Conheça as principais tendências do mercado de viagens corporativas e saiba como acompanhar essas mudanças. Dessa forma, ficará mais fácil alinhar seu trabalho às expectativas deste público.
⇒ Saiba mais! Como aproveitar o crescimento do turismo corporativo Brasil
O crescimento deste tipo de turismo vem acompanhado de mudanças significativas no setor. Essas mudanças são marcadas pela inclusão de novas tecnologias nos processos de pesquisa e reserva e também pela transformação no perfil dos viajantes.
Quer saber mais? Siga a leitura deste artigo! A seguir, explicamos melhor as tendências que estão mudando o mercado de viagens corporativas e revelamos o que você precisa fazer para acompanhar essas movimentações!
Vamos lá?
Boa parte dos profissionais não conta apenas com as indicações da empresa para programar suas viagens de negócios. Foi o que apontou um relatório da Expedia – empresa de tecnologia do setor de viagens. Segundo o estudo:
Estes são os motivos para essa “rebeldia”:
Ou seja, cada vez mais os hotéis precisam criar ações para se comunicar não só com os gestores de viagens dentro das organizações, mas também com os próprios profissionais que viajam a trabalho! Afinal, eles são peça fundamental na decisão de reserva.
Ainda de acordo com o estudo da Expedia, no que se refere aos meios utilizados para efetuar reservas, os canais digitais se destacam entre os viajantes corporativos. Quando questionados sobre quais plataformas eles utilizam nesse sentido:
Outro levantamento indica que 66% dos viajantes corporativos fazem reservas em multicanais. Além disso, 55% preferem reservar voos e hotéis utilizando apenas dispositivos móveis.
Essa tendência está alinhada ao fato de que esse público parece ser cada vez mais independente na hora de realizar reservas para suas viagens a trabalho – como indicamos no item acima. Assim, eles podem utilizar seus smartphones para pesquisar e reservar onde, quando e como quiserem.
Então, seu hotel ou pousada está preparado para atender as demandas dos viajantes corporativos da atualidade, que querem fazer reservas online e mobile de forma rápida e prática?
Bleisure (a mistura de viagem corporativa com atividades de lazer) é uma tendência global e também uma preferência nacional entre os viajantes a trabalho.
Para acompanhar essa tendência, seu estabelecimento precisa pensar em maneiras de ajudar os viajantes a trabalho a aproveitaram as atrações de turismo e lazer da cidade. Nesse sentido, vale fazer parcerias com negócio locais e oferecer condições especiais para o profissional conhecer um ponto turístico ou um restaurante tradicional na região, por exemplo.
A inteligência artificial é uma das tendências mais fortes da atualidade. Os avanços nessa área têm impactado profundamente modelos de negócios em diferentes segmentos. Não é diferente no mercado de viagens corporativas!
O uso de sistemas inteligentes (como chatbots, softwares de chat automáticos que “conversam” com os usuários) estão entre as ferramentas mais utilizadas entre empresas de viagem e turismo no relacionamento com seus públicos.
Alguns exemplos nesse sentido:
Enquanto no Brasil ainda não temos um exemplo de tecnologia que usa a inteligência artificial para facilitar especificamente os processos de viagens corporativas, os chatbots já estão sendo utilizados por diversos hotéis para interagir com os hóspedes.
Seu estabelecimento está por dentro dessa tendência?
Os millennials – ou geração Y (nascidos entre 1980 e 2000) – formam a nova geração de viajantes corporativos e estão trazendo mudanças profundas no comportamento de consumo neste setor.
Uma pesquisa realizada pela consultoria CWT revela que os viajantes corporativos da geração Y são mais sociáveis. De acordo com o estudo:
Além disso, outro levantamento (feito nos EUA) indica que os millennials são o grupo mais satisfeito em relação a viagens de trabalho:
⇒ Outra informação importante sobre esse grupo: eles são os viajantes mais adeptos a negócios da economia colaborativa – tais como Uber e Airbnb.
A mobilidade, a facilidade e a experiência que esses serviços oferecem se encaixam perfeitamente no perfil dos millennials. Afinal, eles são entusiastas tecnológicos e buscam viver experiências diferenciadas em suas viagens.
Entender as preferências e o comportamento dessa nova geração de viajantes a trabalho é importante para oferecer as informações e os serviços que eles buscam.
Estas são algumas das principais tendências do mercado de viagens corporativas.
Esperamos que essas informações o ajudem a alinhar os serviços do seu estabelecimento ao mercado e às expectativas dos viajantes.
Agora, é com você!
Reúna-se com sua equipe e discutam o que vocês podem fazer para se preparar para as mudanças que já estão acontecendo.
Sucesso e bons negócios!