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Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes

Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/09/18

Saber qual é o propósito da sua loja é fundamental para diferenciar seu negócio do dos concorrentes e, consequentemente, vender mais. Este é o assunto deste artigo!

Você já parou para pensar sobre o que faz algumas pessoas e marcas se destacarem tanto?

Isso era algo que o consultor de negócios Simon Sinek queria muito entender. Por isso mesmo, há alguns anos ele decidiu estudar o assunto.

Avaliando a forma como os grandes líderes do mercado pensam, Sinek fez a seguinte descoberta: saber qual é o seu propósito faz toda a diferença para alcançar o sucesso e se diferenciar dos concorrentes.

Esse raciocínio levou Sinek a desenvolver a teoria do Círculo Dourado…

Uma nova forma de pensar

propósito

A primeira grande descoberta do pesquisador diz respeito ao padrão de pensamento dos grandes líderes e organizações mais inspiradores do mundo. Segundo Sinek, pessoas e empresas que se destacam pensam de maneira diferente da maioria.

Na prática, é assim que funciona:

Todas as empresas do mundo sabem O QUE fazem.
⇒ Muitas entendem COMO fazem o que fazem.
⇒ Porém, pouquíssimas sabem POR QUE fazem o que fazem.

Você sabe qual é o seu propósito? 

propósito

Digamos, por exemplo, que você tenha respondido que tem uma loja “porque precisa ganhar dinheiro”. De acordo com Sinek, está na hora de rever o seu pensamento. Afinal, o seu POR QUE não pode ser esse, já que lucro é uma consequência, não uma motivação.

O especialista completa revelando que para descobrir seu verdadeiro “POR QUE” você precisa analisar as respostas que dará às seguintes perguntas:

– Por que a sua empresa existe?
– Qual é o propósito de sua organização?
– O que faz você levantar da cama todos os dias?

A partir dessa constatação, o próximo ponto é colocar este “POR QUE” no centro de tudo.

Começando pelo “por quê”

Sinek explica que a maioria das empresas define primeiramente o seu “o quê”. Depois, talvez, o “como”. No entanto, muito dificilmente chegam ao “por quê”.

Apesar deste ser o padrão atual, Sinek revela que não é assim que os grandes líderes de mercado fazem. Segundo ele, para as pessoas e empresas que se destacam o “POR QUE” que os move está no centro de tudo. Ou seja, elas começam definindo o motivo de seus negócios existirem, e isso faz toda a diferença na forma como se relacionam e se comunicam com os clientes.

Por isso mesmo ele chama essa teoria de Círculo Dourado.

circulo dourado

Pense na Apple, por exemplo:

Se agisse como a maioria, a mensagem da empresa seria mais ou menos assim:

– (O quê) Nós fazemos grandes computadores.
– (Como) Eles têm um design incrível e são de fácil utilização.
– (Por quê) …
– Quer comprar um?

Agora, a forma como eles realmente fazem, partindo do “Por quê”:

– (Por quê) Em tudo que fazemos desafiamos o padrão e defendemos uma nova forma de pensar.
– (Como) Fazemos isso desenvolvendo um design incrível e de fácil utilização.
– (O quê) O resultado são grandes computadores e dispositivos móveis.
– Quer comprar um?

Qual mensagem você acha que tem mais chance de vender? 

Aplicando a teoria do Círculo dourado em sua loja

Talvez você esteja pensando que isso só funciona com grandes organizações. Mas não é verdade. Não importa o tamanho de sua empresa, entender o propósito da existência de seu negócio é o que irá fazer dele um sucesso de verdade. 

Estas são algumas maneiras de utilizar a teoria do Círculo Dourado em sua loja:

1) Entenda seu propósito e compartilhe com sua equipe

propósito

Todos precisam entender o principal propósito da empresa. Afinal, isso vai influenciar a forma como seus colaboradores enxergam o papel deles dentro da loja e condicionar o modo de agir perante os clientes.

O propósito de sua loja é ajudar os clientes a entenderem melhor os produtos que você vende? Desde o SAC até o caixa, cada profissional deve ter isso em mente, para guiar sua forma de atender e se comunicar com o público.

2) Alie o “por que” de sua loja com o “por que” do seu público

propósito

Saiba quais são as motivações de compra de seus clientes para entender de que forma o propósito de sua loja pode ajudá-los.

Sua loja pode, por exemplo, ter o propósito de ser referência em produtos tecnológicos, ao mesmo tempo em que seus clientes querem estar atualizados com o modelo mais novo de celular, com o computador com o software mais recente.

Viu só? O seu propósito casou perfeitamente com a necessidade do cliente.

3) Inclua o seu “por que” na comunicação com os clientes

propósito

Seja por telefone, e-mail, redes sociais ou pessoalmente no atendimento na loja, o seu “por que” precisa estar presente nas mensagens que o cliente irá receber. Siga o exemplo da Apple e foque no seu objetivo, no seu propósito, antes de oferecer algo para o consumidor comprar.

4) Promova ações que demonstrem seu propósito

propósito

A comunicação é importante, mas não e só de palavras que um relacionamento é feito. Por isso, para fortalecer a relação com o seu público é preciso mostrar que você tem um propósito que o motiva.

Seu propósito é levar conhecimento aos seus clientes? Promova aulas, palestras e workshops de interesse deles.

Você montou sua empresa com o objetivo de ajudar a comunidade em que atua? Participe ativamente das ações sociais locais.

Entenda que as pessoas nem sempre as pessoas compram O QUE você vende, elas se preocupam também em entender POR QUE você vende. Ter isso em mente não apenas irá contribuir para melhorar seus resultados, como também fortalecerá o relacionamento com seu público, o que tornará a fidelização de clientes algo mais natural.

E aí, pronto para apostar, de verdade, no seu propósito?

Aprenda mais!

Os artigos abaixo fornecem mais informações sobre a importância de saber qual é o propósito da empresa e trazem dicas sobre como isso pode ser utilizado na estratégia de sua loja para fortalecer o relacionamento com os clientes e, assim, aumentar as vendas. Não deixe de ler!

Além disso, assista à palestra em que Simon Sinek fala mais sobre o Círculo Dourado. Ela o ajudará a entender melhor o conceito e a abraçar a causa!

Sucesso!

Imagens: freepik; Bigstock

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