fbpx

Nossas Sugestões

Treinamento gratuito: como vender móveis de madeira

Treinamento gratuito: como vender móveis de madeira

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/10/17

Saber a maneira correta de vender móveis de madeira, apresentando as características técnicas e recomendações de acordo com o material utilizado na fabricação, pode fazer toda a diferença para os resultados da sua loja.

E saiba que esse é um bom momento para este setor. Segundo uma pesquisa do IBGE, as vendas de móveis ficaram em destaque no varejo em agosto, puxando a recuperação da economia. Em relação ao mês anterior, o segmento teve crescimento de 1,7%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 16,5%.

Sua loja está preparada para aproveitar as oportunidades desse período positivo para a venda de móveis?

Informações importantes para vender móveis de madeira

A seguir, conheça os principais tipos de materiais utilizados na fabricação de móveis de madeira e entenda qual é a recomendação de uso para cada um deles. Com mais conhecimento, você passará mais credibilidade na hora de vender móveis de madeira e poderá orientar de forma efetiva o cliente a fazer a melhor escolha!

MDF – Painel de fibras de madeira

vender móveis de madeira

  • É formado por fibras de madeira feitas a partir de troncos de árvores que são prensadas em alta temperatura, formando uma chapa de superfície lisa e homogênea.
  • Tem boa resistência e estabilidade, podendo ser torneado e entalhado, gerando diversas possibilidades de uso.
  • Pode receber diversos acabamentos: verniz, pintura, aplicação de tecido, papel de parede, lâmina de madeira etc.
  • É considerado ecologicamente correto porque é produzido a partir de madeira de reflorestamento – geralmente Pinus (Pinheiro).
  • Resiste bem à umidade, não sofre com a variação de temperatura, mas não pode estar em contato direto com a água. Por isso, não é recomendado para áreas externa, por conta da chuva.

MDP – Painel de partículas de madeira

vender móveis de madeira

  • O MDP também deriva de espécies de madeiras reflorestadas e é produzido com a mesma tecnologia do MDF – utilizando alta temperatura e pressão para formar as placas.
  • A diferença é que o MDF é formado por fibras de madeira, enquanto o MDP possui partículas de madeira.
  • O MDP é composto por três camadas: uma grossa no miolo e duas finas na superfície. Essa composição dá mais resistência ao empenamento e à colocação de parafusos, além de ser mais leve.
  • É excelente para projetos de linha plana, tais como: portas, prateleiras, caixas, gavetas e demais peças retas. Geralmente é usado nas áreas dos móveis que precisam de mais resistência, como laterais e forros.

Aglomerado

vender móveis de madeira

  • Produzido a partir da mistura de resíduos de madeira, cola e resina.
  • Esses resíduos também são prensados em alta temperatura, formando uma placa, mas não tão lisa quanto as de MDF e MDP. Por isso, o aglomerado não recebe tão bem pinturas – a não ser que seja laminado.
  • É utilizado na fabricação de móveis com preços mais acessíveis, sendo montado com cola ou cavilhas (bastões de madeira). Pregos e parafusos podem fazer o aglomerado rachar.
  • Tem menor resistência à umidade, mas a grande vantagem é o baixo custo, além de não empenar e não propagar em chamas.

Compensado

vender móveis de madeira

  • Feito a partir de finas placas de madeira maciça. Suas camadas são coladas umas às outras com resina e alta pressão.
  • Pode ser do tipo laminado (em que as placas de madeira são idênticas). Ou do tipo folheado (que tem um acabamento com finas folhas de madeiras diferentes das utilizadas no interior da placa). Esses dois tipos são mais utilizados em ambientes internos.
  • Existe ainda o compensado sarrafeado (em que são utilizados sarrafos de madeira da mesma espessura e largura). E o compensado do tipo sarrafeado folheado (que recebe acabamento final com uma camada mais fina de madeira). Esses modelos são ideais para projetos externos.
  • Possui alta resistência ao encolhimento, rachaduras e torções, sendo o material mais parecido com madeira maciça.

OSB – Painel de tiras de madeiras

vender móveis de madeira

  • Painel com tiras de madeiras orientadas perpendicularmente em várias camadas, o que aumenta sua resistência e rigidez.
  • Resistente às mudanças do tempo, é aplicado geralmente em tetos, paredes, base de pisos para aplicação de carpetes, pisos de madeira, tapumes, estrutura de móveis, decoração e design.

Dica de venda!

Na hora do atendimento, investigue onde o móvel vai ser colocado, como ele será utilizado e quais são a preferências e necessidades do consumidor tanto em relação ao design como funcionalidade. Dessa forma, você poderá indicar o móvel com o material mais apropriado para o que ele precisa e busca.

Além disso, explique a diferença entre os materiais e alerte sobre os cuidados necessários para manutenção do móvel. Isso fará toda a diferença na experiência do comprador. Assim, além de vender móveis de madeira com mais eficiência, você conquistará os clientes, que se tornarão fiéis.

Curso gratuito: Aprenda mais sobre móveis de madeira

aprender mais sobre varejoAs informações que você acabou de ler já vão ajudá-lo a vender móveis de madeira com mais propriedade. Mas ainda há muito o que aprender sobre esses produtos!

Para ir além e adquirir ainda mais conhecimento, faça o curso especial sobre esse tema disponível na Academia do Varejo – nossa plataforma de treinamentos online gratuitos.

Além de aprender a identificar os diferentes tipos de madeira para fabricação de móveis e suas principais especificidades, depois deste treinamento, você será capaz de:

Listar os diferentes tipos de corrediças, pintura, dobradiças, parafusos e puxadores usados na fabricação de móveis de madeira; e dar orientações para o cliente sobre montagem e aplicação dos produtos.

Este curso vai ajudar você a vender móveis de madeira como um verdadeiro especialista!

  • CLIQUE AQUI e saiba mais sobre como acessar gratuitamente este e todos os cursos da Academia do Varejo.

Sucesso e boas vendas!

Leia também:

Imagens: Gazin AtacadoFribraplacMadeireira BHFins

 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 9
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Treinamento gratuito: como vender móveis de madeira"

Comentar