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Tendências de marketing no mercado de viagens em 2019

Tendências de marketing no mercado de viagens em 2019

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/02/19

Para alcançar os viajantes este ano, as empresas de viagem devem investir em uma comunicação mais personalizada, divulgar seus diferenciais mais subjetivos, fazer parcerias com negócios e moradores locais para promover a região e apostar em conteúdo multimídia e interativo. Leia este artigo e saiba mais sobre as tendências de marketing no mercado de viagens em 2019!

Tendências de marketing no mercado de viagens em 2019

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As ações de comunicação e marketing do seu hotel ou pousada precisam estar alinhadas com os principais movimentos e mudanças nas demandas dos viajantes e do mercado como um todo. Na prática, significa que você precisa ficar de olho nas tecnologias e no comportamento do seu público para identificar questões que impactam diretamente a comunicação entre sua marca e seus clientes.

Para ajudá-lo nessa tarefa, analisamos esses movimentos para identificar algumas das principais tendências de marketing no mercado de viagens em 2019.

Siga a leitura deste artigo e descubra como adaptar as ações do seu estabelecimento às demandas e preferências dos viajantes atuais.

1 – Marketing focado no destino

tendências de marketing no mercado de viagens

Com viajantes cada vez mais interessados em viver experiências marcantes, as ações de marketing das empresas deste setor devem focar em mensagens que mostrem o que o destino (e não só o estabelecimento) tem a oferecer.

Afinal, o cliente não quer saber apenas o que poderá fazer dentro do hotel. Interessa a ele descobrir, também, o que há para fazer na região como um todo. E, acredite, ele espera que sua empresa o ajude nesse sentido, oferecendo informações detalhadas sobre as experiências locais.

Assim, fazer parcerias com negócios e instituições locais para criar ações de marketing para promover a cidade e a região pode ser benéfico para todos. Afinal, o crescimento no turismo ajuda a economia local, ao mesmo tempo em que aumenta as chances de seu estabelecimento receber novos hóspedes.

Exemplo prático:

A organização Visit Denmark realiza diversas ações para atrair mais turistas para Dinamarca.

Após identificar que grande parte dos viajantes americanos que visitam Copenhague também visitam a Islândia, eles decidiram se unir com a empresa aérea Icelandair para criar uma campanha de marketing focando nos viajantes interessados nesses dois destinos.

Olha só que bacana o vídeo que mostra um pouco da campanha:

Quer seguir essa tendência? Estes artigos podem ajudar:

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Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
Como atrair e conquistar viajantes durante a fase de consideração de viagem
5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
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2 – Dicas de “especialistas” locais

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Storytelling, experiências locais e foco no destino. Estas são três importantes tendências de marketing no mercado de viagens que estão impulsionando outro movimento: o envolvimento de moradores e negócios locais em campanhas de empresas deste setor.

O objetivo é trazer mais autenticidade à mensagem e ajudar os viajantes a terem uma “amostra” das experiências que eles devem vivenciar em sua região.

É possível fazer isso:

– Incluindo o depoimentos de empresários e moradores locais em uma campanha de vídeo.
– Utilizando histórias locais para mostrar as características típicas e os valores da região.
– Oferecendo dicas de atividades e lugares para visitar na região fornecidas por locais.
– E assim por diante.

A verdade é que atualmente os viajantes querem ir além dos pontos turísticos tradicionais. Eles desejam viver experiências locais, viver como um morador local pelo período que eles estiverem lá. O objetivo por trás dessa tendência é ajudá-lo a ter acesso a essas informações e pontos de vista que só quem vive naquele destino pode oferecer.

Exemplo prático:

O setor de turismo de Aruba decidiu criar uma campanha baseada apenas nas recomendações de moradores locais. Nos vídeos, os moradores explicam por que amam tanto a cidade e revelam quais são as experiências únicas que os viajantes poderão vivenciar lá.

Quer seguir essa tendência? Estes artigos podem ajudar:

Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
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4 lições dos Superhosts do Airbnb para aplicar em seu hotel ou pousada
Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região
8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes
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3 – Além das atrações: promovendo sentimentos e experiências

tendências de marketing no mercado de viagens

Você já pensou em não apenas promover as atividades e serviços que o seu hotel ou região pode oferecer aos viajantes, mas também as sensações e sentimentos que eles vivenciarão?

Saiba que essa é uma das grandes tendências de marketing no mercado de viagens em 2019.

Na prática, isso significa comunicar não apenas atrações concretas, mas também um determinado tipo de experiência e sensação que seus hóspedes podem estar buscando durante a viagem.

Alguns exemplos desses diferenciais mais subjetivos são:

– Relaxamento;
– Aventura;
– Conexão com a natureza;
– Sofisticação;
– E assim por diante.

A ideia é que as ações de marketing transmitam esses conceitos-chave para atrair a atenção dos viajantes que buscam essas experiências e sensações.

Para aplicar essa tendência é preciso entender, antes de tudo, quais são as experiências que mais interessam seus hóspedes e quais são os conceitos que eles relacionam com a sua região e com o seu estabelecimento. Isso pode ser identificado a partir de uma pesquisa direta com seu público.

A partir daí você entenderá quais temas subjetivos deverá trabalhar em suas campanhas.

Exemplo prático:

Sonoma County é uma área da Califórnia, nos EUA, conhecida por ser uma região cheia de vinícolas. Para criar uma marca forte, o setor de turismo local desenvolveu a campanha Sonoma County: Life Opens Up.

A campanha consiste em uma série de vídeos com um tom mais emocional, que mostram os motivos para visitar a região, ressaltando não apenas as atrações e atividades, mas principalmente as experiências que eles vivenciarão por lá.

Quer seguir essa tendência? Estes artigos podem ajudar:

Branding na hotelaria – uma marca forte para atrair e fidelizar hóspedes
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Entenda o seu público e saiba como criar as personas do seu hotel ou pousada
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4 – Conteúdo mais interativo e multimídia

tendências de marketing no mercado de viagens

Com o fortalecimento das plataformas móveis, que permitem que os viajantes acessem informações a qualquer hora e lugar, juntamente com a evolução de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada, desenvolver campanhas de marketing torna-se algo cada vez mais complexo.

Afinal, não basta apenas escolher uma mídia e criar ações neste canal. Muito menos criar uma campanha para um canal e apenas replicar em outra mídia. No cenário atual, é preciso alinhar e integrar a comunicação com os clientes em diferentes canais e plataformas, levando em consideração as particularidades de cada ferramenta.

Por isso, uma das principais tendências de marketing no mercado de viagens é o desenvolvimento de campanhas multimídia e multicanais. Além disso, há também uma tendência de utilização de ações que não sejam apenas informativas e passivas, mas que também interajam com os viajantes.

Exemplo prático:

A campanha Discover Your Aloha, desenvolvida pelo setor de turismo do Havaí, utiliza tecnologia de reconhecimento facial para indicar atividades locais.

Funciona assim: os viajantes assistem a um vídeo com imagens das atrações da região, ao mesmo tempo em que o vídeo “assiste” às reações do viajante em cada uma das atividades exibidas na campanha. Ao detectar as expressões faciais que mostram maior contentamento, a plataforma indica as atrações mais alinhadas às preferências do viajante.

Quer seguir essa tendência? Estes artigos podem ajudar:

4 exemplos de campanhas multimídia na hotelaria
Realidade aumentada na hotelaria
Realidade virtual na hotelaria
A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes
6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria

Aprenda mais sobre
tendências de marketing no mercado de viagens

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No ano passado, publicamos dois artigos com as principais tendências de marketing no mercado de viagens aqui no Blog da Hotelaria. Os materiais apontavam as seguintes questões:

1 – O mobile é um canal fundamental no processo de compra do consumidor de viagens. Portanto, precisa fazer parte de suas estratégias de marketing.

2 – Os viajantes atuais querem estar cada vez mais informados. Por isso, o marketing de conteúdo é crucial para seu hotel alcançar e atrair mais hóspedes.

3 – É preciso trabalhar o conteúdo gerado por outros viajantes. Afinal, ele tem um peso e tanto na decisão de compra do consumidor de viagens.

4 – Personalizar comunicação e as ofertas é importante para conquistar a lealdade dos viajantes. Isso porque dessa forma eles se sentem mais valorizados e engajados com a marca.

5 – Produzir conteúdo em vídeo vai contribuir para que a marca do seu hotel seja encontrada pelos viajantes, uma vez que esta mídia é crucial no processo de decisão de compra deste público.

6 – As redes sociais são plataformas importantes para fortalecer o relacionamento com seu público. Cabe a você utilizá-las para interagir com os viajantes e entregar conteúdos úteis.

Todas essas tendências de marketing no mercado de viagens continuam sendo extremamente relevantes.

Por isso, recomendamos que você leia os artigos abaixo para alinhar suas estratégias de marketing às principais demandas do mercado:

Esperamos que essas informações o ajudem a criar campanhas de marketing mais alinhadas às preferências e demandas dos viajantes atuais!

Compartilhe esse conteúdo com sua equipe e, juntos, pensem em maneiras de aplicar essas tendências de marketing no mercado de viagens em seu estabelecimento.

Atenção! Não deixe de conferir os artigos indicados ao longo do post, pois eles apontam exemplos e dicas práticas relacionadas às tendências listadas.

Sucesso!

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