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Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes

Saiba qual é o propósito da sua loja e fortaleça o relacionamento com seus clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/08/15

Você já parou para pensar sobre o que faz algumas pessoas e marcas destacarem-se tanto? Como a Apple, por exemplo, consegue inovar mais e mais a cada ano que passa?

Sim? Pois saiba que não está sozinho!

Curioso para entender o que torna alguém/uma empresa melhor do que as outras, o consultor de negócios Simon Sinek decidiu estudar o assunto, e sua descoberta não mudou apenas a vida dele, mas também de várias pessoas à sua volta. É que avaliando a forma como os grandes líderes do mercado pensam, Sinek desenvolveu a teoria do Círculo Dourado!

UMA NOVA FORMA DE PENSAR

A primeira grande descoberta de Sinek diz respeito ao padrão do pensamento dos grandes líderes e organizações mais inspiradores do mundo. Segundo ele, as pessoas e as empresas que se destacam pensam de maneira completamente oposta  do que a esmagadora maioria. Ele explica:

  • Todas as empresas do mundo sabem O QUE fazem.
  • Muitas entendem COMO fazem o que fazem.
  • Porém, pouquíssimas pessoas ou organizações sabem POR QUE elas fazem o que fazem.

como fidelizar clientes (1)Você sabe qual é o seu “POR QUÊ”? 

Se você respondeu que tem uma loja “porque precisa ganhar dinheiro”, saiba que essa não é a questão. Como Sinek esclarece, o seu POR QUE não pode ser esse, pois o lucro é uma consequência, não uma motivação.

Você descobrirá seu verdadeiro “POR QUE” analisando as respostas que dará às seguintes perguntas: 

  • Por que a sua empresa existe?
  • Qual é o propósito de sua organização?
  • O que faz você levantar da cama todos os dias?

COMEÇANDO PELO “POR QUÊ”

Depois disso, Sinek explica que a maioria das empresas primeiro define o “o que”, depois, talvez, o “como” e, muito dificilmente chegam ao “por quê”.

Esse é outro enorme diferencial dos grandes líderes de mercado apontado por ele: eles focam, primeiro, no seu propósito. Ou seja, eles começam, antes de tudo, definindo o motivo de seus negócios existirem. E isso vai fazer toda a diferença na forma como se relacionam e se comunicam com os clientes.

Ele cita o exemplo da Apple: 

Se ela agisse como a maioria, e fosse de fora para dentro do círculo, a mensagem dela seria mais ou menos assim:

  • (O que) Nós fazemos grandes computadores.
  • (Como) Eles têm um design incrível e são de fácil utilização.
  • (Por que) …
  • Quer comprar um? 

Agora, a forma como eles realmente fazem, partindo do “Por quê”:

  • (Por quê): Em tudo que fazemos desafiamos o padrão e defendemos uma nova forma de pensar.
  • (Como): Fazemos isso desenvolvendo um design incrível e de fácil utilização.
  • (O que): O resultado são grandes computadores.
  • Quer comprar um? 

Qual mensagem você acha que tem mais chance de vender? 

APLICANDO O CÍRCULO DOURADO EM SUA LOJA 

circulo dourado

Talvez você esteja pensando que isso só funciona com a Apple ou com outras grandes organizações. Mas não é nada disso. Não importa o tamanho de sua empresa, entender o propósito da existência de seu negócio é o que irá fazer dele um sucesso de verdade. 

Estas são algumas maneiras de utilizar essa teoria do Círculo Dourado em sua loja:

1) Entenda seu propósito e compartilhe com sua equipe

como fidelizar clientes (3)Todos precisam entender o principal propósito da empresa. Isso vai influenciar a forma como seus colaboradores enxergam seu papel dentro da loja e vai condicionar seu modo de agir perante os clientes.

O propósito de sua loja é ajudar os clientes a entender mais sobre os produtos que você vende? Desde o SAC até o caixa, cada profissional deve ter isso em mente para guiar sua forma de atender e se comunicar com o público.

2) Alie o “por que” de sua loja com o “por que” do seu público

Saiba quais são as motivações de compra de seus clientes para entender de que forma o propósito de sua loja pode ajudá-los. Exemplo: sua loja pode ter o propósito de ser referência em produtos tecnológicos, ao mesmo tempo em que seus clientes querem estar atualizados com o modelo mais novo de celular, com o computador com o software mais recente. Viu só? O seu propósito casou perfeitamente com a necessidade do cliente.

3) Inclua o seu “por que” na comunicação com os clientes

como fidelizar clientes (2)Seja por telefone, e-mail, redes sociais ou pessoalmente no atendimento na loja, o seu “por que” precisa estar presente nas mensagens que o cliente irá receber. Siga o exemplo da Apple e foque no seu objetivo, no seu propósito, antes de oferecer algo para o consumidor comprar.

4) Promova ações que demonstrem seu propósito na prática

A comunicação é importante, mas não e só de palavras que um relacionamento é feito. Por isso, para fortalecer a relação com o seu público, é preciso mostrar na prática que você tem um propósito que o motiva. Se sua loja quer levar mais conhecimento aos seus clientes, promova aulas, palestras e workshops de interesse deles. Se você montou sua empresa com o objetivo de ajudar a comunidade onde atua, participe ativamente das ações sociais locais. Já publicamos alguns artigos que podem lhe ajudar nesse sentido. Leia-os clicando nos links abaixo:

Entenda que as pessoas nem sempre as pessoas compram O QUE você vende, elas preocupam-se também POR QUE você vende. Ter isso em mente irá não apenas aumentar seus resultados, como também fortalecerá o relacionamento com seu público e lhe ajudará a fidelizar os clientes. Lembre-se disso!

Clique aqui e assista à palestra em que Simon Sinek fala mais sobre o Círculo Dourado.

 Imagens: freepik

 

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