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Roteiro de feedback para gestores comerciais

Roteiro de feedback para gestores comerciais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 20/02/18

Quer ter conversas mais eficientes com sua equipe de vendas e fortalecer o relacionamento com seus colaboradores? O roteiro de feedback para gestores comerciais e as dicas listadas neste artigo podem ajudar nessa missão!

A importância do feedback

roteiro de feedback

O feedback é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental na gestão de equipes de vendas. Essa conversa franca do líder com o time é tão importante que a forma como ela é desenvolvida (ou o fato de ela não acontecer) pode se refletir no desempenho dos profissionais, no índice de turnover, na satisfação dos clientes e, claro, nos resultados financeiros da empresa.

roteiro de feedback

Raul Candeloro, diretor da revista VendaMais e especialista em vendas e alta performance, destaca:

“Muitos gestores com resultados fracos terceirizam a responsabilidade desses resultados ruins para a equipe (“minha equipe é muito fraca…”), mas não entendem o efeito que eles têm com um estilo de liderança e atitudes que, mesmo bem-intencionadas, não levam a equipe para a alta performance. Pelo contrário.”

O especialista afirma que um bom líder está sempre procurando evoluir sua própria performance e que uma equipe forte começa com um líder competente, forte e motivado”.

Roteiro de feedback para gestores comerciais

roteiro de feedback

Para ajudar os líderes nesse sentido, Candeloro desenvolveu roteiro de feedback para gestores comerciais. Confira a seguir!

Comece recebendo o profissional dando boas-vindas e puxando um papo descontraído, para quebrar o gelo. Esse pode ser um momento tenso para o vendedor, é seu papel mostrar que você está ali para ajudar, não julgar.

Depois, faça as seguintes perguntas:

  • Comemoração. Quais foram suas três vitórias/conquistas pessoais ou profissionais nos últimos 30 dias?
  • Dificuldades. Quais foram as três principais dificuldades, pessoais ou profissionais, pelas quais você passou nos últimos 30 dias?
  • Prioridades. Quais são as três coisas sobre as quais precisamos ter 100% de certeza de abordar nesta reunião?
  • Projetos. Quais são os projetos/clientes/oportunidades mais importantes em que você está trabalhando? Como está o andamento e quais são os resultados?
  • Decisões. Quais são as decisões mais importantes que você tomou no mês passado? Quais foram os resultados?
  • Revisão de números. Percentual de alcance da meta, mix de produtos/serviços trabalhados, média de desconto etc.

A etapa seguinte da reunião de feedback consiste em garantir que, juntos, vocês definam os próximos passos daquele profissional.

Para isso, divida a conversa nos seguintes tópicos:

  • Conclusões. Analisando esses números, quais são suas principais conclusões?
  • Melhoria. O que deve ser feito para manter ou melhorar esses números?
  • Ajuda. Quais são as decisões mais importantes que você precisa tomar este mês e como posso ajudá-lo a pensar na melhor resposta?
  • Pendências. Quais são as decisões que você NÃO tomou e/ou que está demorando para resolver? Alguma pendência?
  • Sugestões. O que não está funcionando na nossa empresa e pode ser melhorado?
  • Oportunidades. Qual é uma grande oportunidade que você acha que existe e na qual ainda não estamos trabalhando?
  • Iniciativa. O que podemos fazer para começar a desenvolver essa oportunidade?

Encerramento/recapitulação:

  1. Quais são seus principais objetivos para o próximo mês?
  2. Quais são as coisas mais importantes a fazer para atingir esses objetivos?
  3. Plano de ação.

De acordo com Candeloro, o objetivo desse roteiro de feedback é ajudar a desenvolver uma conversa mais profunda e também criar uma conexão emocional maior entre o líder e a equipe.

Esse roteiro é uma base interessante para você desenvolver um feedback eficiente com sua equipe. Se preciso, adapte as perguntas para a sua realidade: exclua o que não tem a ver com sua empresa e inclua outras perguntas específicas relacionadas ao seu negócio.

Leia também:

Como dar feedback a seus vendedores

O que NÃO fazer no feedback

roteiro de feedback

Além de saber o que perguntar e como agir, é importante também conhecer os erros que você deve evitar nesse processo.

Durante o feedback com os profissionais, evite:

  • Fazer julgamentos pessoais.
  • Dar um feedback muito vago.
  • Generalizar atitudes da equipe.
  • Não confirmar informações antes de cobrar.
  • Fazer piadas de mau gosto.
  • Fazer reunião de feedback apenas para falar de coisas ruins.
  • Não dar feedback regularmente.

Para aprender mais sobre cada um desses erros, CLIQUE AQUI.

Aprenda mais!

atendimento impecável

Depois de conhecer o roteiro de feedback para gestores comerciais desenvolvido por Raul Candeloro e ler nossos artigos que indicam o que fazero que evitar durante essa conversa, você estará mais preparado para conhecer bem os profissionais da sua loja e, assim, ajudá-los a evoluir e a alcançar a alta performance em vendas.

A seguir, listamos outros conteúdos do Blog do Varejo que também irão ajudá-lo nesse sentido:

Coloque essas dicas em prática e fortaleça o relacionamento com sua equipe de vendas. Como resultado, você terá profissionais mais motivados e produtivos!

Sucesso e boas vendas!

Informações: VendaMais

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comentários em "Roteiro de feedback para gestores comerciais"

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  1. Louvável esta leitura, ótima abordagem e texto com um conteúdo muito bom. Com certeza estas dicas caberão muito bem em minha empresa, pois sempre optamos por uma gestão de liderança com foco no satisfação dos nossos colaboradores.

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