fbpx

Nossas Sugestões

Tendência wellness – a importância do bem-estar na hotelaria

Tendência wellness – a importância do bem-estar na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/07/17

Você já ouviu falar na tendência wellness? Quer aprender mais sobre esse conceito? Continue lendo este artigo e entenda como o mercado do bem-estar tem movimentado o turismo no mundo inteiro, confira as principais tendências desta área e entenda como esses serviços podem ajudar seu estabelecimento a atrair mais hóspedes.

Tendência wellness no turismo

Muitos turistas viajam para fazer atividades como caminhadas, ciclismo ou surf. Enquanto outros procuram um retiro para relaxamento e busca da paz interior. Têm também aqueles que não querem abandonar a sua rotina de exercícios enquanto estão fora de casa e, por isso, prezam por hotéis que tenham academia que funcione 24 horas por dia.

Todos esses viajantes têm algo em comum: eles buscam atividades que promovam saúde física e mental.

tendência wellnessEsta é uma tendência mundial que vem sendo adotada por hotéis e que é conhecida como “wellness” (“bem-estar”, em tradução livre). Para você ter uma ideia, este mercado movimentou cerca de US$ 3,7 trilhões na economia global em 2016, segundo levantamento da Global Wellness Summit.

Cidades em todo o mundo estão criando iniciativas para acompanhar a tendência wellness.

  • O estado de Guanajuato, no México, criou uma Associação de Turismo e Bem-Estar.
  • O Ministério de Turismo de Aruba lançou um mês da beleza.
  • E Palm Beach, na Flórida, escolheu outubro como o mês do spa e bem-estar.

John Power, especialista em vendas e gestão com mais de 15 anos de experiência no setor de hospitalidade, dá a dica: “A tendência wellness, sem dúvida, tornou-se um grande negócio, e inúmeros hotéis agora estão promovendo uma variedade de serviços e amenidades para atrair hóspedes que buscam um estilo de vida mais saudável.”

Exemplos da tendência wellness

Veja algumas iniciativas que hotéis pelo mundo têm promovido para abraçar a tendência wellness:

  • tendência wellnessWestin Hotels & Resorts criou diversas categorias de bem-estar: o Eat Well, Work Well, Sleep Well e Play Well. Estes serviços promovem atividades e ações como: uma alimentação balanceada, de acordo com a necessidade do hóspede (oferecendo alimentos que melhoram o sono, por exemplo); aluguéis de equipamentos para treinos, com a ajuda de um “concierge de corrida”; e uma sessão de óleos essenciais que ajudam a relaxar.
  • Kimpton Hotels além de oferecer cardápios saudáveis, com ingredientes de origem local, disponibiliza em todos os quartos tapetes para yoga e bicicletas para uso gratuito.
  • tendência wellnessOs hotéis de luxo também estão adotando a tendência wellness. O Six Senses Hotels Resorts Spas, da Tailândia, por exemplo, tem um programa criado por um médico de renome internacional especializado em tratamentos para o sono. O objetivo é fazer com que os hóspedes consigam aproveitar principalmente a última noite de descanso. Para isso, são oferecidos itens especialmente pensados no relaxamento total, tais como pijamas de fibras de bambu, máscara de olhos e produtos com aromas de jasmim. E ainda, um aplicativo monitora a qualidade do sono dos hóspedes, para certificar-se de que o programa tem eficácia.

O despertar na tendência wellness

tendência wellness

O bem-estar pode começar quando o hóspede abre os olhos e desperta para um novo dia. Alguns hotéis já oferecem aparelhos para exercícios dentro do próprio quarto, para que os viajantes não precisem se deslocar a uma sala compartilhada para fazer exercícios

Esta tendência foi abraçada pelo Kameha Grand Zurich, na Suíça. Cada quarto vem com uma mini mesa de pingue-pongue, pesos, parede de treino e esteiras.

Contudo, bem-estar não está relacionado apenas à prática de exercícios.tendência wellness Acordar com tranquilidade pode fazer parte dessa experiência. 

Neste sentido, um hotel de Cleveland, Estados Unidos, oferece um simulador de amanhecer. O hóspede programa seu despertar e, quando o horário chega, gradualmente, o quarto vai sendo iluminado para que ele tenha uma boa experiência ao acordar.

8 tendências wellness para 2017

O estudo Global Wellness Summit elencou as oito principais tendências que os hotéis devem adotar para atender ao hóspede que procura bem-estar:

1 – Sauna reinventada

O estudo aposta que esta tendência, que nasceu na Europa, deve se espalhar rapidamente pelo mundo. Não são saunas solitárias, mas sim salas compartilhadas, em que os hóspedes são entretidos com apresentações de teatro e dança enquanto relaxam.

2 – A arquitetura do bem-estar

Esta é uma das tendências wellness mais significativas. Nela, a estrutura do estabelecimento é desenvolvida baseando-se em elementos que contribuam para a saúde física e mental dos hóspedes. Por exemplo: há plantas no interior do hotel para melhorar a qualidade do ar, faz-se investimento em energia renovável e limpa etc.

3 – Silêncio

Os ruídos de telefones e interferências tecnológicas atrapalham quem está em busca do bem-estar. Alguns locais já adotam a “desintoxicação digital” nas atividades que promovem, para que todos tenham uma experiência ótimo. Ainda de acordo com o relatório, todos os espaços devem ser mais silenciosos.

4 – Arte e criatividade

Os hóspedes devem ser apresentados a novas formas de arte, música, literatura e dança – tanto para apreciar quanto para participar. Há uma forte conexão entre criatividade e bem-estar, e isso pode ser ainda mais eficaz do que apenas promover cuidados com a beleza.

5 – O bem-estar e a beleza

A tendência é valorizar a beleza como um todo, não apenas na aparência externa. Isso começa com um movimento do artificial para o orgânico e da busca pelo bem-estar interno para refletir na beleza exterior.

6 – Bem-estar mental

Com níveis crescentes de estresse, ansiedade e depressão em todas as camadas da sociedade, é muito forte o apelo para promover a saúde da mente e do corpo. Sessões de yoga e meditação farão com que os hóspedes tenham uma relação mais saudável consigo mesmos.

7 – Abrindo as portas para quem tem câncer

Normalmente, empresas de spa e bem-estar excluíam este tipo de hóspede por falta de informação ou receio de políticas de seguro complicadas. Mas, atualmente, existem fortes evidências médicas de que atividades de bem-estar trazem ótimos resultados a pessoas em tratamento, basta treinar e capacitar profissionais para auxiliar estes hóspedes especiais.

8 – Bem-estar para todas as classes sociais

Antes, a ideia de bem-estar era um luxo para quem poderia se hospedar em estabelecimentos de alto padrão. Atualmente, todos os hotéis podem e devem proporcionar iniciativas alinhadas à tendência wellness, independente de seu público. Essa é, inclusive, uma ótima maneira de se destacar no mercado e atrair cada vez mais hóspedes.

Bacana, não é mesmo?

Seu hotel ou pousada já oferece serviços alinhados à tendência wellness? Ficou com alguma dúvida em relação a esses serviços? Deixe um comentário com suas perguntas e observações. O próximo artigo pode responder suas dúvidas e contar sua história!

Sucesso!

Leia também:

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


6 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

6

comentários em "Tendência wellness – a importância do bem-estar na hotelaria"

Comentar