Conheça as principais tendências do varejo e saiba como utilizá-las para destacar sua loja durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™
Acompanhar as tendências de mercado é importante para que o seu negócio não seja passado para trás pela concorrência e também para atender às expectativas do consumidor da atualidade (e do futuro).
No entanto, um dos principais desafios para pequenos e médios varejistas é colocar em prática conceitos e ferramentas que parecem distantes de suas realidades.
Você também enfrenta essa dificuldade?
Pensando em ajudá-lo a traduzir as grandes movimentações do mercado em ações práticas para destacar sua loja, reunimos neste artigo dois temas importantes para os varejistas em 2018: tendências do varejo e Copa do Mundo!
Essas foram as duas principais mensagens do NRF 2018: Retail’s Big Show, o evento mais importante do mundo na área de varejo, que acontece todos os anos em Nova York (Estados Unidos). A seguir, saiba mais sobre as tendências do varejo apontadas neste encontro e descubra como aplicá-las no seu dia a dia.
Participe da maior pesquisa sobre tendências do pequeno varejo brasileiro e garanta acesso a informações que o ajudarão a se preparar para o futuro! Para isso, basta clicar aqui.
Neste ano devemos presenciar um crescimento ainda maior da relevância da loja física. A tecnologia não deve eliminar esse ponto de contato presencial com o cliente. O que deve acontecer, na verdade, é a transformação desse ambiente de compra, com lojas mais focadas na experiência do cliente.
O NRF 2018 revelou que uma das tendências do varejo é que a loja física assuma novas funções. Por exemplo:
Nem produtos, nem preços. O que mais influencia a decisão de compra do consumidor atual é a experiência.
Seja na loja física ou na web, todo ponto de contato do consumidor com a marca conta para a construção da experiência do cliente. E a qualidade dessa experiência faz toda a diferença para que ele escolha comprar e se relacionar com uma marca no longo prazo.
Por isso, a comunicação em todos os canais deve levar em conta aspectos como:
Provadores com sistema digital para o cliente fazer pedido, etiquetas que atualizam os preços de maneira automática, beacons e self check-out foram algumas das tecnologias em destaque no NRF 2018. Porém, apesar de tudo isso ser muito bonito, como cada vez mais o foco deve estar em aprimorar a experiência do cliente, as ferramentas do varejo precisam:
Agora que você já conhece as principais tendências do varejo, é hora de entender como pode aplicá-las durante a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.
Como é praticamente impossível seguir todas as novidades ao mesmo tempo, realizar ações específicas durante a Copa pode ajudá-lo a entender se determinada tendência está alinhada ao seu negócio e às necessidades de seus clientes e se ela pode continuar sendo aplicada durante o ano todo.
Aí vão algumas ideias para inspirá-lo:
A personalização no processo de compra é uma demanda cada vez mais forte do consumidor. Sua loja pode atender à essa expectativa promovendo ações que utilizem a análise dos dados dos clientes para indicar ofertas direcionadas, de acordo com o perfil deles.
Na prática!
Promover uma experiência marcante aos clientes da loja é fundamental para que sua marca possa verdadeiramente se destacar no mercado. Durante a Copa do Mundo, a melhor maneira de fazer isso é promovendo ações que engajem os clientes ainda mais neste evento.
Na prática!
Hoje em dia, os clientes atuam em multicanais. Sua loja também precisa seguir essa linha para atender às demandas dos consumidores. Que tal testar essa tendência durante a Copa, realizando ações que integrem diferentes plataformas de comunicação e/ou vendas?
Na prática!
Aplicar uma estratégia multicanal exige bastante planejamento, mas estas são algumas maneiras práticas de aplicar essa tendência do varejo:
Wesley Alves, gestor de Marketing da Gazin Atacado, revela o que sua loja precisa fazer para atuar em multicanais e como a Gazin pode ajudá-lo a neste processo. Assista!
Boas dicas, não é mesmo?
Analise quais fazem mais sentido para a sua loja, adapte-as à sua realidade e garanta uma Copa do Mundo muito produtiva!
Boas vendas!
Reportagem publicada originalmente na Revista Gazin Atacado