Quer ter conversas mais eficientes com sua equipe de vendas e fortalecer o relacionamento com seus colaboradores? O roteiro de feedback para gestores comerciais e as dicas listadas neste artigo podem ajudar nessa missão!
O feedback é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental na gestão de equipes de vendas. Essa conversa franca do líder com o time é tão importante que a forma como ela é desenvolvida (ou o fato de ela não acontecer) pode se refletir no desempenho dos profissionais, no índice de turnover, na satisfação dos clientes e, claro, nos resultados financeiros da empresa.
Raul Candeloro, diretor da revista VendaMais e especialista em vendas e alta performance, destaca:
“Muitos gestores com resultados fracos terceirizam a responsabilidade desses resultados ruins para a equipe (“minha equipe é muito fraca…”), mas não entendem o efeito que eles têm com um estilo de liderança e atitudes que, mesmo bem-intencionadas, não levam a equipe para a alta performance. Pelo contrário.”
O especialista afirma que um bom líder está sempre procurando evoluir sua própria performance e que “uma equipe forte começa com um líder competente, forte e motivado”.
Para ajudar os líderes nesse sentido, Candeloro desenvolveu roteiro de feedback para gestores comerciais. Confira a seguir!
⇒ Comece recebendo o profissional dando boas-vindas e puxando um papo descontraído, para quebrar o gelo. Esse pode ser um momento tenso para o vendedor, é seu papel mostrar que você está ali para ajudar, não julgar.
De acordo com Candeloro, o objetivo desse roteiro de feedback é ajudar a desenvolver uma conversa mais profunda e também criar uma conexão emocional maior entre o líder e a equipe.
Esse roteiro é uma base interessante para você desenvolver um feedback eficiente com sua equipe. Se preciso, adapte as perguntas para a sua realidade: exclua o que não tem a ver com sua empresa e inclua outras perguntas específicas relacionadas ao seu negócio.
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Além de saber o que perguntar e como agir, é importante também conhecer os erros que você deve evitar nesse processo.
Durante o feedback com os profissionais, evite:
Depois de conhecer o roteiro de feedback para gestores comerciais desenvolvido por Raul Candeloro e ler nossos artigos que indicam o que fazer e o que evitar durante essa conversa, você estará mais preparado para conhecer bem os profissionais da sua loja e, assim, ajudá-los a evoluir e a alcançar a alta performance em vendas.
A seguir, listamos outros conteúdos do Blog do Varejo que também irão ajudá-lo nesse sentido:
Coloque essas dicas em prática e fortaleça o relacionamento com sua equipe de vendas. Como resultado, você terá profissionais mais motivados e produtivos!
Sucesso e boas vendas!
Louvável esta leitura, ótima abordagem e texto com um conteúdo muito bom. Com certeza estas dicas caberão muito bem em minha empresa, pois sempre optamos por uma gestão de liderança com foco no satisfação dos nossos colaboradores.