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Como fazer da tecnologia uma aliada da sua loja

Como fazer da tecnologia uma aliada da sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/06/18

A evolução da tecnologia e o impacto dessas transformações no seu trabalho no varejo o assusta? Está na hora de mudar essa perspectiva! Para ajudá-lo nessa jornada de adaptação a esse mundo novo, conversamos com três grandes nomes do mercado:

Os três estiveram no 1º Superfórum, evento realizado pela DMCard, ao qual a equipe do Blog do Varejo foi como convidada. A seguir, confira os destaques das entrevistas concedidas por eles aos nossos jornalistas e entenda de uma vez por todas como a tecnologia pode ser sua aliada!

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A tecnologia e as pessoas

A primeira grande lição de Alberto Serrentino é simples, mas muito importante: “não pense na transformação digital apenas como a utilização de ferramentas modernas e revolucionárias para o seu negócio. A transformação digital se faz, acima de tudo, pelas pessoas, não pela tecnologia”, declara.

Como usar a tecnologia no dia a dia da sua empresa - Alberto Serrentino

Alberto Serrentino – Foto: João Guilherme Brotto, Handmade Content

Na sequência, ele acrescenta: “Primeiro, é necessário mudar a maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia e como organizam o negócio. Para, então, verificar como é possível utilizá-la para gerar mais valor para o cliente”.

Com isso em mente, pare e pense:

Sua equipe está preparada para utilizar as ferramentas digitais corretamente?

Como destaca Eduardo Terra, não existe uma nova estratégia, sem uma nova cultura digital. “Não vamos fazer um varejo do futuro sem cuidar das pessoas, sem repensar o perfil da liderança e das equipes. Antes das tecnologias, processos e inovações, as mudanças devem ocorrer com a cultura da empresa e com as pessoas”.

Para isso, você precisa:  

  • Promover um ambiente de trabalho aberto e participativo.
  • Ter pessoas com vivência digital na sua equipe.
  • Investir em cursos específicos, para treinar e desenvolver a equipe no mundo digital.

Tudo isso, é claro, precisa de tempo para ser implementado.

Seu papel, então, é entender a importância dessas ações e iniciar um trabalho de transformação cultural na sua empresa.

Os resultados podem não surgir da noite para o dia, mas com certeza ajudarão a garantir o sucesso perene da sua loja. É isso que você quer, não?

Artigos complementares:

As perguntas que não podem faltar

Eduardo Terra explica que a tecnologia deve ser útil para duas coisas: melhorar a experiência de compra de um cliente e/ou reduzir os custos. “Ela pode ser utilizada, por exemplo, para oferecer mais produtos, de forma digital, além daqueles disponíveis na loja física. Ou ainda para realizar cobranças, reduzindo atritos e burocracias”, indica.

O especialista aponta que o segredo para utilizar a tecnologia de maneira eficiente é conhecer o cliente e descobrir como as ferramentas digitais podem beneficiá-lo. Assim, você poderá investir no que tem valor para o seu consumidor!

Neste sentido, o presidente da SBVC destaca que na hora de decidir em quais tecnologias investir, você precisa fazer as seguintes perguntas:

  • Como é o comportamento do meu cliente?
  • Quais ferramentas ele está utilizando para buscar informações e tomar uma decisão de compra?
  • Como surgem as demandas e os desejos desse cliente?
  • Como tal tecnologia pode beneficiar o cliente?

Decisões baseadas nesses questionamentos definitivamente têm muito mais chances de sucesso do que decisões feitas com base em simples “achismos”.

Eduardo Terra – Foto: João Guilherme Brotto, Handmade Content

Leituras complementares:

Tecnologia para todos

Sabe aquela história de que grandes empresas têm mais acesso à tecnologia de ponta e, por isso, mais chances de sucesso? Isso ficou no passado!

Serrentino explica essa não é mais uma desvantagem do pequeno negócio. Afinal, a tecnologia passou a ser um serviço (e não mais um produto), e pode ser utilizada pelas empresas de acordo com a sua necessidade, em grande ou pequena escala. “Além desse acesso, as pequenas empresas têm a vantagem de um negócio mais enxuto, focado e ágil”, ressalta.

Neil Stern entra na conversa e acrescenta: “As pequenas empresas podem ainda ser muito boas no atendimento ao cliente, na personalização da loja e em fazer escolhas certas para os mercados locais. Elas não precisam ter medo da falta de escala e da concorrência com as grandes empresas. Precisam ter medo do apego às tradições e da irrelevância”.

Como usar a tecnologia – Neil Stern

Neil Stern – Foto: João Guilherme Brotto, Handmade Content

Stern conclui dizendo que o segredo do sucesso das pequenas empresas é manter o foco e estabelecer prioridades!

Para isso, pare e pense: O que o cliente busca na sua empresa? No que você consigo competir no mercado? O que tem gerado rentabilidade na sua empresa?

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Plataformas digitais, relacionamento humano

Perspectivas para o futuro

futuro do varejo

Por mais que o avanço tecnológico surpreenda, os especialistas acreditam que as lojas físicas continuarão existindo, mas não serão apenas um ponto de compra e venda. Elas terão muitos papéis, sendo também um espaço de informações, conhecimento, entretenimento e convivência.  

Segundo Serrentino, sobreviverão as lojas que proporcionarem baixo atrito e grande experiência. “Precisa sobrar muita coisa boa, para que as pessoas queiram estar lá. O segredo é sempre olhar para o cliente e estar integrado com o mundo digital”.

Boas reflexões, não é mesmo?

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para garantir o sucesso do seu negócio, reduzindo custos e garantindo uma grande experiência ao consumidor!

Lembre-se: mais do que ferramentas, é preciso ter uma equipe bem desenvolvida com os meios digitais, entender as necessidades do seu cliente e oferecer produtos e serviços de forma personalizada. E há muito conteúdo aqui no Blog do Varejo que pode ser útil neste sentido. Dê uma boa navegada em nosso site e aprenda muito!

Sucesso e boas vendas!

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