual é a sua expectativa para o avanço dessa tecnologia no varejo? Deixe seu comentário!