Saber qual é o propósito da sua loja é fundamental para diferenciar seu negócio do dos concorrentes e, consequentemente, vender mais. Este é o assunto deste artigo!
Você já parou para pensar sobre o que faz algumas pessoas e marcas se destacarem tanto?
Isso era algo que o consultor de negócios Simon Sinek queria muito entender. Por isso mesmo, há alguns anos ele decidiu estudar o assunto.
Avaliando a forma como os grandes líderes do mercado pensam, Sinek fez a seguinte descoberta: saber qual é o seu propósito faz toda a diferença para alcançar o sucesso e se diferenciar dos concorrentes.
Esse raciocínio levou Sinek a desenvolver a teoria do Círculo Dourado…
A primeira grande descoberta do pesquisador diz respeito ao padrão de pensamento dos grandes líderes e organizações mais inspiradores do mundo. Segundo Sinek, pessoas e empresas que se destacam pensam de maneira diferente da maioria.
Na prática, é assim que funciona:
⇒ Todas as empresas do mundo sabem O QUE fazem.
⇒ Muitas entendem COMO fazem o que fazem.
⇒ Porém, pouquíssimas sabem POR QUE fazem o que fazem.
Digamos, por exemplo, que você tenha respondido que tem uma loja “porque precisa ganhar dinheiro”. De acordo com Sinek, está na hora de rever o seu pensamento. Afinal, o seu POR QUE não pode ser esse, já que lucro é uma consequência, não uma motivação.
O especialista completa revelando que para descobrir seu verdadeiro “POR QUE” você precisa analisar as respostas que dará às seguintes perguntas:
– Por que a sua empresa existe?
– Qual é o propósito de sua organização?
– O que faz você levantar da cama todos os dias?
A partir dessa constatação, o próximo ponto é colocar este “POR QUE” no centro de tudo.
Sinek explica que a maioria das empresas define primeiramente o seu “o quê”. Depois, talvez, o “como”. No entanto, muito dificilmente chegam ao “por quê”.
Apesar deste ser o padrão atual, Sinek revela que não é assim que os grandes líderes de mercado fazem. Segundo ele, para as pessoas e empresas que se destacam o “POR QUE” que os move está no centro de tudo. Ou seja, elas começam definindo o motivo de seus negócios existirem, e isso faz toda a diferença na forma como se relacionam e se comunicam com os clientes.
Por isso mesmo ele chama essa teoria de Círculo Dourado.
Se agisse como a maioria, a mensagem da empresa seria mais ou menos assim:
– (O quê) Nós fazemos grandes computadores.
– (Como) Eles têm um design incrível e são de fácil utilização.
– (Por quê) …
– Quer comprar um?
Agora, a forma como eles realmente fazem, partindo do “Por quê”:
– (Por quê) Em tudo que fazemos desafiamos o padrão e defendemos uma nova forma de pensar.
– (Como) Fazemos isso desenvolvendo um design incrível e de fácil utilização.
– (O quê) O resultado são grandes computadores e dispositivos móveis.
– Quer comprar um?
Qual mensagem você acha que tem mais chance de vender?
Talvez você esteja pensando que isso só funciona com grandes organizações. Mas não é verdade. Não importa o tamanho de sua empresa, entender o propósito da existência de seu negócio é o que irá fazer dele um sucesso de verdade.
Estas são algumas maneiras de utilizar a teoria do Círculo Dourado em sua loja:
Todos precisam entender o principal propósito da empresa. Afinal, isso vai influenciar a forma como seus colaboradores enxergam o papel deles dentro da loja e condicionar o modo de agir perante os clientes.
O propósito de sua loja é ajudar os clientes a entenderem melhor os produtos que você vende? Desde o SAC até o caixa, cada profissional deve ter isso em mente, para guiar sua forma de atender e se comunicar com o público.
Saiba quais são as motivações de compra de seus clientes para entender de que forma o propósito de sua loja pode ajudá-los.
Sua loja pode, por exemplo, ter o propósito de ser referência em produtos tecnológicos, ao mesmo tempo em que seus clientes querem estar atualizados com o modelo mais novo de celular, com o computador com o software mais recente.
Viu só? O seu propósito casou perfeitamente com a necessidade do cliente.
Seja por telefone, e-mail, redes sociais ou pessoalmente no atendimento na loja, o seu “por que” precisa estar presente nas mensagens que o cliente irá receber. Siga o exemplo da Apple e foque no seu objetivo, no seu propósito, antes de oferecer algo para o consumidor comprar.
A comunicação é importante, mas não e só de palavras que um relacionamento é feito. Por isso, para fortalecer a relação com o seu público é preciso mostrar que você tem um propósito que o motiva.
Seu propósito é levar conhecimento aos seus clientes? Promova aulas, palestras e workshops de interesse deles.
Você montou sua empresa com o objetivo de ajudar a comunidade em que atua? Participe ativamente das ações sociais locais.
Entenda que nem sempre as pessoas compram O QUE você vende, elas se preocupam também em entender POR QUE você vende. Ter isso em mente não apenas irá contribuir para melhorar seus resultados, como também fortalecerá o relacionamento com seu público, o que tornará a fidelização de clientes algo mais natural.
E aí, pronto para apostar, de verdade, no seu propósito?
Os artigos abaixo fornecem mais informações sobre a importância de saber qual é o propósito da empresa e trazem dicas sobre como isso pode ser utilizado na estratégia de sua loja para fortalecer o relacionamento com os clientes e, assim, aumentar as vendas. Não deixe de ler!
Além disso, assista à palestra em que Simon Sinek fala mais sobre o Círculo Dourado. Ela o ajudará a entender melhor o conceito e a abraçar a causa!
Sucesso!
O propósito da minha empresa e desenvolver uma atividade sócio-econômica, com bom atendimento a todos os clientes, antes, durante e o pós venda, procurando minimizar custos e maximizar lucros, bem como participar do máximo de eventos sociais para o desenvolvimento da comunidade.