Nossas Sugestões

[Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

[Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/05/18

O consumidor atual tem mais opções, é mais informado e tem muito mais facilidade na hora de comprar do que os consumidores de gerações passadas. Você sabe quais são os fatores-chave que estão impulsionando essas e outras mudanças no comportamento dos clientes? É isso que iremos responder neste artigo! Conheça cinco tendências e tecnologias que estão transformando o varejo e prepare-se para adaptar sua loja a elas.

Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Em um levantamento feito pela Gazin Atacado, perguntamos aos varejistas quais foram as principais mudanças no comportamento do consumidor que eles observaram nos últimos cinco anos. Destacaram-se as seguintes respostas:

  • Os clientes estão muito mais exigentes em relação ao produto, ao atendimento, às entregas, à assistência e aos preços.
  • Os clientes estão cada vez mais informados sobre os produtos – muitas vezes já chegam na loja sabendo exatamente o que querem.
  • Os clientes estão mais seletivos, mais conscientes e menos impulsivos.

Você concorda?

(Clique aqui para participar da pesquisa também.)

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Saiba que existem alguns fatores-chave que impulsionaram essas mudanças no comportamento do consumidor.

Com o surgimento de novas tecnologias, os clientes passaram a ter mais controle no processo de compra, a ter acesso facilitado a mais informações e, por isso, tornaram-se mais exigentes e conscientes na hora de comprar.

Quer saber quais são as questões mais importantes e que mais afetam o comportamento e as expectativas dos consumidores da atualidade? Continue a leitura deste artigo! A seguir, apresentamos as grandes tendências e tecnologias que estão transformando o varejo. Leia e saiba como sua loja pode acompanhar essas mudanças!

1 – Personalização

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Se você acompanha o Blog do Varejo, sabe que esse é um tema recorrente por aqui. Afinal, ter um atendimento personalizado é uma das grandes expectativas dos clientes da atualidade. Isso porque:

  • Os consumidores querem ter a possibilidade de escolher os produtos e serviços mais alinhados ao perfil deles.
  • Além disso, eles também esperam que as empresas os conheçam e que se comuniquem com eles de forma direcionada – indicando itens alinhados às preferências e necessidades deles.

Dicas para seguir essa tendência:

2 – Inteligência artificial

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Entre as principais tendências e tecnologias que estão transformando o varejo, a inteligência artificial é um dos grandes destaques. Mas você sabe do que se trata esse conceito?

Inteligência artificial é um ramo da ciência dedicado a criar dispositivos digitais que simulem a inteligência humana – nossa capacidade de interpretar, falar etc.

  • No varejo, isso já vem sendo aplicado com o uso de chatbots, que são sistemas de atendimento automático ao cliente, em que o consumidor conversa com uma espécie de robô.

Aprenda mais sobre essa tendência:

3 – Mobile na loja

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

O cliente entra na loja, olha os produtos e para na frente de um item. Então, ele tira o celular do bolso e começa a pesquisar – ali mesmo – sobre aquele produto na internet.

Apostamos que você já deve ter vivido uma situação parecida em sua loja.

Esse é um comportamento cada vez mais comum entre os consumidores. Isso acontece pelos seguintes motivos:

  • Com a expansão do uso dos smartphones, esse aparelho tornou-se uma plataforma muito importante para os clientes, por onde eles buscam informações que os ajudem em suas decisões de compra.
  • Além disso, pesquisar na internet antes de comprar é um passo crucial na jornada de compra da atualidade. Se o cliente não pesquisar no celular dentro da loja, provavelmente ele fará isso assim que sair dela.

Resta aos lojistas adaptarem-se a esse novo modelo de compra, incentivando a pesquisa na web e fortalecendo a presença da loja na internet para ser encontrado pelos clientes também no ambiente digital.

Dicas para seguir essa tendência:

4 – Dispositivos inteligentes no varejo

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Internet das coisas é o conceito relacionado ao desenvolvimento de produtos conectados à internet. São objetos “inteligentes”, que podem acessar a web, armazenar dados, compartilhar informações e interagir com os usuários.

Essa tecnologia pode afetar o varejo de diversas formas, já que transforma os produtos da loja em verdadeiras mídias e/ou canais de comunicação.

  • Uma das maneiras mais simples de se começar a usar dispositivos inteligentes nos produtos da loja para que eles interajam com os consumidores é por meio dos beacons.
  • Os beacons são aparelhos que conseguem identificar dispositivos móveis próximos e interagir com eles – mandando mensagens, por exemplo, com informações e ofertas de algum produto da seção em que o cliente se encontra.

Aprenda mais sobre essa tendência:

5 – Realidade virtual e realidade aumentada

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

  • Realidade virtual (RV) é a tecnologia que, como o próprio nome diz, cria e faz o usuário ficar imerso em um ambiente virtual, em um mundo totalmente novo e diferente.
  • Já a realidade aumentada (RA) inclui elementos virtuais dentro do universo real.

Esses dois conceitos, que antes pareciam coisas de outro mundo, já fazem parte da nossa realidade. No varejo, essas ferramentas são utilizadas para ampliar a experiência do consumidor. Por exemplo:

  • Criando ambientes virtuais onde os produtos podem ser visualizados na prática;
  • Usando a realidade aumentada para oferecer mais informações sobre os produtos na loja.

Aprenda mais sobre essa tendência:

Agora que você já conhece as principais tendências e tecnologias que estão transformando o varejo, queremos saber:

  • Algumas dessas tendências e tecnologias já foram incorporadas aos processos de sua loja?
  • Quais são as suas principais dificuldades em entender as mudanças do mercado e dos clientes?

Sabemos que, muitas vezes, essas tendências globais podem parecer distantes da realidade do pequeno e médio varejista brasileiro.

tendências e tecnologias que estão transformando o varejo

Nossa primeira pesquisa do Data Varejo – Instituto de Pesquisa da Gazin Atacado – tem justamente o objetivo de entender melhor como os lojistas no Brasil percebem essas movimentações internacionais.

Participe e nos ajude a construir o maior levantamento sobre tendências no varejo brasileiro já feito no país: http://bit.ly/datavarejo

Aprenda mais sobre as mudanças do mercado e dos consumidores:

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


5 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

5

comentários em "[Top 5] Tendências e tecnologias que estão transformando o varejo"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo