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Como as redes sociais podem ajudar a atrair clientes no e-commerce

Como as redes sociais podem ajudar a atrair clientes no e-commerce

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/01/19

Quer melhorar os resultados do seu e-commerce em 2019? Saiba que as redes sociais podem ser suas aliadas! Leia este artigo e entenda como isso é possível.

O e-commerce é um canal de vendas cada vez mais importante Brasil e mundo afora. Diversas pesquisas comprovam isso…

Nos Estados Unidos, por exemplo, uma projeção estimada pelo eMarketer mostrou que a receita gerada através do comércio eletrônico será de aproximadamente US$ 4 trilhões em 2020.

No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Ebit em conjunto com a Elo, o faturamento deste segmento foi de R$ 47,4 bilhões em 2017. Isso representa um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior.

E a tendência é que os números sejam cada vez mais expressivos!

Quer garantir uma boa fatia deste mercado em 2019? Se você ainda não vende pela internet, comece por aqui:

Guia do e-commerce para o pequeno varejista
Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar uma loja virtual
Descrição de produtos no e-commerce: como apresentar melhor as ofertas
Como atrair e conquistar os primeiros clientes no e-commerce

E aproveite também para conhecer o programa Parceiro Online, que permite que você crie rapidamente sua loja online e venda utilizando o estoque da Gazin!

Mas se sua loja online já está ativa e a sua preocupação no momento é fortalecê-la, trabalhando para atrair cada vez mais consumidores, a gente também pode ajudar.

Como atrair mais clientes para a sua loja virtual

como atrair clientes no e-commerce

Primeiramente, é fundamental que o seu site seja uma porta de entrada impecável para os consumidores.

Assim, além de fácil navegabilidade, é necessário organizar as informações de maneira clara. Ah, e se o site for responsivo – ou seja, adaptável para diversos formatos de tela –, ajudará a ranquear melhor no mecanismo de pesquisa do Google.

Leia também!

Erros de design que prejudicam a experiência do cliente no e-commerce
– Como o design da sua loja virtual pode influenciar as vendas
8 segredos dos sites campeões de vendas

Estar nas primeiras posições do Google, aliás, é muito vantajoso…

Para se ter uma ideia, os cinco primeiros resultados recebem, somados, 68% dos cliques, segundo o Zero Limit Web.

Portanto, sua loja precisa adotar estratégias diferentes para atrair o maior número de visitantes. Existem diversas maneiras de conseguir isso, sendo as redes sociais uma delas.

Por que usar as redes sociais para divulgar sua loja online?

redes sociais – e-commerce

De acordo com a consultoria Nielsen, cerca de 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de produtos feitas por outros indivíduos do que pelas próprias marcas. Além disso, segundo um dado da Sprout Social, 75% dos consumidores acabam comprando alguma oferta apenas porque a viram anteriormente nas redes sociais.

Por isso, estar nas redes sociais é fundamental para destacar seu e-commerce. Afinal, é justamente lá que se encontram os comentários, as críticas e a análise feita pelos consumidores sobre diversos itens.

Neste sentido, segundo o relatório Social Media Trends 2017, para as empresas consultadas, os principais benefícios de utilizar as redes sociais são:

 Ganhar visibilidade, uma vez que, por meio delas, você passa a expor mais o seu negócio na internet (83,2%).
Interagir com o público (63,2%).
Aumentar o tráfego no site/blog (50,2%).
Aumentar as vendas e o número de clientes (48,5%).

Ou seja, as vantagens são inúmeras, diversas e extremamente valiosas para o seu negócio. Só não dá para não cuidar com carinho das redes sociais…

Quais redes sociais utilizar para divulgar seu e-commerce?

blog do varejo

Instagram, YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn. Todos estes canais podem ser úteis para atrair clientes para o seu e-commerce. Contudo, como em qualquer negócio, é imprescindível que haja uma estratégia para amarrar tudo isso.

Joe Pulizzi, principal nome de marketing de conteúdo no mundo, defende a ideia de que é preciso elaborar um calendário editorial e ter regularidade nas publicações para que o conteúdo tenha efeito. Sem isso, a estratégia não vai funcionar. Porém, atualmente, de acordo com a agência Rock Content, apenas 37% das empresas no Brasil têm um cronograma de publicações…

Abaixo, apresentamos algumas opções de plataformas que podem auxiliá-lo neste trabalho. A parte estratégica e dicas práticas de como usar cada um desses canais você encontra nos artigos complementares linkados ao longo deste texto. Não deixe de ler!

Leia também!

Guia de marketing de conteúdo para lojistas

Blog

redes sociais – e-commerce – blog

O blog é um canal propício para atrair leitores, tirar dúvidas pertinentes de consumidores e até mesmo servir como entretenimento para os usuários.  Se utilizado estrategicamente, escrevendo pensando em SEO, ele poderá ajudar a ranquear ainda melhor seu comércio eletrônico, consequentemente gerando mais tráfego para o site.

Leia também!

O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar sua loja na web

Facebook

redes sociais – e-commerce – Facebook

De acordo com uma matéria da Folha de S. Paulo, globalmente, o Facebook tem 2,2 bilhões de usuários mensais atualmente, sendo ainda a rede social predominante.

Embora o alcance para páginas de empresas tenha diminuído drasticamente nos últimos anos, estar no Facebook é praticamente uma obrigação quando se trata de negócios.

Leia também

É possível vender pelo Facebook?
Como usar o Facebook para vender mais
Grupos para empresas no Facebook
Como sua loja pode usar o Facebook Live Video para vender mais

Instagram

redes sociais – e-commerce – Instagram

Recentemente, o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de de usuários ativos por mês. A rede social é voltada para o compartilhamento de fotos e vídeos e também permite criação de perfil para as empresas. Além disso, lá se concentram os principais influenciadores digitais, que podem ajudar a acelerar os resultados de seu e-commerce.

O que isso significa, na prática?

Os influenciadores digitais são capazes de exercer impacto na audiência que possuem. Afinal, eles conseguem formar um público fiel, engajar pessoas, além de influenciar opiniões e comportamentos. Numa relação de parceria com um e-commerce, por exemplo, podem interferir na decisão de compra de seus seguidores.

Leia também

Instagram como canal de vendas para o varejo
6 dicas sobre como usar o Instagram para aumentar suas vendas online
Marketing de influência no varejo

YouTube

redes sociais – e-commerce – YouTube

Um estudo da DealMaker mostrou que entre 2016 e 2017, a produção de vídeos corporativos cresceu 99% no YouTube. O mais impactante disso é que 90% dos usuários acreditam que vídeos de produtos auxiliam na decisão de compra. Foi o que mostra uma reportagem da revista Forbes.

Inserir seu e-commerce nessa plataforma ajudará ainda a aumentar o tráfego para o seu site, visto que 83% dos consumidores consideram compartilhar um vídeo criado por uma marca, segundo o State of Video Marketing.  

Leia também

Como produzir vídeos para sua loja atrair e engajar mais consumidores
Como usar vídeos curtos nas redes sociais
A importância das avaliações em vídeo no processo de decisão de compra
3 maneiras de anunciar no YouTube

As lições que ficam

tendências do varejo - futuro do varejo

Em meio à enorme concorrência na internet, você precisa ir além se desejar destacar seu e-commerce. Oferecer bons produtos e serviços já não é suficiente. Você precisa se preocupar em se relacionar com seus clientes, ampliar o alcance da sua marca e despertar a confiança do seu público. E as redes sociais podem ser úteis em todos esses sentidos!

Portanto, utilize-as  para divulgar novidades, informações e disseminar seu serviço/produto. Lembre-se de que além de gerar tráfego para o seu site, consequentemente vai gerar novas conexões, criar relacionamentos e aumentar o engajamento.

Como foi visto, existem diversas opções para fazer isso. Para isso, antes de mais nada:

– Defina um objetivo;
– Criar uma estratégia de divulgação;
– Entenda quais redes sociais se encaixam melhor com a proposta do seu comércio eletrônico.

O resto é consequência!

Sucesso e boas vendas!

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Leia também:

Parceiro Gazin: gerando oportunidades de negócios online para pequenos e médios varejistas
Parceiro Gazin: venda na internet de maneira eficiente e descomplicada
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