A forma como os produtos da sua loja estão dispostos pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor e, claro, na decisão de compra dele. Mais do que simplesmente arrumar o estabelecimento, é importante saber organizá-lo de maneira estratégica. Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir quatro táticas de merchandising que farão sua loja vender mais. Acompanhe!
Merchandising no varejo abrange muito mais do que a simples exposição de produtos. Se realizada de maneira correta, essa estratégia tem o poder de:
Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo e autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma explica que a principal função do merchandising é parar o olhar do consumidor.
Neste sentido, na hora de aplicar táticas de merchandising, é importante pensar em maneiras de captar a visão dos clientes.
“Quando a embalagem ou a exposição conseguem dois segundos da atenção do cliente, estamos a meio caminho da compra. Numa loja grande, temos uma quantidade enorme de produtos para perceber, além dos que nos interessam. Em um trajeto de compras, conseguimos “escanear” tudo com os olhos, mas só 10% desses produtos obterão nossa real atenção. Por isso é que a loja inteira precisa estar bem arrumada para que os consumidores comprem mais por impulso, impulso este que só se realiza se ele ver e parar para analisar o produto”, ressalta.
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Para conseguir aproveitar ao máximo cada centímetro da sua loja, é importante organizar os produtos de maneira estratégica, de modo que tudo chame a atenção dos clientes, mas sem deixar nada amontoado ou no caminho.
Confira a seguir algumas táticas de merchandising que irão ajudá-lo a otimizar a forma como você dispões os produtos na loja:
As cores podem provocar diferentes emoções nas pessoas e até influenciar a decisão de compra. No merchandising, as cores podem ser utilizadas para direcionar o olhar dos consumidores para determinado produto na loja e até mesmo para destacar o seu estabelecimento do concorrente ao lado. O segredo para isso é saber utilizar o contraste. Ou seja, as diferenças de tons.
Algumas dicas nesse sentido:
Placas com chamadas dentro da loja não servem apenas para informar o preço e indicar o produto. Estes avisos também podem ser utilizados de maneira estratégica para direcionar a atenção dos clientes na loja.
Para que as chamadas se transformem em uma ferramenta de merchandising efetiva, inclua elementos informativos e divertidos, que chamem a atenção, mas que também ajudem os clientes.
Algumas dicas nesse sentido:
A forma como seus produtos estão agrupados ajudará os clientes a visualizarem como eles podem utilizar aqueles itens na prática. Não basta apenas colocar todos os produtos de cozinha em uma mesma área, por exemplo. É importante organizar o ambiente de uma maneira que os consumidores entendam o que aqueles itens podem oferecer.
Algumas dicas nesse sentido:
É verdade que cada produto da sua loja é importante e você quer que os clientes vejam tudo o que seu estabelecimento tem a oferecer. Porém, mostrar tudo de uma vez, da mesma forma, pode ter o efeito contrário e acabar sobrecarregando o olhar dos consumidores com tantas informações.
Estabeleça uma hierarquia de acordo com os itens que você quer dar mais destaque. Além disso, respeite o tamanho da loja e dos produtos.
Algumas dicas nesse sentido:
Paulo Souza, coordenador de Marketing do Grupo Gazin, explica que o segredo para aplicar táticas de merchandising efetivas no varejo é enxergar a loja não com um olhar de gestor ou de vendedor, mas, sim, com o olhar de cliente.
“Nós temos sempre como princípio básico a percepção do cliente na entrada da loja. Toda a abordagem e estrutura é feita para que quando o cliente chegue na loja ele se depare com coisas que chamem a atenção”, frisa.
Aprenda outras dicas valiosas sobre merchandising no varejo assistindo à entrevista com o especialista:
Após ouvirmos de nossos clientes que uma de suas principais dificuldades era saber como arrumar o PDV, conversamos com diversos especialistas na área de Merchandising para que eles pudessem dar suas dicas e conselhos sobre como organizar e decorar o ponto de venda de forma atraente e inteligente, que não apenas chame a atenção dos clientes, mas que também contribua para o aumento das vendas.
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Boa leitura e ótimas vendas!