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4 tendências para a hotelaria em 2020 (e além!) que precisam entrar no seu radar

4 tendências para a hotelaria em 2020 (e além!) que precisam entrar no seu radar

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/12/19

Saiba quais são as principais tendências para a hotelaria em 2020 (e além!) e escolha algumas delas para apostar em seu estabelecimento!

Chegou aquela época do ano em que gestores de empresas dos mais diversos segmentos param para analisar os resultados obtidos até aqui e para planejar as ações do próximo ciclo. Neste momento, é inevitável buscar entender as principais tendências do mercado e pensar em formas de incorporá-las à sua empresa. No mercado hoteleiro não é diferente!

Por isso mesmo, pensando em ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir 4 tendências para a hotelaria que devem movimentar o setor em 2020 – e além! Você vai ver que elas já foram abordadas por aqui anteriormente. O que, aliás, é uma ótima notícia. Afinal, tudo o que você precisa para se entregar a essas tendências está em conteúdos aprofundados linkados ao longo deste artigo.

Vamos lá?

4 tendências para a hotelaria que precisam entrar no seu radar

tendências para a hotelaria

Tendências para a hotelaria que precisam entrar no seu radar:
#1 Hotelaria tecnológica

tendências para a hotelariaHá tempos a gente vem falando sobre o uso da tecnologia na hotelaria. E não podia ser diferente. Afinal, é cada vez mais comum que estabelecimentos hoteleiros usem chatbots para facilitar a comunicação com clientes, disponibilizem ferramentas de realidade virtual e aumentada para entreter e informar seus hóspedes, ofereçam quartos inteligentes, e assim por diante.

No entanto, para se beneficiar dessa tendência não basta simplesmente investir aleatoriamente em cada nova tecnologia que surgir. É preciso, antes de mais nada:

– Conhecer muito bem seus clientes.
– Alinhar as inovações às necessidades dos seus hóspedes.
– Entender a importância do mobile e das demais ferramentas tecnológicas que podem trabalhar a favor da hotelaria.
– Convencer-se de que o importante é facilitar a experiência do cliente.

Inclusive, falamos sobre tudo isso, em detalhes, neste artigo. Não deixe de ler!

Inspire-se!

Recentemente, a rede Hilton percebeu que os clientes estão acostumados a controlar tudo com a palma das mãos em seu smartphone, e que poderia utilizar isso a seu favor.

Com base nessa preferência do público, a rede lançou duas importantes ferramentas: o check-in digital e a chave digital. Funcionalidades disponíveis apenas no aplicativo para os membros do programa de fidelidade da marca.

A ferramenta possibilita que os próprios hóspedes façam sua reserva, escolham o quarto de hotel, efetuem o check-in e, ao chegar na porta do quarto, destranquem a chave e aproveitem a estadia por meio de um comando do celular.

Os vídeos abaixo mostram como isso funciona, na prática:

Em seu site oficial, o Hilton revelou que mais de duas milhões de portas, em 400 hotéis, foram abertas por meio do aplicativo em um ano. Além disso, foram feitos mais de 55 mil comentários sobe a chave digital. A maioria segue a linha destes dois:

  • “Este é um benefício extremamente conveniente para um membro do Hilton Honors.”
  • “Para um viajante frequente como eu, a capacidade de selecionar o meu quarto e ignorar a recepção é uma vantagem competitiva. Nenhum outro grupo hoteleiro oferece esse tipo de serviço.”

Além de poder destrancar a porta do próprio quarto com o celular, o aplicativo também torna possível o acesso a outras áreas de lazer do hotel sem precisar passar pela recepção. “Uma ótima hospitalidade e uma ótima experiência elevam o valor da marca aos clientes”, diz Geraldine Calpin, CMO do grupo Hilton, em vídeo divulgado pela Google.

Inspirador, não é mesmo?

Você, é claro, não precisa copiar o modelo desenvolvido pela gigante do mercado hoteleiro. Porém, com certeza pode pensar em formas de usar a tecnologia a favor do seu hotel/da sua pousada inspirando-se nessa história.

Leia também!

7 tendências tecnológicas que devem mudar a hotelaria nos próximos anos
Robôs na hotelaria – a inteligência artificial e os meios de hospedagem

Tendências para a hotelaria que precisam entrar no seu radar:
#2 Sustentabilidade

tendências para a hotelariaA preocupação com a sustentabilidade na hotelaria também não é novidade.

No entanto, é inegável que o tema tem ganhado cada vez mais força – até porque, como destacou um estudo da consultoria Cognizant, “os hóspedes estão cada vez mais dispostos a fazer a sua parte, aderindo a campanhas de reutilização de toalhas e solicitando menos trocas de roupas de cama”. Portanto, estabelecimentos que menosprezarem essas questões têm tudo para ficar para trás.

Inspire-se!

Já não faltam boas fontes de inspiração para gestores hoteleiros que querem tornar seus estabelecimentos mais sustentáveis. Basta escolher um nicho específico – o da redução do uso de plástico na hotelaria, por exemplo – para ter ótimas ideias. Selecionamos algumas delas para você se inspirar. Olha só:

♻️ A rede Marriott International baniu o uso de canudos plásticos em seus 6.500 estabelecimentos ao redor do mundo. O grupo estima que essa ação irá evitar que mais de 1 bilhão de canudos sejam descartados anualmente.

♻️ A rede Meliá Hotels International está atuando para eliminar o uso de embalagens plásticas de uso único nos 374 hotéis do grupo. A empresa pretende substituir garrafas, copos, coasters, canudos e outros componentes de plásticos por alternativas feitas de materiais biodegradáveis e/ou mais ambientalmente sustentáveis.

♻️ Hotéis das redes Marriott e InterContinental estão trocando as mini-embalagens individuais de shampoo e condicionador por recipientes reutilizáveis.

♻️ A rede 1 Hotels está colocando filtros de água nos quartos para diminuir o uso de garrafas PET.

♻️ O resort Angama Mara, no Quênia, completou um ano sendo plastic free. Para isso, a empresa tomou ações como, por exemplo:

– Eliminação do uso de sacolas plásticas.
– Utilização de garrafas de vidro.
– Uso de embalagens de porcelana reutilizáveis no banheiro.
– Uso sacolas de linho para recolher as roupas para lavar.
– Entre outras iniciativas.

Leia este artigo e saiba mais!

Leia também!

A economia circular e o mercado hoteleiro
Dicas práticas para tornar seu hotel mais sustentável

Tendências para a hotelaria que precisam entrar no seu radar:
#3 Crescimento da importância dos millennials

como criar áreas para selfie em seu hotelEm 2016, uma pesquisa feita pela Sabre (empresa de tecnologia voltada ao segmento hoteleiro) apontou que, até 2020, os viajantes millennials seriam os consumidores que mais gastariam com viagens.

Pois é, 2020 está chegando! E, com ele, o crescimento da importância dessa geração para o nosso mercado. Portanto, se você ainda não deu muita atenção a esse grupo, está na hora de mudar isso.

Você e sua equipe precisam entender as principais características dos millennials, saber se comunicar com eles, descobrir o que pode fazê-los escolher seu estabelecimento – e não o concorrente –, e assim por diante.

Destacamos que, em linhas gerais, millennials são early adopters de novas tecnologias, gostam de viver experiências personalizadas e costumam ser espontâneos em suas interações. Portanto, para se conectar com eles é preciso investir em coisas como, por exemplo:

Check-in e check-out agilizado.
– Quartos inteligentes (olha aí a tendência da hotelaria tecnológica sendo reforçada!).
Experiências gastronômicas a preços acessíveis.
– Etc.

Leia estes artigos e saiba mais:

A importância dos millennials para a hotelaria e como atrair esse público
O que os viajantes millennials buscam e como atraí-los e fidelizá-los
Como criar áreas de selfie em seu hotel ou pousada

Inspire-se!

De olho no crescimento da importância dos millennials no mercado de viagens, a rede Marriott criou uma marca de hotéis focada 100% nesse público: a Moxy.

Os hotéis boutique Moxy combinam design despojado com serviços de qualidade e preço acessível. Com quartos tecnológicos e um lobby vibrante, o objetivo dos estabelecimentos da linha Moxy é surpreender os viajantes como experiências divertidas e inesquecíveis.

Moxy by Marriott

Moxy by Marriott

Inclusive, o perfil deles no Instagram (uma das principais redes sociais para os millennials) é a cara dessa geração…

tendências para a hotelaria – millennials

Que tal?

Tendências para a hotelaria que precisam entrar no seu radar:
#4 Experiências personalizadas e imersivas

De acordo com uma pesquisa da Skift, 67% dos viajantes de alta renda preferem investir em atividades do que quartos de hotel de luxo. Ou seja, não dá para negar que experiências personalizadas e imersivas são tendências para a hotelaria que precisam entrar no seu radar.

Para oferecer esse tipo de serviço, você precisa entender não apenas quem são seus clientes e prospects, mas também (e, talvez, principalmente) o que sua região oferece em termos de atividades e lazer. Afinal, essa será a base desse trabalho!

Inclusive, neste sentido, a recomendação da Cvent (empresa de soluções para a área de hospitalidade) é que, em vez de simplesmente criar listas de atrações interessantes para os seus hóspedes, você preocupe-se em desenvolver itinerários de nicho. Ou seja, voltados para os interesses de perfis de viajantes ou regiões específicas. Isso fará com que eles se sintam realmente prestigiados e valorizados. Consequentemente, as chances de quererem se hospedar em seu estabelecimento aumentarão.

Leia também!

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Inspire-se!

melhores hotéis do mundo – tendências para a hotelaria

Riccione, na Itália, é uma rota conhecida por ciclistas. Sabendo disso, o Hotel Belvedere, o segundo na lista dos melhores hotéis do mundo organizada pelo TripAdvisor, direciona um atendimento especial para os viajantes que vão à cidade por conta da paixão pelo pedal.

Seja oferecendo equipamentos, indicando rotas especiais e até mesmo acompanhando os ciclistas, os profissionais deste estabelecimento estão preparados para oferecer uma experiência impecável para os hóspedes.

Veja alguns depoimentos que indicam a importância desse fator na estadia:

Equipamentos de boa qualidade e guias extremamente habilidosos e simpáticos para o acompanhamento dos percursos de bike. A cada dia percursos diferentes para serem escolhidos pelos hóspedes, todos através de lindas paisagens, com cores e aromas de flores e plantações que margeavam a estrada.”

“Eu passei uma semana inesquecível no Belvedere e ainda estou me aquecendo no brilho da minha experiência. Destaco os passeios espetaculares de bike, com guias encorajadores e agradáveis, a comida – especialmente sucos frescos no café da manhã e o bar de gelato no jantar –, a atmosfera amigável no hotel, o spa para tratar os músculos após um dia de passeios e, acima de tudo e a atenção meticulosa aos detalhes no serviço. Obrigado por tudo isso que ajudou a tornar minhas férias tão especiais.”

“A experiência foi excelente em todos os níveis, desde a comida requintada e a incrível hospitalidade de cada anfitrião, até os guias de turismo de bicicleta muito profissionais e amigáveis. A atenção aos detalhes em todos os aspectos da experiência é admirável. Os passeios de bicicleta são fascinantes, desenvolvemos uma grande camaradagem com muitos dos ciclistas que estavam lá conosco e que fizeram a experiência ainda melhor!

Ao trabalho!

Agora que você já conhece algumas das tendências para a hotelaria que devem movimentar o mercado nos próximos anos, passamos a bola para você! Estude esses movimentos, pense em formas de adequar seu hotel/sua pousada aos que considerar mais relevantes para o seu mercado, e garanta o seu sucesso hoje, amanhã e sempre.

Sucesso!

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