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Serviços extras para viajantes a lazer

Serviços extras para viajantes a lazer

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/07/18

Um estudo feito pela Phocuswright nos EUA revelou que hotéis e pousadas têm grandes oportunidades para aumentar o faturamento e fortalecer a marca do estabelecimento ao oferecer serviços extras para viajantes a lazer.

Entenda quais são os serviços mais procurados por esse público, saiba qual é o momento certo de oferecer esses extras e descubra como aplicar esta estratégia em seu negócio lendo este artigo!

Tipos de serviços extras para viajantes a lazer

Assim como o viajante corporativo, o viajante a lazer também busca serviços que ofereçam mais conveniência e personalização à sua viagem. O que difere esses dois públicos são os tipos de serviços extras em destaque, já que eles possuem necessidades diferentes.

Nesse sentido, as principais demandas do viajante a lazer estão relacionadas a serviços que os ajudem a explorar a região que estão visitando.

  • No estudo da Phocuswright, 81% dos participantes disseram que contrataram algum serviço extra para alguma atividade na região em sua última viagem.

serviços extras para viajantes a lazer

De acordo com o levantamento, estes são serviços extras mais procurados por viajantes a lazer durante a hospedagem:

  • Jantar no hotel.
  • Check-in ou check-out em horário especial.
  • Ingressos para museus e outras atrações locais.
  • Passeios turísticos.
  • Upgrade do quarto.
  • Reservas em restaurantes locais.
  • Transporte.
  • Ingressos para eventos ao vivo.
  • Atividades fitness/spa.
  • Eventos culturais.
  • Acesso a lounge especial.
  • Área para crianças.

É interessante notar que a demanda por serviços extras para viajantes a lazer pode variar de acordo com a faixa etária. Segundo a pesquisa:

  • Viajantes mais jovens (com idade entre 18 a 34 anos) são mais propensos a contratar serviços para atividades externas, como passeios turísticos na região.
  • Já os hóspedes acima de 55 anos geralmente contratam serviços relacionados a atividades internas – tais como check-in ou check-out em horário especial.

Aprenda mais!

O momento certo para oferecer serviços extras para viajantes a lazer

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Em muitos casos, os viajantes a lazer começam a se programar para as atividades da viagem logo no momento da reserva. Já outros preferem decidir só quando já estiverem na cidade.

Entenda qual é o melhor momento para oferecer serviços extras para viajantes a lazer, de acordo com as descobertas do estudo da Phocuswright:

Antes da reserva ou no momento da reserva. Ingressos para eventos como concertos, shows, esportes etc.
Depois da reserva (mas antes da viagem) ou durante a hospedagem(mas um dia antes da atividade). Atividade ou passeio turístico – como tour na região, aula de culinária local, atividades radicais etc.
No dia da atividade.

  • Atividade ou passeio turístico – como tour na região, aula de culinária local, atividades radicais etc.
  • Ingressos para eventos como concertos, shows, esportes etc.
  • Atrações públicas, como visitas ao zoológico, museu ou parque temático.

Aqui, novamente, o relatório identificou divergências entre as diferentes faixas etárias

  • Viajantes entre 18 e 54 anos são mais propensos a reservar atividades locais com antecedência – antes ou durante a reserva do hotel.
  • Já os viajantes com mais de 55 anos preferem contratar serviços extras apenas quando já estão no destino.

Oportunidade para hotéis e pousadas

serviços extras para viajantes a lazer

Tanto para atividades internas do estabelecimento quando para atividades externas na região:

47% dos participantes da pesquisa disseram que acham válido e útil quando os hotéis ou pousadas oferecem serviços extras durante o processo de reserva de hospedagem.
48% disseram que preferem receber essas ofertas no momento do check-in.

Esses indicadores apontam uma grande oportunidade para estabelecimentos de hotelaria aumentarem seu faturamento ao mesmo tempo em que ajudam seus hóspedes a aproveitarem ao máximo a estadia e a visita à região.

Aprenda mais!

Como enviar ofertas de serviços extras para viajantes a lazer

serviços extras para viajantes a lazer

No que diz respeito aos canais mais adequados para oferecer serviços extras para viajantes a lazer, a pesquisa indica que ofertas no site, anúncios no Google e indicação dos funcionários do estabelecimento são os caminhos mais efetivos.

Segundo o levantamento da Phocuswright, estas são as preferências dos viajantes a lazer quanto à forma de receber ofertas de serviços extras:

  • No site do hotel ou pousada no momento da reserva.
  • Buscas no Google.
  • Indicação do concierge.
  • Indicação no e-mail de confirmação da reserva.
  • Indicação no e-mail de lembrete da reserva.
  • Mensagens via telefone.
  • No quarto do hotel, por meio de anúncios na TV ou em informações no tablet.
  • No aplicativo do hotel ou pousada.
  • No quiosque de self check-in.

Essa lista aponta algumas maneiras interessantes para oferecer serviços extras para viajantes a lazer. Coloque algumas dessas ideias em prática em seu estabelecimento e acompanhe os resultados para entender quais canais são mais efetivos para o seu público.

Aprenda mais!

serviços extras para viajantes a lazer

Oferecer serviços extras para viajantes a lazer (e também para os viajantes negócios) é muito vantajoso para o seu estabelecimento. Mas não só porque essa estratégia tem um grande potencial para aumentar o faturamento do seu negócio…

Esses extras durante a estadia também ajudam a fortalecer a marca do seu hotel ou pousada! 

Afinal, quando o seu negócio contribui para que o hóspede tenha acesso a experiências únicas e marcantes, torna-se referência para ele, que passa a recomendá-lo para amigos e familiares.

Coloque as dicas que listamos neste artigo em prática e alcance todos esses benefícios!

Imagens: Bigstock; Freepik

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