fbpx

Nossas Sugestões

Tendências do e-commerce que você precisa conhecer

Tendências do e-commerce que você precisa conhecer

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/02/19

Uma coisa é fato: o número de pessoas que compram pela internet cresce dia após dia. Por isso mesmo, conhecer as principais tendências do e-commerce e se preparar para adaptá-las à realidade do seu negócio é fundamental se você quer se destacar nesta área em 2019 – e sempre.

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo nesta missão, batemos um papo com Ana Szasz, que é diretora comercial para Ebit | Nielsen.

Na conversa, falamos sobre:

– As principais tendências do e-commerce para 2019.
– As movimentações, mudanças e tecnologias que estão impulsionando essas tendências do e-commerce.
– Como pequenas e médias empresas podem acompanhar as principais tendências do e-commerce.
– As mudanças no comportamento dos consumidores que mais têm impactado os processos nas empresas de varejo online.
– Os principais erros que lojistas cometem ao atuar na web – e o que é possível fazer para evitá-los.
– Os principais desafios para pequenos e médios varejistas venderem na internet.
– O que é preciso levar em conta antes de abrir uma loja virtual.
– Como os lojistas podem trabalhar para fortalecer a reputação online de sua marca e, assim, aumentar suas vendas na web.

Acompanhe!

Quais são as principais tendências do e-commerce para 2019?

Tendências do e-commerce para 2019 – Entrevista Ana Szasz – Ebit|NielsenA primeira tendência do e-commerce para 2019 é a consolidação do conceito omnichannel (quando todos os canais de uma marca do varejo ficam disponíveis para o contato com o consumidor, com a interligação do offline e online). Portanto, as empresas que não se adequarem a esse novo consumidor multicanal vão perder vantagem competitiva.

Neste sentido, para explorar bem o conceito do omnichannel, o mais importante é conhecer o comportamento do seu consumidor. Afinal, só assim será possível entregar a melhor experiência de compra, independente se no físico ou no online.

Além disso, é importante integrar todos os canais on e offline e oferecer múltiplas oportunidades para o consumidor. Comprar online e receber o produto em uma loja física (ou vice-versa), por exemplo.

Ademais, o m-commerce deve continuar crescendo em patamares acima da média do mercado e aumentar cada vez mais a sua participação no total de compras. Em 2018, foram quase 10 milhões de novos usuários – ou seja, um em cada seis usuários comprou online pela primeira vez no ano passado. A expansão do mercado de smartphones trouxe essa nova gama para o e-commerce. A meta do setor agora é fidelizar esse público.

Leia também!

O crescimento do m-commerce no Brasil e como usar essa tendência a favor das suas vendas
Guia de omnichannel para iniciantes
7 dicas para ter sucesso com omnichannel
Seus clientes estão showrooming e/ou webrooming? Saiba o que fazer!

Quais são as movimentações, mudanças e tecnologias que estão impulsionando essas tendências do e-commerce?

A expansão do mercado de smartphones no Brasil, com o aumento do acesso banda larga e principalmente das redes 3G e 4G devem trazer cada vez mais consumidores e sustentar o crescimento do setor.

Como pequenas e médias empresas podem acompanhar as principais tendências do e-commerce?

tendências do e-commerce

A Ebit | Nielsen semestralmente divulga o relatório WebShoppers. Nele, apresentamos tendências do setor, números e informações do mercado de e-commerce que podem auxiliar as pequenas e médias empresas.

O próximo relatório será publicado entre fevereiro e março deste ano. Porém, dar uma olhada nos relatórios anteriores pode ser uma boa forma de se preparar para o que vem por aí. Você encontra todos eles aqui.

Quais são as mudanças no comportamento dos consumidores que mais têm impactado os processos nas empresas de varejo online?

O novo consumidor é conectado, multicanal e busca não apenas o melhor preço, mas a melhor experiência de compra. A tecnologia é fundamental para monitorar os micro-momentos da jornada de consumo, proporcionar a experiência que ele busca e fidelizá-lo, gerando a recorrência de compras.

Leia também!

A experiência do usuário no e-commerce – o que é e como aplicar em sua loja
Micro-momentos no varejo – A importância dos dispositivos móveis no processo de compra

Quais são os principais erros que lojistas comentem ao atuar na web? O que é possível fazer para evitá-los?

– Descumprir prazos de entrega;
– Não se planejar (do ponto de vista infraestrutural e logístico) para grandes liquidações e eventos, como a Black Friday;
– Não ser eficiente no atendimento ao consumidor.

Para evitar esses gargalos, é importante que o lojista tenha um bom planejamento estratégico e uma boa coordenação das áreas de tecnologia, comercial, marketing e logística.

Leia também!

Vídeo: O que é preciso saber antes de abrir um e-commerce
Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar uma loja virtual
Logística no e-commerce na prática
Como aprimorar o serviço de atendimento ao cliente no e-commerce

Quais são os principais desafios para pequenos e médios varejistas venderem na internet?

As PMEs do varejo online deverão oferecer seus produtos nos principais marketplaces, mas basicamente não deverão abandonar a construção de seus sites construindo marcas fortes e lembradas pelos consumidores, construindo uma relação de valor entre a loja virtual e seus consumidores.

Quais são suas dicas para os lojistas que querem começar a vender pela internet?

1) Atenda ao prazo

tendências no e-commerce – prazo

Não faça uma promessa ao consumidor se não puder cumpri-la. Ele ficará muito bravo – com razão –, e pensará mil vezes antes de voltar novamente à loja. Portanto, se você não tiver como cumprir determinado prazo de entrega, simplesmente não o apresente como opção!

2) Surpreenda o cliente

Se você conseguir entregar antes do prazo, se fizer embalagem bem aparente, bonita, deixar uma mensagem para o consumidor, se você eventualmente colocar cupom de desconto para ele, você irá surpreendê-lo. E ele vai gostar tanto disso que com certeza pensará em comprar novamente na sua loja em breve!

3) Ofereça acompanhamento ao e-commerce

Além disso, é muito importante oferecer ao cliente a opção de rastrear o pedido, para que ele possa entender em que estágio ele se encontra dentro da sua loja.

4) Proteja-se contra fraudes

Uma dica que é importante é se proteger das fraudes. Dependendo do produto que você vai vender, se tiver um valor muito alto – como produto eletrônicos e de informática –, você pode sofrer fraudes. Portanto, contrate uma ferramenta antifraude, busque uma solução integrada que já tenha essa avaliação de risco e evite esses problemas.

Leia também!

Como reforçar a segurança e a credibilidade da sua loja virtual

5) Seja ágil no atendimento

tendências no e-commerce – agilidade no atendimento

Também é muito importante ter um canal de relacionamento rápido com o cliente. Você pode ter um WhatsApp, um chat online, o que for. Metade do tráfego vem via smartphone. Então, seu site tem que funcionar direitinho, assim você vai vender muito mais.

Leia também!

Conheça os chatbots – Os robôs inteligentes para o SAC

6) Garanta a troca e a devolução

Por último, mas não menos importante, é fundamental garantir a troca e devolução de produtos. Afinal, em até sete dias o consumidor pode se arrepender ou não gostar do produto, e você vai ter que trocar.

Mas, cuidado!

Se estiver trabalhando com produtos delicados, que não podem ser usados abertos, você deve deixar muito claro nas regras de troca e devolução que não aceita esse tipo de uso previamente.

Como os lojistas podem trabalhar para fortalecer a reputação online de sua marca e, assim, aumentar suas vendas na web?

É preciso se diferenciar da concorrência, e a melhor forma de conseguir isso é oferecendo ao consumidor a melhor experiência de compra desde a oferta especial para o cliente, passando pela agilidade na entrega e fazendo um atendimento de pós-venda que possa chegar ao limite da perfeição.

Além disso, certificações online – como a medalha Ebit – ajudam a dar visibilidade e credibilidade com o consumidor, contribuindo com o aumento de tráfego, conversão e SEO.

Leia também!

O que é SEO e como isso pode ser útil para sua loja na web
Erros de design que prejudicam a experiência de compra no e-commerce

Alguma dica/reflexão final para os lojistas?

O lojista tem que sempre ter comprometimento com o consumidor. Afinal, um consumidor feliz traz 10 novos consumidores para a sua loja.

Saiba mais!

Gostou do que leu aqui e quer aproveitar o momento de estudos sobre as tendências do e-commerce para saber mais sobre varejo online? Leia também:

Vídeo: O que é preciso saber antes de abrir um e-commerce?
Como atrair e conquistar os primeiros clientes no e-commerce
Como fazer os clientes de e-commerce voltarem sempre
Guia do e-commerce para o pequeno varejista

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Amanda Jones e Adrien Ledoux

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Tendências do e-commerce que você precisa conhecer"

Comentar