fbpx

Nossas Sugestões

Simpatia X Empatia nas vendas

Simpatia X Empatia nas vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/04/15

A simpatia é uma das características mais exaltadas nos vendedores. Mas os profissionais de maior sucesso são aqueles que possuem empatia. Só com essa habilidade é possível que uma loja crie efetivamente um relacionamento forte com seus consumidores. 

Não entendeu bem o que nós quisemos dizer com isso? Tudo bem, vamos explicar. Para começar, que tal diferenciar os termos simpatia e empatia?

Simpatia

É sentir por. Quando você vê alguém e tem simpatia por ele, você sente afeição por essa pessoa, é afetado por ela, mas é algo totalmente externo. Um cliente entra e o vendedor sorri mostrando simpatia por ele, deixando claro que está feliz em vê-lo.

Empatia

É sentir com. É entender a perspectiva, o ponto de vista da outra pessoa. É saber exatamente o que ela está sentindo, é ter a capacidade de sentir aquilo com ela, de ver as coisas de jeito que ela vê. Um cliente entra na loja e diz que precisa comprar um presente para sua mãe. Ao invés de oferecer qualquer produto, o vendedor sabe como é sentir que precisa de algo para demonstrar seu amor e busca ajudar o cliente como se o presente fosse para sua própria mãe.

Vendedores simpáticos atendem bem. Vendedores empáticos conquistam o cliente!

Como desenvolver a empatia na equipe

Enquanto a simpatia é algo que pode ser simulado – alguém sorri para o outro mesmo que não sinta nenhuma afeição por ele –, não há como fingir ter empatia. Você não pode efetivamente sentir o que o outro está sentindo sem se conectar verdadeiramente com ele.

Por isso, se você quer que seus vendedores entendam profundamente seus clientes, é preciso incentivá-los a praticar a empatia. Nem todos possuem essa capacidade naturalmente, porém, é possível, sim, desenvolver essa aptidão nas pessoas. Confira algumas dicas para repassar à sua equipe de vendas para fazer com que os profissionais aprendam a ser mais empáticos: 

45986Aprender a escutar e ler o cliente

Esse é o primeiro passo para promover a empatia. É preciso ouvir bem o que o outro tem a dizer, estar aberto e atento ao que a outra pessoa quer comunicar, prestando atenção, inclusive, na linguagem não verbal, tais como gestos e expressões, que indicam as emoções escondidas.

46833Aprender a se expressar

Além disso, é preciso que os vendedores saibam a importância de expressar o que eles próprios estão sentindo. Um dos grandes pilares da empatia é a comunicação, é dizer ao outro que você se importa com ele, que você entende ele. Expressar a identificação e o entendimento é fundamental para criar conexão com os clientes.

66201Coloque-se no lugar do outro

Não basta apenas entender o que o cliente está sentindo, é preciso sentir junto com ele. Coloque-se no lugar dele, imagine-se vivendo a situação que ele está vivendo. Assim, ficará muito mais fácil saber a melhor forma de ajudá-lo.

Desenvolva o autoconhecimento

65629Para entender o sentimento do outro precisamos entender nossos próprios sentimentos. Para se conectar com o cliente, muitas vezes o vendedor precisará se conectar com algo dentro dele que o faça entender o sentimento do consumidor.

Mas isso não quer dizer que você só poderá ter empatia com quem é igual a você. Basta pensar no que dizem sobre as mães, que você só vai saber o que sente uma mãe quando você for efetivamente uma.

O vendedor pode, sim, ter empatia com uma cliente que é mãe e que está procurando um presente para o filho. Basta conectar-se com algum sentimento dentro de si que seja próximo ou parecido com o da cliente. Quem sabe a estima que ele tem pelo sobrinho, por exemplo.

Para entender ainda mais a diferença entre Simpatia e Empatia, assista ao vídeo abaixo:

Por meio da empatia, o cliente percebe que o vendedor é como ele, entende e sabe do que ele precisa. Assim, cria uma grande confiança em sua loja e com certeza vai voltar, estabelecendo-se um relacionamento forte e duradouro.

E aí, sua equipe está preparada para entregar simpatia e, principalmente, empatia? Trabalhe esse conceito com seus vendedores e veja seus resultados melhorarem!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: freepik

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 12
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Simpatia X Empatia nas vendas"

Comentar