O consumidor atual não quer apenas saber se uma empresa oferece o produto ou serviço que ele precisa. Na hora da decisão de compra, ele quer saber se a organização está alinhada aos valores que ele defende. No mercado de hospedagem não é diferente! Entenda a importância da transparência na hotelaria e saiba como se posicionar como uma marca mais honesta e autêntica.
Anualmente, a TrendWatching, empresa líder em pesquisas de consumo e mercado, lança um relatório com as tendências que devem impulsionar transformações na interação entre marcas e seus públicos. Entre as principais movimentações apontadas no último levantamento está a tendência Glass Box (“Caixa de vidro”).
Essa tendência aponta que, em um mundo tão conectado como o atual, o que acontece dentro de uma empresa não fica restrito somente a ela. Os consumidores estão o tempo todo observando os valores, as ações e os relacionamentos das marcas – e tomando decisões baseadas nisso tudo.
A consequência? Os clientes ficam insatisfeitos quando uma empresa não é transparente em relação aos seus processos e à sua missão! E a conectividade ajuda não somente as pessoas a buscarem mais transparência, como também a criarem redes de apoio em busca de esclarecimento de questões “obscuras”.
A crescente relevância dos comentários on-line é uma das provas de que os clientes querem ter cada vez mais informações privilegiadas sobre uma empresa antes de decidir fechar qualquer negócio com ela – e de como a internet ajuda os consumidores a se apoiarem nesse sentido.
No mercado hoteleiro, as avaliações on-line se tornaram a base para o sucesso de qualquer empresa. Ter uma boa reputação na internet e ser uma marca atuante na web é fundamental para conseguir chamar a atenção e conquistar a confiança dos viajantes da atualidade.
No entanto, a transparência na hotelaria vai além dos comentários on-line. Ela está relacionada também:
Agora que você já entendeu melhor a importância da transparência na hotelaria, está na hora de criar ações que ajudem a posicionar sua marca de maneira mais honesta e autêntica.
As dicas a seguir irão ajudá-lo nesse sentido. Acompanhe!
Nada pior do que o cliente ser pego de surpresa e descobrir, por exemplo, que precisa pagar uma taxa sobre a qual não tinha conhecimento. Por mais que isso possa acontecer sem que o estabelecimento tenha a intenção de enganar o hóspede, isso automaticamente faz o cliente questionar o posicionamento do hotel em questão.
Para evitar que isso aconteça na sua empresa, deixe a política de preços e de taxas bem visível e acessível. Além de disponibilizar essas informações no site, envie-as por e-mail para o cliente e também deixe um folheto informativo no quarto.
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Se você der uma olhada nas reclamações do TripAdvisor, vai encontrar muitos viajantes dizendo algo como: “No site, o hotel parecia ser de um jeito, mas, pessoalmente, era totalmente diferente”.
É importante ser 100% transparente na descrição dos quartos, dos serviços e da região em que seu estabelecimento se encontra. Esses fatores são cruciais na decisão dos viajantes e, por isso, ser honesto e objetivo nas descrições é fundamental para garantir a satisfação dos hóspedes e para que eles não se sintam enganados.
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Imagine a seguinte situação: o cliente entra no site de uma empresa, as informações são vagas e o site parece não ter sido atualizado recentemente. Terrível, não? E, pior: pode tirar daquele estabelecimento um potencial cliente!
Não deixe que isso aconteça em seu hotel ou pousada! Atualize constantemente seu site! Se você tiver um blog ou uma área de notícia, essa atualização é ainda mais importante.
Além disso, não se esqueça de destacar informações que podem influenciar a decisão do viajante. Por exemplo: menu vegetariano, pacotes com serviços relaxantes, aulas de yoga, parceria com negócios locais etc.
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Além de apresentar seus valores no site e em materiais de comunicação, também é importante promover ações que demonstrem que esses valores são colocados em prática.
Exemplos:
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Outra forma de promover a transparência na hotelaria é mostrando os bastidores do negócio. Veja algumas maneiras de fazer isso:
Além de se posicionar como uma marca mais transparente, esse tipo de ação aumenta o engajamento com seus clientes. Afinal, ao conhecerem melhor o estabelecimento, eles se sentirão mais próximos dele.
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Responder os comentários e interagir com os clientes na web é fundamental para construir uma presença online positiva para sua marca. Quando a empresa ignora os comentários dos clientes, dá a impressão de que está querendo esconder algo ou que não se interessa pelo que o público tem a dizer.
O ideal é ter um departamento ou pelo menos um profissional responsável por interagir com os clientes na web. E atenção: as pessoas que farão isso precisam ser qualificadas. Ou seja, elas devem entender do ambiente online e também conhecer muito bem seu negócio. Afinal, elas serão as representantes da sua marca na web. É a imagem da sua empresa que está em jogo!
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Você sabia que existem empresas dedicadas a fabricar avaliações falsas? Esse atalho pode parecer tentador, mas na verdade é uma grande cilada. Pior do que não ter nenhum review, é ter feedbacks que não são verdadeiros. O mesmo vale para seguidores “fantasmas” e likes gerados por softwares.
Construa um engajamento genuíno e honesto. Isso exige tempo e dedicação, mas o retorno é infinitamente maior do que qualquer tática duvidosa – que pode arruinar de vez a imagem da sua marca.
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Nós vivemos na era dos dados. Nunca foi tão fácil conseguir informações de um público específico. Mas assim como no caso de avaliações falsas, também existem empresas que oferecem listas de dados de determinados grupos de consumidores.
Esse é outro tipo de atalho que pode prejudicar a imagem da sua empresa. A transparência na hotelaria está relacionada também ao cuidado no uso dos dados dos clientes. Nesse sentido, é crucial cuidar de dois aspectos:
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A transparência na hotelaria é mais do que uma tendência passageira, é uma questão imprescindível para chamar atenção e conquistar a confiança dos viajantes da atualidade e do futuro, que exigem mais informações e buscam um relacionamento mais aberto com as empresas.
Deixe um comentário e nos ajude a entender melhor a sua realidade a as suas necessidades de informações e conteúdo.
Nossa missão é ajudá-lo a construir um caminho de sucesso na hotelaria. Hoje e sempre!