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Tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018

Tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/03/18

A evolução tecnológica tem impactado diversos segmentos. E não poderia ser diferente na hotelaria! Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a entender as principais tendências tecnológicas para a hotelaria, escrevemos este artigo. Acompanhe!

Tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018

Recentemente, publicamos aqui um artigo em que apresentávamos tecnologias importantes para o mercado hoteleiro na atualidade. Nele, falamos sobre check-in e check-out móvel, realidade virtual e assim por diante.

Hoje, dando continuidade ao tema “tecnologia na hotelaria”, vamos explorar as tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018. Siga a leitura e conheça ferramentas e sistemas que devem impactar a forma como estabelecimentos hoteleiros interagem com os hóspedes.

1 – Hotéis inteligentes

tendências tecnológicas para a hotelaria

Digitalizar a experiência do hóspede deve ser uma tendência cada vez mais forte na hotelaria. Nesse sentido, muitos estabelecimentos têm utilizado ferramentas e plataformas que permitem que o hóspede controle o quarto e interaja com a estrutura do hotel.

Por exemplo!

Há diversos displays digitais espalhados pelo Renaissance New York Midtown. Eles exibem artes interativas, que se transformam de acordo com o movimento humano. Além disso, o hotel também tem uma sala com um concierge virtual. Nela, por meio de comandos feitos por movimentos, os hóspedes podem ter acesso a dicas de atividades e atrações da cidade.

Para colocar a ideia em prática:

  • A estrutura do seu estabelecimento não precisa ser como a do Renaissance. Para começar, faça pequenas ações de digitalização. Implemente um sistema em que o cliente possa fazer o pedido por um tablet no quarto, por exemplo. Para isso, instale um aplicativo de mensagens instantânea nos aparelhos que ficam nos quartos. Assim, o hóspede poderá conversar com o concierge digital do hotel facilmente.
  • Atenção! Para essa estratégia dar certo, é importante ter um profissional responsável por receber as solicitações dos clientes nessa plataforma.

2 – Análise de dados para prever comportamentos

tendências tecnológicas para a hotelaria

A análise de dados tem se destacado como diferencial estratégico em diferentes mercados. Além disso, também é uma das principais tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018!

A evolução dessa tecnologia permite que os estabelecimentos conheçam muito bem seus cliente, bem como possibilita que eles prevejam comportamentos de consumidores. Esse diagnóstico avançado, por sua vez, ajuda os estabelecimentos a oferecerem uma experiência extremamente personalizada – outra grande tendência na hotelaria.

Guia para melhorar a experiência dos hóspedes

Por exemplo!

A rede norte-americana Red Roof Inn possui diversos estabelecimentos próximos a aeroportos. Com isso, percebeu que havia uma grande oportunidade de atrair viajantes que tiveram voos cancelados. Para aproveitar essa oportunidade, a empresa criou um sistema que, baseando-se na leitura de dados de previsão do tempo e de voos, consegue informar se um determinado voo será cancelado. Com base nessa análise, o sistema cria campanhas automáticas, personalizadas, para que os viajantes possam encontrar o estabelecimento quando procurarem por um hotel perto dos aeroportos onde estão.

Para colocar a ideia em prática:

  • Essa ação da Red Roof Inn é bem interessante. Mas antes de olhar para dados externos, analise as informações que você já tem sobre seus hóspedes! Com certeza há muitos dados úteis sendo mal aproveitados.
  • Assim, o primeiro passo para colocar essa tendência em prática é organizar essas informações e fazer análises estratégicas.
  • Na sequência, você pode pensar em adotar um sistema de CRM (ou explorar melhor o que já tem), pois essa ferramenta facilita muito seu trabalho.

5 formas de usar CRM na hotelaria para melhorar a experiência do hóspede

3 – Chatbots e robôs

tendências tecnológicas para a hotelaria

A expansão dos sistemas de inteligência artificial é uma das grandes responsáveis pela evolução dessa análise preditiva citada acima. Nesse sentido, chatbots e robôs também estão entre as principais tendências tecnológicas para a hotelaria em 2018.

Cada vez mais os viajantes contarão com assistentes virtuais para ajudá-los no processo de viagem – seja para selecionar as melhores opções de voo ou hospedagem ou para interagir com os hotéis antes, durante e após a estadia.

Por exemplo!

Mezi é um aplicativo de inteligência artificial voltado para viajantes corporativos. O sistema ajuda o usuário a selecionar os melhores voos e hotéis ao mesmo tempo em que permite fazer reservas por meio de mensagens de texto ou voz.

Para colocar a ideia em prática:

  • Sistemas avançados de inteligência artificial ainda não são acessíveis a pequenos e médios negócios. No entanto, isso não significa que seu estabelecimento não possa acompanhar essa tendência!
  • Uma maneira de fazer isso é adotando ferramentas que já possuem esse tipo de tecnologia embutida.
  • O Facebook Messenger, por exemplo, tem funcionalidades de chatbot. Ao utilizá-lo, seu estabelecimento passa a poder interagir automaticamente com os clientes 24 horas por dia.
  • Aprenda mais sobre o uso de chatbots na hotelaria lendo este artigo.
  • clique aqui para entender como a inteligência artificial tem sido utilizada por hotéis.

4 – Beacons

tendências tecnológicas para a hotelaria

Por meio da tecnologia bluetooth, os beacons conseguem identificar dispositivos móveis próximos. Atualmente, é assim que os beacons funcionam: eles são instalados em determinada localização e enviam mensagens para os smartphones (cadastrados em determinado aplicativo) que estão naquela região. 

Na hotelaria, essa tecnologia pode ser utilizada para passar informações relevantes sobre os serviços do estabelecimento ou para dar dicas sobre o que fazer na cidade. Da mesma forma, beacons também podem agilizar processos como check-in, enviando solicitação de informações assim que o hóspede entra no lobby.

Por exemplo!

Fun Finder é um aplicativo da rede Hilton Hotels que envia mensagens relevantes aos hóspedes de acordo com a localização deles. O sistema fornece informações sobre serviços e atrações do estabelecimento para os clientes cadastrados no aplicativo do programa de fidelidade da rede.

Para colocar a ideia em prática:

  • Para saber mais sobre os beacons e conhecer algumas empresas brasileiras que fornecem esses sistemas clique aqui.

Conhecer as principais tendências tecnológicas para hotelaria vai ajudá-lo a entender melhor as transformações do mercado e as demandas dos hóspedes da atualidade.

Porém, isso não significa que você tenha que seguir todas essas tendências. O importante é entender o que está acontecendo no seu segmento e selecionar as ferramentas mais alinhadas ao seu negócio e ao seu público!

Então, boas dicas, não é mesmo? Agora é com você! Mantenha-se atualizado sobre as tendências tecnológicas que devem impactar a hotelaria e destaque seu estabelecimento no mercado!

Aprenda mais sobre tendências tecnológicas para hotelaria:

Imagens: Divulgação; Bigstock

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