fbpx

Nossas Sugestões

Treinamento gratuito: como vender sofás

Treinamento gratuito: como vender sofás

Por Redação Blog Gazin Atacado • 1/11/17

vender sofásPara ser um bom vendedor, não basta ser simpático com os clientes e não saber apresentar os produtos que eles buscam. Afinal, o objetivo do consumidor é sair da sua loja com um problema resolvido, não com um profissional de vendas para chamar de amigo! Por isso mesmo, se você quer fazer sua loja se destacar, precisa oferecer treinamentos específicos sobre produtos aos seus vendedores! Com isso em mente, a pergunta de hoje é: sua equipe está preparada para vender sofás?

Não tem certeza?

Está na hora de resolver isso!

Confira informações e dicas importantes sobre esse produto e saiba como preparar sua equipe para vender sofás com mais eficiência! 

Primeiras considerações

Na hora de vender sofás, é preciso entender o papel que esse móvel desempenha em uma casa. Mais do que um lugar onde as pessoas podem sentar, ele serve como item de decoração. Além disso, muitas vezes atua como “ponto de encontro” dos moradores e/ou visitas.

Por isso, o design da peça escolhida precisa combinar com o ambiente e com a personalidade dos donos. O modelo deve ainda levar em consideração se o sofá será utilizado para receber visitas, para assistir televisão, para área de descanso, para leitura etc.

Assim, quando estiverem atendendo clientes que buscam um sofá, os vendedores da sua loja precisam entender a relevância que esse produto terá na vida daquelas pessoas. Provavelmente, o item escolhido ficará anos na casa dos consumidores. Por isso, a escolha precisa ser certeira!

Dicas práticas para vender sofás

Depois de compreender esses aspectos iniciais, podemos passar para as dicas práticas para vender sofás. Acompanhe!

1) Investigue o espaço disponível

vender sofás

A primeira informação que um vendedor precisa obter para vender um sofá diz respeito ao espaço do local onde ele ficará. Se a sala é pequena e você oferecer sofás grandes, o consumidor pode se sentir desanimado, por saber que não poderá adquirir aquele produto.

Mostre também como determinados tipos de sofás podem ajudar o cliente a utilizar de forma mais inteligente ambientes limitados. Por exemplo:

  • Por terem o formato em “L”, sofás de canto possibilitam o melhor aproveitamento do espaço.
  • Sofás-cama podem ser uma ótima opção para apartamentos pequenos, com poucos cômodos.
  • O cliente pode ainda comprar um sofá menor, que caiba no espaço disponível, e adicionar puffs para expandir os lugares disponíveis na sala.

2) Entenda como o sofá será utilizado

vender sofás

Na próxima etapa do processo de venda, é importante perguntar ao cliente de que forma o sofá será utilizado. É preciso saber se o móvel vai ficar na sala-de-estar apenas como área de descanso ou para receber visitas, ou se as pessoas da casa também irão assistir televisão nele.

Essas informações irão ajudá-lo a entender o modelo de sofá ideal para o que o consumidor busca. Por exemplo:

  • Sofás reclináveis e com chaise (extensão para esticar as pernas) são ideais para quem gosta de passar muito tempo no sofá.
  • Se objetivo é receber visitas, não é preciso que o sofá recline ou tenha chaise, mas o conforto ainda é um fator importante.
  • Se o sofá for utilizado por crianças, é fundamental que seja feito de um material fácil de limpar.

3) Ajude o cliente a compor o ambiente com o sofá

vender sofás

O design do sofá é tão importante quanto o conforto. O cliente busca um design que esteja alinhado ao gosto dele e também que combine com o ambiente onde ficará. É comum acontecer de o cliente gostar de um modelo, mas achar que a cor não harmoniza com a decoração da sala, por exemplo. É papel do vendedor ajudá-lo a entender como o determinado sofá pode se encaixar no ambiente:

  • Se o ambiente é neutro ou possui uma cor que prevalece, o sofá pode ter uma cor contrastante. Um sofá preto ou vermelho pode ficar muito bem em uma sala predominantemente branca.
  • Ressalte os detalhes no design do sofá. Se o produto possui acabamento em madeira ou detalhes na cor dourada, pode cair muito bem com os outros itens de decoração do ambiente.
  • Mostre como o sofá pode ajudar a compor os cômodos. Ele pode servir como a divisão entre os ambientes (entre a cozinha e a sala, por exemplo).

Treinamento gratuito: como vender sofás

Boas dicas, não é mesmo? Todas elas fazem parte do curso especial sobre como vender sofás, disponível na Academia do Varejo – nossa plataforma online de treinamentos gratuitos para o varejo.

vender sofás

O curso oferece informações que vão ajudar seus vendedores a terem mais segurança e confiança na hora de ajudar os clientes a escolherem o melhor produto.

No treinamento, você vai aprender sobre:

  • O contexto histórico do sofá.
  • Os diferentes modelos de sofás.
  • A estrutura do sofá.
  • Os materiais e componentes do sofá.
  • Tipos de madeiras e juntas, de amortecimento, estofamento, revestimentos e inclinações.

Um guia completo e que com certeza vai ajudá-lo a vender mais sofás.

Ficou afim de fazer o curso? Clique aqui e saiba como acessar gratuitamente esse e outros treinamentos da Academia do Varejo.

Outros treinamentos gratuitos de produtos

Já publicamos outros artigos aqui no Blog do Varejo com dicas sobre como vender determinados produtos. Confira cada um deles clicando nos links abaixo.

Agora é com você!

Capacite sua equipe e melhore seus resultados em vendas.

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 36
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Treinamento gratuito: como vender sofás"

Comentar