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7 hábitos dos varejistas de sucesso

7 hábitos dos varejistas de sucesso

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/06/17

A Equipe do Blog do Varejo pode até não conhecer você pessoalmente, mas de uma coisa todo mundo aqui tem certeza: se você está lendo o nosso blog, é porque quer adquirir mais conhecimento e ter acesso a dicas e informações que o ajudarão a entrar no “ranking” dos varejistas de sucesso – ou, pelo menos, a melhorar ainda mais seus já bons resultados.

Acertamos? 🙂

Nós sabemos que nossos leitores querem se desenvolver cada vez mais e, por isso, sempre buscamos oferecer conteúdos que os ajudem nesse sentido. A lista que trazemos hoje é um exemplo clássico de informações que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

A norte-americana Kali Hawlk é consultora financeira e especialista em marketing de conteúdo. Baseando-se em sua experiência profissional, ela desenvolveu uma lista com os sete hábitos que os varejistas de sucesso aplicam em seus negócios. Ela garante que essas práticas ajudam eles a atrair e fidelizar clientes.

Saiba quais são os hábitos citados por Kali e aplique no seu dia a dia como lojista para conseguir alcançar grandes resultados:

Varejistas de sucesso:

1 – Conhecem muito bem o seu propósito

Você já ouviu falar na teoria do Círculo Dourado? Segundo Simon Sinek, criador desse conceito, as empresas mais bem-sucedidas no mercado são aquelas que, antes de tudo, têm um propósito claro, sabem por que elas existem. Esse propósito está no centro das operações dessas empresas e é o que as ajuda a crescer constantemente.

varejistas de sucessoTodas as empresas do mundo sabem O QUE fazem. Muitas entendem COMO fazem o que fazem. Porém, pouquíssimas pessoas ou organizações sabem POR QUE elas fazem o que fazem”, reflete Sinek.

Para ser um varejista de sucesso, não importa o tamanho da sua loja, entender o propósito da existência do seu negócio é crucial para alcançar bons resultados.

–> Nós já até falamos sobre essa teoria do Círculo Dourado aqui no blog. Clique aqui para entender como seguir esse conceito pode ajudar sua loja a fortalecer o relacionamento com seus clientes e, consequentemente, vender mais.

2 – Importam-se com o cliente – e demonstram isso

Varejistas de sucesso colocam o cliente em primeiro lugar, e vão além: demonstram isso em suas atitudes. Eles mostram isso de forma tangível, oferecendo serviços e atendimento acima da média, organizando eventos e promovendo iniciativas para conquistar o coração do cliente.

Veja só um “exemplo importado”: o varejista de roupas Best Dressed permite que o cliente alugue roupas para ocasiões especiais. Até aí, nada demais. O grande diferencial é que eles oferecem um especialista de estilo pessoal na loja para ajudar o cliente a fazer a melhor escolha. Este funcionário se dedica exclusivamente a deixar o cliente com o modelo perfeito.

varejistas de sucessoA grande sacada para mostrar ao cliente que sua loja verdadeiramente se importa com ele é conhecer profundamente as necessidades e desejos do seu público.

Quanto melhor você conhecer as pessoas que compram em seu estabelecimento ou site, mais efetivamente vai poder oferecer serviços e produtos que as ajudem a resolver problemas ou satisfazer uma necessidade.

–> Clique aqui e aprenda como buscar informações sobre seus clientes e, a partir disso, oferecer um atendimento personalizado de acordo com o que cada consumidor busca e/ou precisa.

3 – Contam com a ajuda da tecnologia

varejistas de sucessoAlém de utilizar sistemas para gerenciar as questões administrativas da loja – fluxo de caixa, de estoque, financeiro etc. – varejistas de sucesso contam com sistemas que contribuem para melhorar o processo de compra e fortalecer o relacionamento com o consumidor.

Varejistas de sucesso buscam oferecer uma experiência única para os clientes através da tecnologia.

Seja por meio de sistemas que enviam e-mails de sugestões alinhadas ao perfil do cliente ou com tecnologias que interagem com o consumidor na loja, processos automatizados podem ser grandes aliados no varejo.

–> Clique aqui e conheça quatro tendências de atendimento para lojas físicas que mostram como a tecnologia pode ajudar sua loja a vender mais e melhor.

4 – Preocupam-se com os produtos oferecidos

Varejistas de sucesso ficam de olho no que estão oferecendo para assegurar que o cliente não esteja “levando gato por lebre”.  Nesse sentido, eles conhecem profundamente cada item que a loja vende e sabem explicar detalhadamente qual é a função e quais são os benefícios deles.

varejistas de sucessoUma forma de demonstrar que a loja garante a qualidade do que vende é oferecendo garantias e a possibilidade de retorno e troca em caso de irregularidade ou defeitos – sempre, claro, com uma política estabelecida para as condições da troca. Oferecer esse tipo de benefício mostra que a loja confia na qualidade dos produtos que vende.

Além disso, também reforça a mensagem de que, para a loja, a satisfação do cliente está em primeiro lugar. Se, por algum motivo, o cliente ficar insatisfeito ou se sentir injustiçado com a compra, a loja irá garantir que o problema dele seja resolvido.

5 – Investem tempo para contratar os melhores profissionais

varejistas de sucessoNo momento de contratar novos funcionários, varejistas de sucesso recrutam somente profissionais que estejam alinhados à visão, à missão e aos valores da empresa.

É preciso ter em mente que, muitas vezes, é melhor investir no treinamento de um profissional inexperiente, mas com vontade de aprender, do que escolher um excelente vendedor, mas que não está alinhado ao perfil de trabalho da loja.

Quando estamos falando de contratar um profissional, estamos falando de um processo que envolve o recrutamento, a seleção, o treinamento e a avaliação de desempenho, mas eu vejo que os empresários não dão a devida importância a isso.

Eles estão preocupados com as vendas, com o lucro, com os números. Esquecem que é da qualidade das pessoas que tudo isso virá. Portanto, o maior erro é não fazer disso uma política, um processo contínuo”, destaca Sônia Rossi, gerente de desenvolvimento humano da Gazin.

–> Clique aqui e leia a entrevista que fizemos com Sônia. No bate-papo, ela fala mais sobre os erros no processo de recrutamento e seleção no varejo, revela qual deve ser o peso do conhecimento técnico na hora da contratação, apresenta as perguntas que você não deve deixar de fazer em uma entrevista e muito mais.

6 – Adaptam-se às novidades do mercado

Varejistas de sucesso estão sempre atualizados quanto às tendências. Ficar atento às movimentações dos clientes e do mercado é importante para que o seu negócio não fique parado no tempo e não seja ultrapassado pelos concorrentes.

varejistas de sucessoInvestir em cursos, participar de eventos em sua área e também interagir com outras empresas do seu segmento pode ajudá-lo a ficar por dentro das tendências e a entender como aplicar as novidades em sua loja.

–> Também fique sempre ligado aqui no Blog do Varejo, pois constantemente trazemos as principais novidades e tecnologias que afetam o processo de compra e a comunicação com os consumidores para. Por exemplo: clique aqui e confira as principais tendências do varejo para 2017.

7 – Avaliam os bons e maus resultados

varejistas de sucessoVocê não precisa apenas inovar para ser um varejista de sucesso. Avalie o que já funcionou no passado e repita determinadas estratégias que deram bons resultados. Da mesma forma, veja o que deu errado e tente descobrir os motivos pelos quais uma ação não funcionou.

Outra coisa: olhe para a “grama” do vizinho. Se ele realizou ou vem realizando uma ação que claramente está surtindo efeito, pense sobre o que você pode aprender com el. 

–> Clique aqui e entenda como fazer pesquisa de mercado e saiba o que analisar nas lojas concorrentes.

Então, o que achou dessa lista de hábitos dos varejistas de sucesso? Você já realiza algumas dessas práticas em sua loja? Teria mais alguma ação que você acredita que seja essencial para quem busca ser bem-sucedido no varejo? 

Deixe um comentário abaixo com suas dicas e opiniões sobre esse tema. Saber seu ponto de vista é fundamental para continuarmos a oferecer conteúdo de qualidade para o seu dia a dia como lojista.

Leia também:

Informações: Shopify   |   Imagens: FreepikFlaticon

 

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