Você já sabe que precisa estar conectado para poder se comunicar com seus clientes, certo? Afinal, atualmente, a web é um importante “ponto de encontro” de consumidores. Além disso, deve saber também que o e-commerce desempenha um papel fundamental no varejo atualmente, não é mesmo? Porém, o que talvez você ainda não saiba, é que dentro desse segmento existe um caminho que tem ganhado espaço: estamos falando do social commerce!
Quer entender esse conceito e saber como usá-lo a seu favor? Siga a leitura deste artigo. É sobre isso que falamos a seguir!
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Social commerce pode ser entendido como a união do e-commerce com as mídias sociais.
Quando os consumidores são capazes de compartilhar sua experiência como clientes para outros usuários, avaliar e ranquear empresas e produtos e interagir com marcas dando sugestões de quais produtos podem ser vendidos e como outro produto pode ser melhorado, por exemplo, estão ajudando uma empresa a construir seu social commerce.
Ou seja, de uma forma mais simples e direta, o social commerce pode ser definido como a venda – direta ou indireta – através das mídias sociais.
Leia também!
– Como coletar histórias de clientes e usá-las a favor das suas vendas
– A relevância das avaliações em vídeo no processo de decisão de compra
– Vídeo: A importância das avaliações dos clientes no e-commerce
Em outubro de 2018, uma pesquisa realizada pelas empresas We are Social e Hootsuite apontou que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Ou seja, a resposta mais certeira para essa pergunta é simples: a maioria das pessoas está presente nas mídias sociais. Portanto, é importante usar o social commerce, pois ele lida diretamente com esse público!
Além disso, quando um bom social commerce é realizado, ele leva ao engajamento da empresa com o público que, a partir de comentários de outras pessoas, passa a confiar na empresa antes mesmo de se tornar cliente dela.
Esses dados comprovam que as redes sociais podem ser fonte de muitas oportunidades para varejistas divulgarem e venderem seus produtos e serviços. Portanto, se você não quer ficar para trás nesse novo modelo de negócio, leia o artigo até o final! A partir de agora, vamos revelar quais são as principais tendências do social commerce e como elas podem ajudar seus negócios.
Leia também!
– Guia: como usar as redes sociais no varejo
– Como as redes sociais podem ajudar a atrair clientes para o e-commerce
– Redes sociais e o varejo: panorama, tendências e desafios
A partir do momento em que um consumidor compartilha o seu produto nas redes sociais, gera um efeito progressivo. Ou seja, outros usuários irão visualizar esse compartilhamento. Portanto, uma boa avaliação nas mídias sociais é seguida por mais interesse de outros possíveis consumidores e, consequentemente, possibilidade de mais vendas.
Porém, atenção! Atrair consumidores para o seu e-commerce é apenas o primeiro passo para conseguir bons resultados vendendo pela internet. Se você quer mesmo que o seu trabalho de social commerce renda vendas, precisa cuidar da experiência do cliente que visita sua loja virtual.
Neste sentido, os artigos abaixo oferecem boas dicas. Não deixe de ler!
– Como fazer os clientes de e-commerce voltarem sempre
– 14 táticas para aumentar o engajamento e as vendas no e-commerce
– Como aprimorar o serviço de atendimento ao cliente no e-commerce
– Erros de design no e-commerce que prejudicam a experiência do cliente
– Como evitar reclamações de clientes no e-commerce
Como todo esse processo é feito a partir dos próprios usuários, e de maneira orgânica, uma boa estratégia de social commerce tem um custo muito baixo.
Porém, para que essa estratégia seja bem-sucedida, é fundamental boa comunicação com o cliente e, é claro, produtos de alta qualidade. Tendo isso em mente, o resto do trabalho ocorrerá de maneira natural.
Precisa de ajuda para definir o mix de produtos da sua loja virtual e organizar esses itens no seu e-commerce? Leia estes artigos:
– Como montar um mix de produtos ideal para a sua loja
– Como vender múltiplos produtos no e-commerce de maneira eficiente
– Como apresentar melhor os produtos do seu e-commerce
No social commerce, como quase toda publicidade é feita a partir de comentários e compartilhamentos dos usuários, a campanha é muito rápida.
Por isso, é fundamental que você facilite o processo de compra do cliente. Assim, a partir do momento que ele demonstre interesse no seu produto, poderá finalizar a compra de maneira rápida, dando continuidade ao procedimento de avaliações positivas e compartilhamentos.
Para se comunicar bem com o cliente que você deseja alcançar e impactar nas mídias sociais, é necessário conhecer muito bem o perfil dele. Afinal, assim você saberá quais são suas vontades e necessidades e, portanto, entenderá qual produto ou serviço interessará a ele.
Pensando em ajudá-lo a definir bem seu público e segmentar seu trabalho na web, recomendamos a leitura destes artigos:
– O que são e como criar as personas de sua loja
– Como segmentar clientes no varejo – e por que isso é importante para sua loja
– Gestão de clientes no varejo: Como cuidar e trabalhar de forma estratégica sua carteira de clientes
– Como descobrir o que os clientes querem
Quanto mais bem avaliado for o seu produto e a sua empresa dentro de uma rede social, mais compartilhamentos serão feitos!
Às vezes, pode haver aquele receio de que algum cliente insatisfeito, ou algum concorrente, avalie mal a sua página e com isso haja perda de clientes. Porém, pode ter certeza: quando o trabalho é bem feito, os retornos negativos ocorrem em frequência muito menor do que os retornos positivos.
Portanto, ofereça bom atendimento, seja atencioso com o seu cliente, procure saber quais são as necessidades e desejos dele. Agindo dessa maneira, os comentários positivos sempre irão se destacar e farão com que novos usuários tenham interesse na sua loja.
Leia também!
– Conheça a jornada de compra online e venda mais pela internet
Todas as principais redes sociais já oferecem a possibilidade de vídeos serem transmitidos ao vivo e, dentro desses vídeos, você pode criar anúncios. O que é uma ótima oportunidade para as empresas criarem “calls to action” (ou seja, botões que levam a ação) simples e que permitam ao usuário comprar enquanto assiste ao vídeo, por exemplo.
Leia também!
– O papel dos vídeos na jornada de compra
– Como produzir vídeos para a sua loja atrair e engajar mais consumidores
– Como usar vídeos curtos nas redes sociais
Não é novidade publicitários utilizarem pessoas famosas para divulgarem seus produtos. Contudo, hoje em dia, é cada vez mais comum pessoas comprarem a partir de opiniões daqueles que são capazes de influenciar seus seguidores. Por isso, investir em campanhas em que “microinfluenciadores” (ou seja, influenciadores digitais baseados em sua região) divulguem o seu produto e a sua empresa pode ser uma boa opção.
Porém, é importante ter em mente que para que essa estratégia seja realizada com sucesso, é necessário negociar com influenciadores que já estejam conectado com os clientes que você deseja alcançar. Uma boa segmentação irá fazer com que você saiba qual influenciador irá ajudar a alavancar o seu negócio.
Quer saber mais sobre este assunto? Leia este artigo: Marketing de influência no varejo
Em resumo, para que você estabeleça a sua marca no social commerce, é necessário:
– Uma boa customização e segmentação, para que você contate diretamente quem deseja e precisa do seu produto.
– Além disso, é importante focar para que seus produtos e serviços possam ser consumidos diretamente no social commerce.
– E o principal: um bom atendimento, que tire dúvidas e ajude os usuários, para converter todo o trabalho realizado em compras.
E aí, está pronto para inserir o social commerce na sua empresa?
Já usa o social commerce na sua empresa? Deixe um comentário compartilhando sua experiência. Ela pode inspirar outros varejistas a entrarem nesse universo tão promissor.
Boas vendas!