Nossas Sugestões

10 sinais que mostram que você tem inteligência emocional

10 sinais que mostram que você tem inteligência emocional

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/04/18

Todo profissional de vendas que deseja se destacar precisa ter conhecimentos, habilidades e atitudes bem desenvolvidos. Esses são os ingredientes que formam o CHA das vendas, aliás. No grupo das atitudes está a inteligência emocional, assunto do nosso artigo de hoje.

Você sabia que ter um índice elevado de inteligência emocional pode ajudá-lo a vender mais e melhor?

Pois é. E tem mais! O nível de inteligência emocional também diferencia uma equipe de alta performance de profissionais desmotivados, e muitas vezes influencia até mesmo na satisfação dos consumidores. Que tal?

Não sabe como anda o seu nível de inteligência emocional? Siga a leitura deste artigo! Nele, falaremos sobre como você pode identificar se você e sua equipe possuem essa atitude e revelaremos como trabalhá-la no desenvolvimento profissional. Acompanhe!

O que é inteligência emocional

  • Inteligência emocional tem a ver com conseguir identificar, usar, entender e gerenciar suas próprias emoções de forma positiva.
  • Essa atitude pode ajudá-lo a aliviar o estresse, se comunicar melhor e superar conflitos e desafios de forma mais calma.
  • Além disso, a inteligência emocional permite que você pratique a empatia, que consiga entender e reconhecer melhor as emoções do outro.
  • Inteligência emocional não se trata de eliminar emoções, mas sim de ter consciência delas e entender como elas influenciam suas ações. A partir daí, saber como controlá-las e usá-las a seu favor fica muito mais fácil.

Quer entender melhor o conceito de inteligência emocional e conhecer os benefícios de trabalhar essa atitude? Leia este artigo:

O que é inteligência emocional e por que ela é importante para a sua loja

10 sinais que mostram que você tem inteligência emocional

inteligência emocional

  • É gestor ou líder de equipes de vendas? A inteligência emocional o ajudará a lidar melhor com os desafios que o cargo de liderança traz! Sendo inteligente emocionalmente, você atuará de forma mais eficiente e orientará seus profissionais de maneira mais empática.
  • É vendedor? A inteligência emocional é crucial para atender os clientes com excelência! Conhecer e saber lidar com as emoções (as suas e as dos consumidores) tornará o atendimento muito mais humanizado e eficiente.

Não tem certeza se você ou sua equipe possuem inteligência emocional? A lista abaixo irá ajudá-lo a descobrir!

AS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES:

1 – Sabem se colocar no lugar do outro

inteligência emocionalUma das principais características de quem tem inteligência emocional é a capacidade de entender não só as suas próprias emoções, mas também as dos outros.

Essa aptidão faz com que esses indivíduos consigam compreender melhor as pessoas, criando uma conexão muito mais forte com elas.

2 – Têm grande autoconhecimento

inteligência emocionalElas sabem quais são os sinais que mostram que estão ficando nervosas ou ansiosas e entendem os gatilhos que resultam em reações como raiva ou medo.

Esse autoconhecimento contribui para lidar de maneira mais efetiva com as emoções, evitando condutas inadequadas e impensadas.

3 – Expressam suas emoções facilmente

inteligência emocionalPor conhecerem bem suas próprias emoções e terem empatia em relação às emoções das pessoas à sua volta, as pessoas que têm alto nível de inteligência emocional geralmente não enfrentam dificuldade para expressar o que estão sentindo.

Essa atitude é muito importante no relacionamento com outros profissionais e clientes, pois ajuda a construir uma relação mais clara e objetiva.

4 – São referências para outras pessoas

inteligência emocionalVocê geralmente é procurado por outras pessoas para dar conselhos sobre como agir em determinada situação? É bem provável que já tenha demonstrado sinais de que possui inteligência emocional para lidar com dificuldades. E, por isso, acaba se tornando uma referência em seu círculo.

Esse é um sinal de que você pode ser um bom líder, aliás!

5 – São “mente aberta”

inteligência emocionalPessoas emocionalmente inteligentes têm capacidade de conversar e se relacionar com indivíduos que têm ideias, valores e crenças totalmente diferentes.

Saber controlar suas emoções, evitando reações automáticas, é fundamental para estar aberto a novas ideias.

6 – Sabem aceitar críticas e lidar com elas

inteligência emocionalReceber críticas, entender o que precisa ser levado em conta e o que deve ser deixado de lado, sem levar para o lado pessoal é outra característica das pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida.

Essa atitude é importante tanto para vendedores quanto para líderes, que podem utilizar o feedback como uma ferramenta de desenvolvimento profissional.

Leia também:

7 – São bons ouvintes

inteligência emocionalSaber ouvir é uma aptidão crucial para ter inteligência emocional. Afinal, só verdadeiramente ouvindo e prestando atenção no outro será possível identificar sinais que revelam emoções sub-entendidas no discurso.

Vendedores emocionalmente inteligentes são excelentes em identificar as reais necessidades dos clientes.

8 – São sinceros, mas não são rudes

inteligência emocionalPessoas emocionalmente inteligentes entendem a importância de se expressar de maneira sincera e objetiva, para não passar uma mensagem errada.

Ao mesmo tempo, elas possuem sensibilidade para se comunicar de forma adequada e alinhada a quem está recebendo a mensagem.

9 – São humildes

inteligência emocionalTer inteligência emocional significa também não deixar que o ego tome conta do seu comportamento.

Pessoas com esse tipo de inteligência sabem quando comemorar suas vitórias, mas, mais importante, quando compartilhá-las com parceiros, colegas e a equipe.

10 – Não têm medo de expor suas vulnerabilidades

inteligência emocionalIndivíduos emocionalmente estáveis não têm medo de apontar seus pontos fracos, de dizer que não sabem algo ou de pedir ajudar.

Esse posicionamento faz com que as pessoas consigam se identificar com elas. Isso, por sua vez, contribui para criar relacionamento mais fortes e genuínos.

Conseguiu identificar sinais de inteligência emocional no seu comportamento ou no comportamento da sua equipe?

Para ajudá-lo a desenvolver essa atitude, separamos alguns conteúdos que indicam maneiras práticas de trabalhar a inteligência emocional para melhorar a performance e os resultados da sua loja. Confira!

Esperamos que essas dicas o ajudem a aprimorar a sua inteligência emocional (ou a da sua equipe). Desenvolva essa atitude e eleve a qualidade do atendimento e a performance do seu negócio!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Bigstock | Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 1
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "10 sinais que mostram que você tem inteligência emocional"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo