Um estudo feito pela Phocuswright nos EUA revelou que hotéis e pousadas têm grandes oportunidades para aumentar o faturamento e fortalecer a marca do estabelecimento ao oferecer serviços extras para viajantes a lazer.
Entenda quais são os serviços mais procurados por esse público, saiba qual é o momento certo de oferecer esses extras e descubra como aplicar esta estratégia em seu negócio lendo este artigo!
Assim como o viajante corporativo, o viajante a lazer também busca serviços que ofereçam mais conveniência e personalização à sua viagem. O que difere esses dois públicos são os tipos de serviços extras em destaque, já que eles possuem necessidades diferentes.
Nesse sentido, as principais demandas do viajante a lazer estão relacionadas a serviços que os ajudem a explorar a região que estão visitando.
De acordo com o levantamento, estes são serviços extras mais procurados por viajantes a lazer durante a hospedagem:
É interessante notar que a demanda por serviços extras para viajantes a lazer pode variar de acordo com a faixa etária. Segundo a pesquisa:
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Em muitos casos, os viajantes a lazer começam a se programar para as atividades da viagem logo no momento da reserva. Já outros preferem decidir só quando já estiverem na cidade.
Entenda qual é o melhor momento para oferecer serviços extras para viajantes a lazer, de acordo com as descobertas do estudo da Phocuswright:
– Antes da reserva ou no momento da reserva. Ingressos para eventos como concertos, shows, esportes etc.
– Depois da reserva (mas antes da viagem) ou durante a hospedagem(mas um dia antes da atividade). Atividade ou passeio turístico – como tour na região, aula de culinária local, atividades radicais etc.
– No dia da atividade.
Aqui, novamente, o relatório identificou divergências entre as diferentes faixas etárias
Tanto para atividades internas do estabelecimento quando para atividades externas na região:
– 47% dos participantes da pesquisa disseram que acham válido e útil quando os hotéis ou pousadas oferecem serviços extras durante o processo de reserva de hospedagem.
– 48% disseram que preferem receber essas ofertas no momento do check-in.
Esses indicadores apontam uma grande oportunidade para estabelecimentos de hotelaria aumentarem seu faturamento ao mesmo tempo em que ajudam seus hóspedes a aproveitarem ao máximo a estadia e a visita à região.
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No que diz respeito aos canais mais adequados para oferecer serviços extras para viajantes a lazer, a pesquisa indica que ofertas no site, anúncios no Google e indicação dos funcionários do estabelecimento são os caminhos mais efetivos.
Segundo o levantamento da Phocuswright, estas são as preferências dos viajantes a lazer quanto à forma de receber ofertas de serviços extras:
Essa lista aponta algumas maneiras interessantes para oferecer serviços extras para viajantes a lazer. Coloque algumas dessas ideias em prática em seu estabelecimento e acompanhe os resultados para entender quais canais são mais efetivos para o seu público.
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Oferecer serviços extras para viajantes a lazer (e também para os viajantes negócios) é muito vantajoso para o seu estabelecimento. Mas não só porque essa estratégia tem um grande potencial para aumentar o faturamento do seu negócio…
Esses extras durante a estadia também ajudam a fortalecer a marca do seu hotel ou pousada!
Afinal, quando o seu negócio contribui para que o hóspede tenha acesso a experiências únicas e marcantes, torna-se referência para ele, que passa a recomendá-lo para amigos e familiares.
Coloque as dicas que listamos neste artigo em prática e alcance todos esses benefícios!