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4 táticas de merchandising para aumentar suas vendas (+ vídeo e e-book gratuito)

4 táticas de merchandising para aumentar suas vendas (+ vídeo e e-book gratuito)

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/08/18

A forma como os produtos da sua loja estão dispostos pode fazer toda a diferença na percepção do consumidor e, claro, na decisão de compra dele. Mais do que simplesmente arrumar o estabelecimento, é importante saber organizá-lo de maneira estratégica. Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir quatro táticas de merchandising que farão sua loja vender mais. Acompanhe!

A importância do merchandising

Merchandising no varejo abrange muito mais do que a simples exposição de produtos. Se realizada de maneira correta, essa estratégia tem o poder de:

  • Chamar a atenção dos consumidores que passam na rua.
  • Atrair o cliente para a loja.
  • Fazer o consumidor circular pelos diferentes ambientes da loja.
  • Expor os produtos disponíveis de forma estratégica.
  • Ajudar e facilitar o processo de venda.
  • Potencializar os resultados de uma loja.

Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo e autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma explica que a principal função do merchandising é parar o olhar do consumidor.

Neste sentido, na hora de aplicar táticas de merchandising, é importante pensar em maneiras de captar a visão dos clientes. 

táticas de merchandising

táticas de merchandising“Quando a embalagem ou a exposição conseguem dois segundos da atenção do cliente, estamos a meio caminho da compra. Numa loja grande, temos uma quantidade enorme de produtos para perceber, além dos que nos interessam. Em um trajeto de compras, conseguimos “escanear” tudo com os olhos, mas só 10% desses produtos obterão nossa real atenção. Por isso é que a loja inteira precisa estar bem arrumada para que os consumidores comprem mais por impulso, impulso este que só se realiza se ele ver e parar para analisar o produto”, ressalta.

Quer ler a entrevista com a especialista na íntegra? Clique aqui.

4 táticas de merchandising para aumentar as vendas

Para conseguir aproveitar ao máximo cada centímetro da sua loja, é importante organizar os produtos de maneira estratégica, de modo que tudo chame a atenção dos clientes, mas sem deixar nada amontoado ou no caminho.

Confira a seguir algumas táticas de merchandising que irão ajudá-lo a otimizar a forma como você dispões os produtos na loja:

1 – Utilize cores e contrastes para chamar a atenção

táticas de merchandising

As cores podem provocar diferentes emoções nas pessoas e até influenciar a decisão de compra. No merchandising, as cores podem ser utilizadas para direcionar o olhar dos consumidores para determinado produto na loja e até mesmo para destacar o seu estabelecimento do concorrente ao lado. O segredo para isso é saber utilizar o contraste. Ou seja, as diferenças de tons.

Algumas dicas nesse sentido:

  • Quer chamar a atenção para determinado produto? Utilize um display com uma cor bem diferente do resto do ambiente em volta. Assim, você criará um alto contraste, que irá captar a atenção dos clientes.
  • Quer evidenciar a sua loja na rua? Que tal pintar a fachada ou utilizar um toldo com uma cor diferente das que as lojas vizinhas estão utilizando?

2 – Use as placas da loja de forma estratégica

táticas de merchandising

Placas com chamadas dentro da loja não servem apenas para informar o preço e indicar o produto. Estes avisos também podem ser utilizados de maneira estratégica para direcionar a atenção dos clientes na loja.

Para que as chamadas se transformem em uma ferramenta de merchandising efetiva, inclua elementos informativos e divertidos, que chamem a atenção, mas que também ajudem os clientes.

Algumas dicas nesse sentido:

  • As chamadas geralmente são feitas em papéis brancos, no formato quadrado ou retangular, certo? Quebre esse “padrão” para chamar a atenção de determinado produto. Você pode fazer isso usando uma cor diferente ou um formato divertido.
  • No Dia dos namorados, por exemplo, você pode sinalizar os produtos em promoção para a data com uma chamada em um coração. No Dia das crianças, personagens infantis podem fazer os clientes entrarem no clima. E assim por diante.
  • Além disso, inclua informações que ajudarão o cliente. O nome e o modelo do produto, o preço e as possíveis condições de pagamento, por exemplo, já eliminam algumas das primeiras dúvidas do consumidor quando ele está olhando os itens.
  • Além disso, utilizar placas com chamadas criativas na vitrine também pode ser uma ação efetiva para chamar a atenção dos clientes e destacar seu estabelecimento na região.

3 – Conte uma história com seus produtos

táticas de merchandising

A forma como seus produtos estão agrupados ajudará os clientes a visualizarem como eles podem utilizar aqueles itens na prática. Não basta apenas colocar todos os produtos de cozinha em uma mesma área, por exemplo. É importante organizar o ambiente de uma maneira que os consumidores entendam o que aqueles itens podem oferecer.

Algumas dicas nesse sentido:

  • Monte ambientes completos, incluindo itens extras que ajudarão a alimentar a imaginação dos clientes. Por exemplo: uma sala com alguns livros e filmes; uma cozinha com batedeira e outros utensílios de confeitaria e um bolo na mesa ou dentro do forno.
  • Outra maneira de contar uma história por meio dos produtos é colocando uma placa com depoimentos de clientes que já compraram os itens expostos, dizendo o que eles gostaram naqueles produtos e como estão utilizando-os.

4 – Estabeleça uma hierarquia dos produtos

táticas de merchandising

É verdade que cada produto da sua loja é importante e você quer que os clientes vejam tudo o que seu estabelecimento tem a oferecer. Porém, mostrar tudo de uma vez, da mesma forma, pode ter o efeito contrário e acabar sobrecarregando o olhar dos consumidores com tantas informações.

Estabeleça uma hierarquia de acordo com os itens que você quer dar mais destaque. Além disso, respeite o tamanho da loja e dos produtos.

Algumas dicas nesse sentido:

  • Crie um ponto focal dentro da loja e disponha os produtos ao redor. Assim, você fará com que o cliente possa ter uma visão geral quando entrar na loja, de forma coerente e natural.
  • Cuide para que nenhum produto esteja sobrepondo outro.
  • Na entrada da loja coloque os itens que têm mais chance de chamar a atenção dos consumidores. Aparelhos de TV com algumas imagens passando, rádio tocando música ou mesmo um ambiente decorado, por exemplo.

Aprenda mais táticas de merchandising

táticas de merchandising

Paulo Souza, coordenador de Marketing do Grupo Gazin, explica que o segredo para aplicar táticas de merchandising efetivas no varejo é enxergar a loja não com um olhar de gestor ou de vendedor, mas, sim, com o olhar de cliente.

Nós temos sempre como princípio básico a percepção do cliente na entrada da loja. Toda a abordagem e estrutura é feita para que quando o cliente chegue na loja ele se depare com coisas que chamem a atenção”, frisa.

Aprenda outras dicas valiosas sobre merchandising no varejo assistindo à entrevista com o especialista:

E-book gratuito:
Guia de Merchandising para Varejo

táticas de merchandisingApós ouvirmos de nossos clientes que uma de suas principais dificuldades era saber como arrumar o PDV, conversamos com diversos especialistas na área de Merchandising para que eles pudessem dar suas dicas e conselhos sobre como organizar e decorar o ponto de venda de forma atraente e inteligente, que não apenas chame a atenção dos clientes, mas que também contribua para o aumento das vendas.

Como resultado dessa pesquisa, criamos o Guia de Merchandising para Varejo.

Ele reúne 35 dicas sobre como expor os produtos em sua loja de maneira estratégica

CLIQUE AQUI e baixe gratuitamente este material.

Boa leitura e ótimas vendas!

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