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Como inovar na hotelaria usando tecnologia

Como inovar na hotelaria usando tecnologia

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/09/17

Com 4 mil hotéis em 70 países, o Grupo Hilton é sinônimo de sucesso na hotelaria. E a busca constante por inovação é uma das grandes responsáveis pelos resultados positivos da rede. Sabendo disso e tendo em mente que boas histórias sempre têm muito a ensinar, compartilhamos hoje duas iniciativas recentes da empresa que têm muito a ensinar. Acompanhe e aprenda!

O ponto de partida

Recentemente, o Hilton percebeu que os clientes estão acostumados a controlar tudo com a palma das mãos em seu smartphone, e que a empresa poderia utilizar isso a seu favor.

Com base nessa preferência do público, a rede lançou duas importantes ferramentas: o check-in digital e a chave digital. Funcionalidades disponíveis apenas no aplicativo para os membros do Hilton Honors (programa de fidelidade da marca).

A ferramenta dá a possibilidade de os próprios hóspedes fazerem a reserva, escolherem o quarto de hotel, efetuarem o check-in e, ao chegar na porta do quarto, destrancar a chave e aproveitar a estadia por meio de um comando do celular. Os vídeos abaixo mostram como isso funciona, na prática:

Em seu site oficial, o Hilton revelou que mais de duas milhões de portas, em 400 hotéis, foram abertas por meio do aplicativo em um ano. Além disso, foram feitos mais de 55 mil comentários sobe a chave digital. A maioria segue a linha destes dois:  

  • “Este é um benefício extremamente conveniente para um membro do Hilton Honors.”
  • “Para um viajante frequente como eu, a capacidade de selecionar o meu quarto e ignorar a recepção é uma vantagem competitiva. Nenhum outro grupo hoteleiro oferece esse tipo de serviço.”

Além de poder destrancar a porta do próprio quarto com o celular, o aplicativo também torna possível o acesso a outras áreas de lazer do hotel sem precisar passar pela recepção. Uma ótima hospitalidade e uma ótima experiência elevam o valor da marca aos clientes”, diz Geraldine Calpin, CMO do grupo Hilton, em vídeo divulgado pela Google.

O que aprender com essa inovação do grupo Hilton

Mas, calma, você não precisa necessariamente copiar a ideia do Grupo Hilton para ter bons resultados apostando em inovação. É possível encontrar soluções mais simples e adequadas à sua realidade tendo as lições da gigante como base. Para isso:

1) Conheça seus clientes!

hiltonSaber quais são as preferências de quem frequenta seu hotel ou pousada facilita a identificação das áreas  que merecem mais atenção em termos de investimento em tecnologia.

Saiba mais:

2) Alinhe as inovações às necessidades dos hóspedes.

hiltonUma coisa leva à outra: se você conhece bem seu cliente, fica mais fácil saber que tipo de inovação pode ser útil para ele. Dessa forma, a tecnologia funciona como uma ferramenta de fidelização.

Saiba mais:

3) Entenda a importância do mobile.

hiltonOs dispositivos móveis, especialmente os smartphones, são parte importante do processo de compra na hotelaria. Incluir esse canal no processo de reserva e comunicação com os hóspedes vai agregar muitos pontos na satisfação do seu público.

Saiba mais:

4) Facilite ao máximo o processo de reserva.

hiltonO objetivo do grupo Hilton ao implantar essas ferramentas era eliminar atritos na compra. Leve essa lição em consideração e pense em maneiras de evitar complicações para o hóspede. Afinal, quanto mais fácil for para fechar a reserva, maiores serão as chances de o seu estabelecimento ser escolhido.

Saiba mais:

5) Valorize os integrantes do seu programa de fidelidade.

hiltonSeguir o exemplo do grupo Hilton e oferecer acesso a ferramentas tecnológicas apenas para os integrantes do programa de fidelidade é uma excelente maneira de conquistar mais hóspedes fiéis.

Saiba mais:

Boas lições, não é mesmo?

Esperamos que essas dicas possam inspirá-lo a fazer ações parecidas em seu estabelecimento. E não pense que só grandes redes como o Hilton podem inovar. Não importa o tamanho do seu negócio, sempre é possível desenvolver maneiras criativas de facilitar a vida do seu hóspede. Seja por meio de um aplicativo próprio ou um canal de terceiros, como o WhatsApp, por exemplo. Até porque, como diz a CMO do grupo Hilton,não inovar é correr o risco de perder clientes! Não é isso que você quer, é?

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui embaixo. Vamos fazer o possível para ajudá-lo a inovar e, assim, encantar e fidelizar cada vez mais hóspedes!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Dilvulgação
Informações: Newsroom Hilton

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