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Principais tendências de consumo para 2017 (parte 2)

Principais tendências de consumo para 2017 (parte 2)

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/04/17

Na primeira parte deste conteúdo, você conheceu cinco das principais tendências de consumo para 2017. São elas:

1 – O consumidores mais velhos estão mais ativos e mais exigentes.

2 – As crianças têm um papel cada vez mais importante na decisão de compra das famílias.

3 – Os consumidores estão em busca de produtos e serviços especiais, extraordinários.

4 – Os consumidores exigem mais rapidez das empresas e também tomam decisões de forma mais rápida.

5 – Os consumidores atuais valorizam a autenticidade na hora de escolher de quem e o que comprar.

Perdeu a primeira parte desse conteúdo? Clique aqui para ler e saber mais sobre as tendências citadas acima.tendências de consumo para 2017

Hoje, dando continuidade ao debate, apresentamos mais cinco tendências de consumo para 2017, completando a lista apontada no relatório Top 10 Global Consumer Trends for 2017, desenvolvido pela consultoria Euromonitor International. 

Vamos lá?

Tendências de consumo para 2017

6 – Consumidores em busca da identidade

tendências de consumo para 2017Seja por conta do debate em relação aos imigrantes ou por conta da crescente luta pela igualdade de gênero, as pessoas estão cada vez mais buscando maneiras de formar e reafirmar suas identidades, independentemente de preconceitos e padrões já estabelecidos.

E isso se reflete na forma como elas se relacionam com empresas. Os consumidores da atualidade buscam comprar de marcas que estejam alinhadas aos seus propósitos e que os ajudem a desenvolver e defender sua identidade.

Para pensar:

Uma maneira de sua loja seguir essa tendência de consumo para 2017 é envolvendo-se na comunidade em que atua. Assim, sua marca reafirma sua identidade perante os clientes daquela região e, ao mesmo tempo, contribui para o desenvolvimento da identidade dos locais.

–> Clique aqui e aprenda a importância de envolver-se com a sua comunidade para ganhar a confiança e a lealdade de seus clientes.

7 – Quanto mais personalizado, melhor

tendências de consumo para 2017Os clientes atuais não querem mais se sentir apenas mais um no meio da multidão. Na hora de escolherem de quem e o que consumir, eles darão preferência às empresas que mostrarem que conhecem suas necessidades específicas.

Para o consumidor contemporâneo, quanto mais personalizado, melhor. Por trás dessa tendência está a importância de as empresas conhecerem de forma cada vez mais aprofundada seus diferentes públicos e oferecerem produtos e serviços direcionados para grupos específicos.

Para pensar:

Quais são as ações que a sua loja tem feito para coletar informações sobre seus clientes? E, ainda, de que forma esses dados estão sendo utilizados para melhorar o relacionamento com o público? Entender quem são seus consumidores é fundamental para qualquer negócio que queira ter sucesso no mercado atual. 

–> Clique aqui para entender o conceito de “persona” e saber como isso pode ajudá-lo a seguir essa tendência de consumo para 2017.

8 – A relevância do pós-compra

tendências de consumo para 2017O estudo da Euromonitor garante: em 2017, os consumidores prestarão muito mais atenção na experiência de pós-compra e levarão isso em consideração na hora de avaliar as empresas e seus os produtos e serviços. O relatório aponta que, para atender as necessidades dos clientes até o final da jornada de compra, empresas devem oferecer pacotes com serviços de assistência pós-venda.

A pesquisa aponta ainda que as avaliações dos clientes nesse pós-venda têm um papel importante na decisão de compra dos novos consumidores, o que reforça a relevância de oferecer atendimento e serviços satisfatórios após o fechamento da compra.

Para pensar:

Para que o pós-venda da sua loja traga resultados positivos, ele precisa ser muito bem planejado. É como Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo, ensina: “O verdadeiro pós-venda começa muito antes do fechamento, da abordagem e da negociação. A preocupação e o planejamento da continuidade do ciclo precisam acontecer já no momento do preparo da venda, pois é lá que serão definidas várias das ações que determinarão como sua roda da venda girará.”

–> Clique aqui e conheça nosso guia de pós-venda que vai ajudá-lo nesse sentido.

9 – Consumidores querem mais segurança e privacidade

tendências de consumo para 2017As pessoas querem ter mais segurança e privacidade, elas querem ter a sensação de que estão no controle da situação – e isso não é diferente na hora de consumirem algo. Sua empresa pode seguir essa tendência de consumo para 2017 seja por meio de produtos e serviços que ajudem o cliente a se sentir mais seguro, ou ainda assegurando a privacidade dos dados e proteção contra fraudes financeiras.

Para pensar:

Quanto mais credibilidade sua loja tiver, mais seguro a comprar em seu estabelecimento o cliente estará. Você sabia que a segurança é uma das principais questões que ainda faz com que as pessoas tenham receio de comprar pela internet? Reforçar a credibilidade e a segurança da sua loja é importante para conseguir conquistar a confiança do consumidor atual.

–> Clique aqui e saiba como fazer isso.

10 – A saúde como símbolo de status

tendências de consumo para 2017Ter um estilo de vida mais saudável tem se tornado um fator importante para o estabelecimento de status na sociedade atual, segundo o relatório da Euromonitor. Nesse sentido, uma das tendências de consumo para 2017 é que os consumidores estão mais dispostos a pagar por produtos e serviços que os ajudem a serem mais saudáveis.

Seja por meio de aplicativos para exercício físico ou com serviços que facilitam o preparo de comidas em casa, a busca pelo título de “fit” ou “saudável” tem movido grande parte dos consumidores atuais.

Para pensar:

Quais são os produtos da sua loja que podem ajudar seus clientes a serem mais saudáveis? Nem sempre eles estão diretamente relacionados a esse conceito, mas avalie a utilidade deles no dia a dia de quem busca esse estilo de vida. Exemplos: o liquidificador pode ajudar a fazer sucos naturais; o forno elétrico pode ser um incentivo para fazer seu próprio pão; um celular mais potente pode ser recomendado para quem gosta de aplicativos fitness, e assim por diante. O segredo está, novamente, em conhecer muito bem seus clientes para entender como direcionar o uso dos seus produtos e serviços de acordo com as necessidades deles.

–> Clique aqui e conheça algumas dicas sobre como personalizar a experiência de compra do cliente no varejo.

Esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo a conhecer melhor o perfil do consumidor da atualidade e também a entender como sua loja pode se adaptar para atender as necessidades dos seus clientes. Se ficou com alguma dúvida sobre as tendências de consumo, deixe um comentário aqui embaixo. Sua pergunta pode ser nossa inspiração para um novo artigo aqui do blog!

Informações: Euromonitor International  

Imagens: Freepik

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