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Tendências do varejo que podem ser suas aliadas durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™

Tendências do varejo que podem ser suas aliadas durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/06/18

Conheça as principais tendências do varejo e saiba como utilizá-las para destacar sua loja durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™

Acompanhar as tendências de mercado é importante para que o seu negócio não seja passado para trás pela concorrência e também para atender às expectativas do consumidor da atualidade (e do futuro).

No entanto, um dos principais desafios para pequenos e médios varejistas é colocar em prática conceitos e ferramentas que parecem distantes de suas realidades.

Você também enfrenta essa dificuldade?

Pensando em ajudá-lo a traduzir as grandes movimentações do mercado em ações práticas para destacar sua loja, reunimos neste artigo dois temas importantes para os varejistas em 2018: tendências do varejo e Copa do Mundo!

A Copa do Mundo é aqui!

Tendências do varejo

  • Ao mesmo tempo em que a tecnologia deve estar cada vez mais presente nos processos do varejo, o foco nas relações e no contato humano nunca foi tão importante.
  • Apesar do crescimento das vendas online e das ferramentas digitais, as lojas físicas serão cada vez mais importantes no processo de compra do consumidor.

Essas foram as duas principais mensagens do NRF 2018: Retail’s Big Show, o evento mais importante do mundo na área de varejo, que acontece todos os anos em Nova York (Estados Unidos). A seguir, saiba mais sobre as tendências do varejo apontadas neste encontro e descubra como aplicá-las no seu dia a dia.

Participe da maior pesquisa sobre tendências do pequeno varejo brasileiro e garanta acesso a informações que o ajudarão a se preparar para o futuro! Para isso, basta clicar aqui.

1 – A loja física nunca foi tão importante

tendências do varejo que podem ser suas aliadas na Copa do Mundo

Neste ano devemos presenciar um crescimento ainda maior da relevância da loja física. A tecnologia não deve eliminar esse ponto de contato presencial com o cliente. O que deve acontecer, na verdade, é a transformação desse ambiente de compra, com lojas mais focadas na experiência do cliente.

O NRF 2018 revelou que uma das tendências do varejo é que a loja física assuma novas funções. Por exemplo:

  • A loja como showroom. O cliente poderá ir até o estabelecimento para conhecer os produtos e, depois, comprá-los online.
  • A loja como ponto de entrega. O cliente comprará pela internet e retirará os produtos na loja física.

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2 – Foco na experiência do cliente

tendências do varejo que podem ser suas aliadas na Copa do Mundo

Nem produtos, nem preços. O que mais influencia a decisão de compra do consumidor atual é a experiência.

Seja na loja física ou na web, todo ponto de contato do consumidor com a marca conta para a construção da experiência do cliente. E a qualidade dessa experiência faz toda a diferença para que ele escolha comprar e se relacionar com uma marca no longo prazo.

Por isso, a comunicação em todos os canais deve levar em conta aspectos como:

  • Personalização. É importante oferecer o que o cliente busca! E para saber o que ele busca é preciso fazer uma boa análise de dados.
  • Timing. É fundamental estar disponível para atender o cliente no momento em que ele mais precisar.
  • Rapidez. Se você demorar muito para responder, o cliente buscará outra empresa. Portanto, rapidez no atendimento é essencial nesse novo momento do varejo.
  • Facilidade de uso. O site e os canais da loja precisam ser fáceis e práticos de usar para que o cliente tenha uma experiência agradável. Qualquer atrito espanta o consumidor.
  • Presença multicanal. É fundamental estar presente nos canais que os clientes utilizam (mobile, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas etc.).

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3 – Tecnologia nos processos

tendências do varejo que podem ser suas aliadas na Copa do Mundo

Provadores com sistema digital para o cliente fazer pedido, etiquetas que atualizam os preços de maneira automática, beacons e self check-out foram algumas das tecnologias em destaque no NRF 2018. Porém, apesar de tudo isso ser muito bonito, como cada vez mais o foco deve estar em aprimorar a experiência do cliente, as ferramentas do varejo precisam:

  • Agilizar os processos. Dessa forma, será possível tomanr menos tempo do consumidor e dos profissionais da loja.
  • Tornar o processo de compra mais dinâmico. O que permite que o consumidor tenha mais autonomia.
  • Facilitar o dia a dia dos profissionais. Assim, eles terão tempo para focar no atendimento ao cliente.

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Como aplicar as principais tendências do varejo durante Copa do Mundo

Agora que você já conhece as principais tendências do varejo, é hora de entender como pode aplicá-las durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.

Como é praticamente impossível seguir todas as novidades ao mesmo tempo, realizar ações específicas durante a Copa pode ajudá-lo a entender se determinada tendência está alinhada ao seu negócio e às necessidades de seus clientes e se ela pode continuar sendo aplicada durante o ano todo.

Aí vão algumas ideias para inspirá-lo:

1) Personalização e big data

ano - segmentar ou morrer

A personalização no processo de compra é uma demanda cada vez mais forte do consumidor. Sua loja pode atender à essa expectativa promovendo ações que utilizem a análise dos dados dos clientes para indicar ofertas direcionadas, de acordo com o perfil deles.

Na prática!

  • Verifique quais clientes compraram TVs há mais de um ano e envie um e-mail com ofertas específicas para eles, convidando-os a conhecer novos modelos para acompanhar a Copa deste ano com mais qualidade em vídeo e áudio.
  • Veja quais clientes já possuem uma smart TV e ofereça a eles um home theater. Se eles se interessam por aparelhos modernos, há grandes chances de quererem modernizar o sistema de áudio também.

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2) Experiência do cliente

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Promover uma experiência marcante aos clientes da loja é fundamental para que sua marca possa verdadeiramente se destacar no mercado. Durante a Copa do Mundo, a melhor maneira de fazer isso é promovendo ações que engajem os clientes ainda mais neste evento.

Na prática!

  • Você pode promover eventos de transmissão dos jogos do Brasil, convidando os clientes a torcerem junto com a equipe da loja.
  • Outra ideia é desenvolver ações e promoções relacionadas à Copa do Mundo (bolões, sorteios etc.), envolvendo a participação dos clientes.

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3) Processo multicanal

tendências do varejo - multicanal

Hoje em dia, os clientes atuam em multicanais. Sua loja também precisa seguir essa linha para atender às demandas dos consumidores. Que tal testar essa tendência durante a Copa, realizando ações que integrem diferentes plataformas de comunicação e/ou vendas?

Na prática!

Aplicar uma estratégia multicanal exige bastante planejamento, mas estas são algumas maneiras práticas de aplicar essa tendência do varejo:

  • Envie mensagens em aplicativos móveis (WhatsApp e Facebook Messenger, por exemplo), convidando o cliente aproveitar uma oferta na loja física ou no e-commerce.
  • Envie, por e-mail, cupons de desconto ou vale-brindes para o cliente retirar na loja.
  • Faça uma promoção especial para os clientes das redes sociais.

Direto da Gazin TV

Wesley Alves, gestor de Marketing da Gazin Atacado, revela o que sua loja precisa fazer para atuar em multicanais e como a Gazin pode ajudá-lo a neste processo. Assista!

Boas dicas, não é mesmo?

Analise quais fazem mais sentido para a sua loja, adapte-as à sua realidade e garanta uma Copa do Mundo muito produtiva!

Boas vendas!

Imagens: Bigstock

Reportagem publicada originalmente na Revista Gazin Atacado

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