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Seus clientes estão showrooming e webrooming: o que fazer?

Seus clientes estão showrooming e webrooming: o que fazer?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/07/16

O consumidor atual é digital. A internet é uma ferramenta fundamental em seu processo de compra – seja para pesquisar, para comprar ou para os dois. E você, como lojista, sabe que isso impacta diretamente nos resultados do seu negócio.

Nesse contexto, surgem dois fenômenos cada vez mais comuns no varejo da atualidade: showrooming e webrooming. Quer saber o que são essas tendências, de que maneira elas influenciam as vendas e o que sua loja pode fazer a respeito? Leia este artigo até o fim! 

Showrooming X webrooming

  • Showrooming: é quando um cliente vai até a loja física para olhar e experimentar o produto, mas efetiva a compra pela internet.
  • Webrooming: é o contrário. É quando o consumidor pesquisa na web antes de ir à loja física finalizar a compra.

A ajuda do smartphone

Em ambos os casos, grande parte dos clientes conta com a ajuda de seus dispositivos móveis para pesquisar os produtos. Muitos, inclusive, pesquisam o item online em seus smartphones dentro da própria loja (como já comentamos neste artigo).

Um estudo feito pela Columbia Business School indicou que, entre os consumidores que pesquisam produtos em dispositivos móveis, existem os seguintes perfis:

  • webrooming-showrooming (3)Tradicionalistas: que preferem realizar a compra na loja física.
  • Caçadores de experiência: que valorizam a melhor experiência de compra, e não somente o preço.
  • Exploradores: que estão sempre em busca do menor preço.
  • Sensíveis ao preço: não necessariamente planejam economizar, mas sempre optam por produtos em ofertas.

A análise mostrou ainda as principais atividades realizadas por esses tipos de clientes:

  • Checagem de preços.
  • Busca de informações e avaliações.
  • Ligação ou envio de mensagem pedindo opinião de um conhecido.

Motivos do webrooming

Será que o webrooming é uma realidade? Nesse contexto digital, muitos podem estar se perguntando: “se o cliente realiza toda a sua pesquisa on-line, o que faz com que ele deixe de comprar na internet e vá até à loja efetuar a compra?”

Um relatório desenvolvido por uma empresa norte-americana indica os principais motivos pelos quais alguns clientes preferem o webrooming ao showrooming:

  • webrooming-showrooming (4)47% não querem pagar frete.
  • 23% não querem esperar pela chegada do produto.
  • 46% gostam de sentir o produto antes de comprá-lo.
  • 36% pedirão à loja para se aproximar ou igualar ao menor preço encontrado online.
  • 37% gostam de ter a opção de poder retornar o produto à loja, se necessário.

Ou seja, por mais que alguns clientes venham até sua loja, olhem os produtos e depois acabem comprando online por um preço menor em um concorrente, ainda existem consumidores que preferem a experiência de compra na loja física e fazem o caminho inverso. Cabe a você saber aproveitar as oportunidades…

O que sua loja pode fazer

Para conseguir sobreviver a essa realidade, seu negócio precisa se adaptar e encontrar um caminho de atender os dois tipos de consumidores: aqueles que realizam o webrooming e também os que preferem o showrooming. Veja a seguir algumas dicas:

webrooming-showrooming (6)Seja multicanal

No cenário atual, não é possível uma loja ter sucesso se não atuar em diferentes canais para alcançar o consumidor nas diferentes fases da compra. Sua marca precisa ter uma presença forte na web para ser encontrada pelo consumidor quando ele realizar sua pesquisa online (seja de webrooming ou de showrooming).

Dica: se você ainda tem dúvidas sobre a relevância do modelo multicanal ou gostaria de aprender mais sobre ele, nós preparamos um material especial para você. Com a ajuda de especialistas da área de vendas, desenvolvemos o guia Multicanal para pequenos varejistas. CLIQUE AQUI e baixe gratuitamente o seu.

webrooming-showrooming (2)Adote o marketing de conteúdo

As informações que sua loja coloca na internet são importantes tanto no webrooming (quando o cliente pesquisa antes) quanto para o showrooming (quando a pesquisa acontece depois da visita à loja). Construir um relacionamento forte no ambiente digital por meio de um conteúdo qualificado vai fazer você conquistar a confiança do consumidor. Assim, você pode ajudá-lo tanto na fase da pesquisa quanto na compra.

Dica: para entender melhor o que é o marketing de conteúdo e como ele pode ser útil para sua loja se destacar e se manter relevante na web, leia ESTE POST.

webrooming-showrooming (7)Ofereça serviços e incentivos

Um estudo da Nielsen, uma consultoria internacional, mostrou que, entre as recompensas que mais fazem com que os consumidores prefiram comprar na loja física, estão: entrega gratuita, programa de pontuação e garantias estendidas. Ou seja, para incentivar os clientes a comprarem em seu estabelecimento, você precisa mostrar que vale a pena. Ofereça incentivos, serviços e condições exclusivas para aqueles que comprarem em sua loja pessoalmente.

Dica: para saber como fortalecer o relacionamento com o cliente inserindo serviços na venda de produtos CLIQUE AQUI. E se você quer aprender como criar um programa de fidelidade em sua loja leia ESTE POST.

Tenha um e-commerce

webrooming-showrooming (5)Por fim, se você quer chegar mesmo a todos os tipos de consumidores (de showrooming, de webrooming e outros), precisa não só se comunicar e publicar conteúdo na web, mas também vender online. Ter um e-commerce é fundamental para oferecer uma experiência multicanal completa para seus consumidores.

Dica: quer ter uma loja online, mas não sabe como e por onde começar? Temos duas sugestões importantes.

♦ Já escrevemos muito sobre esse tema aqui no blog. CLIQUE AQUI e confira todos os artigos sobre esse assunto, que vão ajudá-lo a vender muito na internet.

♦ E a segunda dica é que a Gazin tem uma plataforma de e-commerce muito acessível, prática e fácil de usar. Ao aderir o programa Parceiro Gazin, sua loja pode vender na web, sem precisar ter estoque extra para isso. Demais, hein? Vejo o vídeo abaixo e entenda:

 

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Informações: Shopify
Imagens: Freepik  

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