Alguma vez, após pesquisar um produto para comprar, um anúncio dele apareceu em outros sites pelos quais você passou, inclusive em suas redes sociais? Isso se chama remarketing! E é uma estratégia que serve para impactar mais de uma vez a pessoa que ainda não finalizou uma compra pela web. Bacana, não?
Segundo dados do Google Adwords, 97% dos visitantes de um site não concluem a compra na primeira visita. Então, o remarketing aparece como uma ferramenta que fará com que o consumidor continue a pensar naquele produto, reconsiderando fechar a compra!
A seguir, aprenda mais sobre o remarketing e entenda como utilizá-lo nas campanhas da sua loja!
Entre a primeira busca e a finalização da compra, o consumidor passa por algumas etapas. É importante saber disso para que sua estratégia de remarketing funcione no momento certo para o cliente.
Segundo a Resultados Digitais, estes são os quatro momentos do funil de compra pela internet:
1 – Consciência. Quando a pessoa começa a procurar sobre o assunto, sem necessariamente ter a intenção de comprar.
2 – Consideração. Quando a pessoa já tem algum conhecimento e está cogitando fazer a compra. Neste momento, ela compara preços, busca por recomendações etc.
3 – Compra. O momento em que o usuário decide e fecha a compra.
4 – Fidelização. Momento pós-compra, em que o usuário satisfeito passa a recomendar a empresa ou comprar dela novamente.
DICA: saiba mais sobre a jornada do clientes lendo este artigo.
A velocidade dessas fases varia de acordo com o produto escolhido. Por exemplo: para comprar um sapato em promoção, esse ciclo pode se concluir em algumas horas. Contudo, para a compra de um celular, pode levar alguns dias. Já para reservar um fim de semana em uma pousada, o ciclo pode durar semanas.
O importante é entender como seu cliente se comporta para que sua empresa não atravesse a linha tênue entre ser útil e ser irritante.
Há três formas mais usuais de fazer remarketing: por meio de redes de display, rede de pesquisa e Facebook. Entenda como funciona cada uma:
Agora que você conhece melhor como funciona o remarketing, saiba como montar uma campanha de sucesso, com as dicas da Resultados Digitais, empresa especializada em marketing digital:
1) Crie anúncios específicos para cada público. Quanto mais próximo do objetivo do usuário, melhor. Por exemplo: se ele entrou na página de preços de determinado produto de seu site, você pode exibir para ele anúncios sobre o produto, com, talvez, um desconto atrativo.
2) Direcione o cliente para a página relacionada ao produto em destaque. Não adianta fazer um belo anúncio e levar o visitante para a home do site, onde ele pode ficar perdido e desistir novamente da compra. Lembre-se de ajudá-lo a encontrar o produto que ele estava pesquisando.
3) Cuidado com o excesso de exibições para um determinado usuário, já que isso pode cansá-lo. É recomendado não termos mais do que 10 visualizações por pessoa.
A gerente de marketing Bianca Jefferson, que tem muita experiência em campanhas de remarketing, explica de que forma essa estratégia pode deixar de ser útil e passar a ser irritante e dá dicas importantes sobre como evitar esses erros. Acompanhe!
Um estudo mostra que os consumidores acham irritante e intrusivo quando um anúncio de remarketing aparece mais de cinco vezes. Ver o mesmo anúncio 10 vezes, então, deixa o usuário muito irritado, independente de quão importante e criativa sua mensagem seja.
Como resolver?
A especialista recomenda a limitar a exibição do anúncio a, no máximo, três ou quatro vezes por dia.
Fazer apenas um tipo de anúncio ou mensagem pode parecer prático, mas na verdade dá a impressão de repetição – o que fará sua marca ficar com uma imagem muito ruim.
Como resolver?
Crie uma rotação de anúncios com diferentes mensagens e cores. Além disso, altere a grade de anúncios a cada três dias para manter a mensagem “fresca” e original.
Este é um dos erros mais clássicos do remarketing: continuar oferecendo o produto ao cliente mesmo depois de ele já ter finalizado a compra. “Ao fazer isso, você não está apenas desperdiçando dinheiro, mas também irritando seu cliente”, aponta Bianca.
Como resolver?
As configurações do Google AdWords permitem que você faça uma lista de clientes interessados – que visitaram certas página – e também que você exclua da lista aqueles usuários que finalizaram a compra de determinado produto.
A duração máxima de um anúncio na rede de display do Google é de 540 dias, ou seja, mais de um ano! Seria muito chato ver um anúncio de aquecedor em pleno verão, não é mesmo? Dá impressão que aquilo ficou esquecido por alguém!
Como resolver?
No Google Adwords, você pode definir quanto tempo deseja que o usuário fique na lista de remarketing, ou quanto tempo aquela lista vai receber seus anúncios. Não há um tempo pré-definido para essa duração, pois isso depende do tempo de ciclo de venda do seu produto. Ou seja, do tempo médio que o cliente leva para tomar a decisão de compra. Faça uma pesquisa para entender este ciclo e o tempo de conversão de seu cliente e alinhe o período da campanha de remarketing.
Boas dicas, não é mesmo? Agora é com você! Planeje suas campanhas de remarketing e aproveite todo o potencial dessa ferramenta para conquistar clientes e vender mais pela web.
Sucesso!
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