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4 tendências de atendimento para lojas físicas

4 tendências de atendimento para lojas físicas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/01/17

As lojas virtuais irão substituir as lojas físicas!

Essa foi a previsão que muitos especialistas fizeram quando a compra e a venda de produtos e serviços pela internet começou a ganhar adeptos e defensores Brasil e mundo afora.

Cerca de 20 anos depois, podemos dizer que, na prática, não foi isso que aconteceu. Apesar do crescimento do e-commerce, a experiência presencial na loja ainda é fundamental para os consumidores.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que, no primeiro trimestre de 2016, 92% das vendas do varejo foram feitas em lojas físicas – e apenas 8% na web.

No entanto, é claro que o e-commerce mudou radicalmente a forma de vender e se relacionar com os clientes na loja física. Por isso, para se manter relevante no mercado, seu negócio precisa acompanhar as mudanças e oferecer o que o consumidor de hoje busca.

Pensando em ajudá-lo nesse sentido, apresentamos a seguir as principais tendências para lojas físicas para este ano e para os próximos. Confira e entenda como se destacar no mercado aliando tecnologia com atendimento humanizado:

1 – Ferramentas digitais como assistentes de compra

A tecnologia no varejo não está restrita apenas às operações na web. A experiência do consumidor na loja física também pode ser aprimorada por meio do uso de ferramentas digitais no sentido de facilitar o processo de compra e orientar os compradores.  

Seja com um aplicativo da loja que orienta o cliente o cliente mostrando mais informações sobre os produtos, ou com dispositivos como os beacons, que enviam promoções para os smartphones dos consumidores enquanto eles estão no estabelecimento, a tecnologia deve estar cada vez mais presente também nas vendas off-line.

Saiba mais:

2 – A importância do fator humano no atendimento

As lojas virtuais podem ser mais eficientes que as lojas físicas em vários aspectos. No entanto, uma coisa é inegável: o toque humano ainda é um fator que faz com que a experiência presencial seja insubstituível pelo e-commerce!

A verdade é que diante de tanta tecnologia, a conversa olho no olho e o relacionamento com os lojistas e vendedores ainda é o que muitos consumidores priorizam na hora de comprar algo. Nunca foi tão importante investir em ações para garantir que o tempo que o cliente passa em seu estabelecimento seja agradável e proveitoso.

Saiba mais:

3 – Consultoria para compras futuras

Na web, os clientes têm acesso a diferentes informações, vindas de diferentes fontes. Por isso, quando querem entender melhor sobre algo que lhes interessa, cada vez mais eles irão às lojas físicas em busca de uma “orientação de especialista”. Isso significa que muitos compradores devem ir à loja simplesmente com o objetivo de se informar, e não comprar imediatamente.

Os vendedores precisam estar preparados para oferecer as informações que os consumidores buscam mesmo que depois não consigam fechar aquela venda. Essa orientação faz parte do processo de atração e conquista do cliente. E quanto melhor a loja atender o consumidor, quanto mais ela o ajudar, melhor será o relacionamento e, assim, maiores serão as chances de ele comprar nela e também de recomendá-la no futuro.

Saiba mais:

4 – Atendimento personalizado

Em meio a tantas opções de onde comprar, o consumidor vai priorizar a empresa que mostra que o entende e que oferece opções personalizadas de acordo com suas preferências e necessidades. Muitas vezes, por exemplo, o cliente prefere comprar na loja do seu bairro, onde o vendedor já o conhece e sabe do que ele gosta, a comprar pela internet de uma empresa qualquer.

Ao mesmo tempo, por meio de ferramentas digitais – tais como o CRM, por exemplo -, a tecnologia também permite que o lojista conheça melhor seus consumidores e, assim, ofereça produtos e serviços específicos para cada perfil de cliente.

Saiba mais:

O que achou dessas tendências? Isso já é realidade aí em sua loja? Tem alguma dúvida sobre como colocar em prática essas estratégias? Deixe um comentário com suas perguntas e considerações sobre esse artigo. Conhecer seu ponto de vista é muito importante para nós e vai nos ajudar a preparar materiais cada vez mais alinhados às suas necessidades!

Boas vendas!

Imagens: Freepik  |   Informações: NRF

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