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Tendências de compra online para o final de 2017

Tendências de compra online para o final de 2017

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/11/17

A cada ano que passa, o e-commerce tem adquirido um papel mais importante nas vendas de fim de ano. Em 2017, de acordo com um estudo divulgado pelo SPC Brasil, a internet deve ser o principal canal para os consumidores adquirirem os presentes de Natal. Leia este artigo para conhecer as principais tendências de compra online para o fim do ano e prepare sua loja para atender com eficiência os clientes na web!

A importância do e-commerce nas vendas de fim de ano

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Um levantamento feito nas 27 capitais brasileiras indica que:

  • 40% dos consumidores comprarão presentes no e-commerce.
  • 54% comprarão lembranças de fim de ano pela web.
  • 36% darão preferência aos centros comerciais na hora de fazer suas compras de Natal.

Ou seja, tudo indica que mais clientes optarão por comprar pela internet. Mas sabemos que não é tão simples assim: os consumidores da atualidade utilizam diferentes canais para adquirir produtos.

Na prática, isso significa que as lojas físicas e o e-commerce se complementam no processo de compra atual. E é sobre essa e outras tendências de compra online que falamos a seguir!

Tendências de compra online para o fim de ano em 2017

Quer entender mais sobre o comportamento do consumidor na web e conhecer as principais tendências de compra online para este fim de ano? Conheça as principais descobertas de uma pesquisa realizada pela Criteo, empresa internacional de marketing para e-commerce.

O estudo analisou o comportamento do consumidor durante o final de 2016 e identificou algumas das principais tendências de compra online para este fim de ano. Apesar de o estudo estar focado no público dos Estados Unidos, indica importantes movimentações que acontecem também no mercado brasileiro. Acompanhe!

3 estágios de compras no final de ano

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Segundo a análise da empresa, existem três principais estágios de compras no final de ano:

  • Estágio 1 – Black Friday e Cyber Monday. Os consumidores que fazem compra neste estágio estão aproveitando as promoções de Black Friday e Cyber Monday para fazer compras maiores e também já garantir alguns presentes de Natal.

Dica para aproveitar a fase 1! Faça promoções de produtos de maior valor agregado.

  • Estágio 2 – As primeiras semanas de dezembro. Nesta época, os clientes compram produtos mais baratos – as famosas “lembrancinhas” de Natal. Apesar de o ticket médio por produto ser menor nesse estágio, o volume é maior.

Dica para aproveitar a fase 2! Faça promoções envolvendo a compra de produtos em conjunto.

  • Estágio 3 – A semana que antecede o Natal. Muitos clientes deixam para comprar presentes em cima da hora. Nesse momento, mais do que preço, os consumidores valorizam entrega rápida, já que eles têm pouco tempo antes do Natal.

Dica para aproveitar a fase 3! Ofereça uma entrega mais rápida por um valor adicional.

Oportunidades pós-Cyber Monday

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O levantamento da Criteo identificou que muitos clientes pesquisam vários produtos durante as promoções de Black FridayCyber Monday, mas acabam não comprando.

Nesse sentido, há uma grande oportunidade para os varejistas conquistarem esses clientes indecisos após essas datas especiais. Uma maneira de fazer isso é enviando um e-mail direcionado ao cliente, oferecendo o produto em questão.

Por exemplo:

  • Se o cliente ficou muito tempo na página de celulares e até colocou um modelo no carrinho, mas não levou, que tal enviar um e-mail com uma condição especial para ele comprar o produto? Essa condição especial pode ser a manutenção do desconto de Cyber Monday por mais um dia ou algo a mais, como uma entrega gratuita.

Dica de leituraComo reverter o abandono de carrinho no e-commerce

Compras mobile nos finais de semana

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Os dados mostram que há um aumento nas compras online feitas por dispositivos móveis nos finais de semana. Isso indica que os clientes aproveitam o tempo livre para pesquisar e comprar os presentes de Natal.

Sua loja online pode aproveitar essa tendência das seguintes maneiras:

  • Em primeiro lugar, o site da sua loja na web precisa se adaptar ao acesso mobile.
  • Para incentivar os clientes a fazerem compras por esse canal, utilize botões que facilitem o processo de fechamento. Chamadas como “compra agora!”, por exemplo, são uma boa alternativa.
  • Envie e-mails com promoções de possíveis presentes de Natal durante o fim de semana, com links já direcionando o cliente para a página do fechamento de compra.

Dica de leituraComo conquistar o consumidor mobile

Multicanal é a norma

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Uma das tendências de compra online mais importantes para este fim de ano é a atuação da loja em multicanais. Estar presente em diferentes plataformas já não é uma opção, e sim uma necessidade para alcançar os consumidores da atualidade.

Alguns dados importantes nesse sentido:

  • 74% dos consumidores dizem já terem feito uma compra online após ver o produto em uma loja física.
  • 66% afirmam que fazem pesquisas online e compram na loja física.
  • 79% dos clientes dizem que utilizam o sistema de comprar online e coletar o produto na loja sempre que há essa possibilidade.
  • Desses, 71% afirmam que fazem compras adicionais na loja ao coletar o item.

É possível perceber que os canais de compra online e off-line já não têm um limite claro para os consumidores atuais. Por isso, as lojas que oferecerem a possibilidade de o cliente ter uma experiência linear entre a web e loja física, com certeza sairão na frente – não só no fim do ano, como também em 2018!

Dica de leitura: Guia gratuito: Multicanal para pequenos varejistas

Esperamos que essas dicas ajudem você a aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas de dezembro. Agora que você já conhece as principais tendências de compra online para este fim de ano, analise quais delas você pode aplicar em seu negócio e conquiste a preferência dos consumidores nesta época.

Bons negócios de fim ano!

Informações: Criteo   |   Imagens: Freepik; Flaticon

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