O consumidor atual tem mais opções, é mais informado e tem muito mais facilidade na hora de comprar do que os consumidores de gerações passadas. Você sabe quais são os fatores-chave que estão impulsionando essas e outras mudanças no comportamento dos clientes? É isso que iremos responder neste artigo! Conheça cinco tendências e tecnologias que estão transformando o varejo e prepare-se para adaptar sua loja a elas.
Em um levantamento feito pela Gazin Atacado, perguntamos aos varejistas quais foram as principais mudanças no comportamento do consumidor que eles observaram nos últimos cinco anos. Destacaram-se as seguintes respostas:
Você concorda?
(Clique aqui para participar da pesquisa também.)
Saiba que existem alguns fatores-chave que impulsionaram essas mudanças no comportamento do consumidor.
Com o surgimento de novas tecnologias, os clientes passaram a ter mais controle no processo de compra, a ter acesso facilitado a mais informações e, por isso, tornaram-se mais exigentes e conscientes na hora de comprar.
Quer saber quais são as questões mais importantes e que mais afetam o comportamento e as expectativas dos consumidores da atualidade? Continue a leitura deste artigo! A seguir, apresentamos as grandes tendências e tecnologias que estão transformando o varejo. Leia e saiba como sua loja pode acompanhar essas mudanças!
Se você acompanha o Blog do Varejo, sabe que esse é um tema recorrente por aqui. Afinal, ter um atendimento personalizado é uma das grandes expectativas dos clientes da atualidade. Isso porque:
Dicas para seguir essa tendência:
Entre as principais tendências e tecnologias que estão transformando o varejo, a inteligência artificial é um dos grandes destaques. Mas você sabe do que se trata esse conceito?
Inteligência artificial é um ramo da ciência dedicado a criar dispositivos digitais que simulem a inteligência humana – nossa capacidade de interpretar, falar etc.
Aprenda mais sobre essa tendência:
O cliente entra na loja, olha os produtos e para na frente de um item. Então, ele tira o celular do bolso e começa a pesquisar – ali mesmo – sobre aquele produto na internet.
Apostamos que você já deve ter vivido uma situação parecida em sua loja.
Esse é um comportamento cada vez mais comum entre os consumidores. Isso acontece pelos seguintes motivos:
Resta aos lojistas adaptarem-se a esse novo modelo de compra, incentivando a pesquisa na web e fortalecendo a presença da loja na internet para ser encontrado pelos clientes também no ambiente digital.
Dicas para seguir essa tendência:
Internet das coisas é o conceito relacionado ao desenvolvimento de produtos conectados à internet. São objetos “inteligentes”, que podem acessar a web, armazenar dados, compartilhar informações e interagir com os usuários.
Essa tecnologia pode afetar o varejo de diversas formas, já que transforma os produtos da loja em verdadeiras mídias e/ou canais de comunicação.
Aprenda mais sobre essa tendência:
Esses dois conceitos, que antes pareciam coisas de outro mundo, já fazem parte da nossa realidade. No varejo, essas ferramentas são utilizadas para ampliar a experiência do consumidor. Por exemplo:
Aprenda mais sobre essa tendência:
Agora que você já conhece as principais tendências e tecnologias que estão transformando o varejo, queremos saber:
Sabemos que, muitas vezes, essas tendências globais podem parecer distantes da realidade do pequeno e médio varejista brasileiro.
Nossa primeira pesquisa do Data Varejo – Instituto de Pesquisa da Gazin Atacado – tem justamente o objetivo de entender melhor como os lojistas no Brasil percebem essas movimentações internacionais.
Participe e nos ajude a construir o maior levantamento sobre tendências no varejo brasileiro já feito no país: http://bit.ly/datavarejo