Recentemente, falamos sobre a importância de gerenciar a reputação da sua marca na hotelaria. Indo além neste assunto, hoje vamos indicar sites de avaliação que você precisa monitorar para entender melhor o seu público e cuidar da imagem do seu hotel ou pousada na internet. Acompanhe!
De acordo com um estudo realizado pela Phocuswright, os viajantes da atualidade analisam de seis a 12 avaliações de clientes antes de decidirem onde vão se hospedar na próxima viagem.
Com isso em mente, pare e pense:
Você sabe o que as pessoas estão falando sobre a sua marca na internet?
Gerenciar os feedbacks dos clientes na sua página oficial é importante, claro. Porém, só isso não basta. É crucial monitorar também as avaliações feitas em outros canais!
Pensando em ajudá-lo nessa missão, reunimos abaixo sete sites de avaliação que você precisa monitorar. Alguns são específicos para a publicação de feedbacks e outros são agências online (OTAs). De qualquer forma, todos são muito relevantes no processo de decisão de compra dos viajantes.
⇒ Seu estabelecimento não está presente em alguma dessas plataformas? Não tem problema. Ainda assim é importante acompanhá-la! Afinal, monitorar os sites de avaliação o ajudará a gerenciar a reputação da sua marca e entender melhor as demandas dos viajantes. Isso porque assim você poderá observar o que eles falam sobre a concorrência e aplicar esse conhecimento nas estratégias do seu negócio!
O TripAdvisor é um dos principais sites de viagens e turismo do mundo. Ele fornece informações e opiniões de clientes sobre destinos, restaurantes e empresas de hospedagem. A plataforma possui um sistema de pontuação, que ajuda a destacar os hotéis e pousadas mais bem avaliados.
Além disso, as avaliações do TripAdvisor também são utilizadas em outros sites de OTA, tais como Trivago e Hotéis.com
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Esta é uma OTA que ajuda o viajante a encontrar hotéis e pousadas com as melhores ofertas na região em que ele busca. Além de indicar o estabelecimento com o melhor preço, o Booking.com mostra ao usuário os estabelecimentos com as melhores avaliações (feitas no próprio site).
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Assim como o Booking.com, o Expedia é também um motor de busca e comparador de preço de hotéis. Ele permite filtrar a busca do cliente indicando os estabelecimentos com a pontuação mais alta de acordo com seu sistema de avaliação e comentários.
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Este é o maior portal nacional de reclamação dos consumidores. A plataforma age como um intermediador entre clientes insatisfeitos e as empresas. Além disso, o ReclameAqui também possui um sistema de pontuação, que avalia a forma como empresas lidam com as queixas.
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— Como transformar reclamações on-line em algo positivo para a sua empresa
O Yelp reúne recomendações positivas e negativas dos clientes em relação a empresas de vários segmentos – incluindo de viagem e turismo. Essa plataforma é utilizada especificamente para ajudar os consumidores em sua tomada de decisão, indicando o que outros clientes estão falando sobre determinado negócio.
Ainda não é tão forte no Brasil, mas cresce exponencialmente nos Estados Unidos e na Europa.
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— Como conseguir mais feedbacks dos hóspedes
— Como atrair mais hóspedes utilizando os depoimentos dos seus clientes
O Foursquare é uma rede social que permite que os usuários façam um check-in, indicando o local onde estão e postando algum comentário sobre o negócio em questão. Essa plataforma também é utilizada pelos consumidores para saber mais sobre uma empresa que eles não conhecem ainda. Para isso, basta abrir o app e pesquisar o que as pessoas que já passaram por ali falaram sobre o estabelecimento.
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Ao digitar “hotel” + “o nome de uma cidade” no Google, os viajantes recebem uma lista com os estabelecimentos daquela região e as avaliações de outros clientes sobre cada um dos hotéis ou pousadas indicados.
Além de publicar comentários, os hóspedes podem dar de uma a cinco estrelas aos negócios. Há uma avaliação geral e outras pontuações específicas relacionadas ao perfil dos estabelecimentos – indicando se ele está ou não preparados para receber famílias, casais, viajantes a negócio ou viajantes solo, por exemplo.
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As redes sociais têm o objetivo de fazer seus usuários trocarem conhecimento e informações. Nesse sentido, elas também acabaram adquirindo o papel de plataforma de avaliação de empresas. Afinal, ali os consumidores publicam suas recomendações e opiniões sobre experiências com diferentes negócios.
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— Como seu hotel ou pousada deve interagir com os viajantes nas redes sociais
— Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes
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Além de entender quais são os sites de avaliação que você precisa monitorar, também é fundamental saber como agir diante das informações obtidas nessas plataformas.
Nesse sentido, responder de forma eficiente as avaliações dos hóspedes é crucial para fortalecer a imagem da sua marca e o relacionamento com os clientes. Afinal, a postura do hotel em relação aos feedbacks dos viajantes pode, inclusive, transformar um hóspede insatisfeito em um cliente fiel.
Falamos sobre isso neste artigo:
Como gerenciar e responder as avaliações dos hóspedes na internet
Esperamos que estas dicas o ajudem a conhecer melhor a percepção dos viajantes em relação ao seu estabelecimento e também o que eles gostam e o que não gostam nos concorrentes.
— Acompanhar as publicações nos sites listados aqui fornecerá informações estratégicas importantes para destacar o seu negócio e aumentar a satisfação dos seus clientes!
Bons negócios!