A evolução da tecnologia e o impacto dessas transformações no seu trabalho no varejo o assusta? Está na hora de mudar essa perspectiva! Para ajudá-lo nessa jornada de adaptação a esse mundo novo, conversamos com três grandes nomes do mercado:
Os três estiveram no 1º Superfórum, evento realizado pela DMCard, ao qual a equipe do Blog do Varejo foi como convidada. A seguir, confira os destaques das entrevistas concedidas por eles aos nossos jornalistas e entenda de uma vez por todas como a tecnologia pode ser sua aliada!
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A primeira grande lição de Alberto Serrentino é simples, mas muito importante: “não pense na transformação digital apenas como a utilização de ferramentas modernas e revolucionárias para o seu negócio. A transformação digital se faz, acima de tudo, pelas pessoas, não pela tecnologia”, declara.
Na sequência, ele acrescenta: “Primeiro, é necessário mudar a maneira como as pessoas se relacionam com a tecnologia e como organizam o negócio. Para, então, verificar como é possível utilizá-la para gerar mais valor para o cliente”.
Com isso em mente, pare e pense:
Como destaca Eduardo Terra, não existe uma nova estratégia, sem uma nova cultura digital. “Não vamos fazer um varejo do futuro sem cuidar das pessoas, sem repensar o perfil da liderança e das equipes. Antes das tecnologias, processos e inovações, as mudanças devem ocorrer com a cultura da empresa e com as pessoas”.
Para isso, você precisa:
Tudo isso, é claro, precisa de tempo para ser implementado.
Seu papel, então, é entender a importância dessas ações e iniciar um trabalho de transformação cultural na sua empresa.
Os resultados podem não surgir da noite para o dia, mas com certeza ajudarão a garantir o sucesso perene da sua loja. É isso que você quer, não?
Eduardo Terra explica que a tecnologia deve ser útil para duas coisas: melhorar a experiência de compra de um cliente e/ou reduzir os custos. “Ela pode ser utilizada, por exemplo, para oferecer mais produtos, de forma digital, além daqueles disponíveis na loja física. Ou ainda para realizar cobranças, reduzindo atritos e burocracias”, indica.
O especialista aponta que o segredo para utilizar a tecnologia de maneira eficiente é conhecer o cliente e descobrir como as ferramentas digitais podem beneficiá-lo. Assim, você poderá investir no que tem valor para o seu consumidor!
Neste sentido, o presidente da SBVC destaca que na hora de decidir em quais tecnologias investir, você precisa fazer as seguintes perguntas:
Decisões baseadas nesses questionamentos definitivamente têm muito mais chances de sucesso do que decisões feitas com base em simples “achismos”.
Sabe aquela história de que grandes empresas têm mais acesso à tecnologia de ponta e, por isso, mais chances de sucesso? Isso ficou no passado!
Serrentino explica essa não é mais uma desvantagem do pequeno negócio. Afinal, a tecnologia passou a ser um serviço (e não mais um produto), e pode ser utilizada pelas empresas de acordo com a sua necessidade, em grande ou pequena escala. “Além desse acesso, as pequenas empresas têm a vantagem de um negócio mais enxuto, focado e ágil”, ressalta.
Neil Stern entra na conversa e acrescenta: “As pequenas empresas podem ainda ser muito boas no atendimento ao cliente, na personalização da loja e em fazer escolhas certas para os mercados locais. Elas não precisam ter medo da falta de escala e da concorrência com as grandes empresas. Precisam ter medo do apego às tradições e da irrelevância”.
Stern conclui dizendo que o segredo do sucesso das pequenas empresas é manter o foco e estabelecer prioridades!
Para isso, pare e pense: O que o cliente busca na sua empresa? No que você consigo competir no mercado? O que tem gerado rentabilidade na sua empresa?
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Por mais que o avanço tecnológico surpreenda, os especialistas acreditam que as lojas físicas continuarão existindo, mas não serão apenas um ponto de compra e venda. Elas terão muitos papéis, sendo também um espaço de informações, conhecimento, entretenimento e convivência.
Segundo Serrentino, sobreviverão as lojas que proporcionarem baixo atrito e grande experiência. “Precisa sobrar muita coisa boa, para que as pessoas queiram estar lá. O segredo é sempre olhar para o cliente e estar integrado com o mundo digital”.
Boas reflexões, não é mesmo?
Esperamos que essas dicas sejam muito úteis para garantir o sucesso do seu negócio, reduzindo custos e garantindo uma grande experiência ao consumidor!
Lembre-se: mais do que ferramentas, é preciso ter uma equipe bem desenvolvida com os meios digitais, entender as necessidades do seu cliente e oferecer produtos e serviços de forma personalizada. E há muito conteúdo aqui no Blog do Varejo que pode ser útil neste sentido. Dê uma boa navegada em nosso site e aprenda muito!
Sucesso e boas vendas!