Nossas Sugestões

3 tipos de treinamento no varejo e como colocá-los em prática

3 tipos de treinamento no varejo e como colocá-los em prática

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/07/17

Se você quer melhorar os resultados do seu negócio, uma das coisas mais importantes a fazer é treinar sua equipe constantemente. Sabendo disso, você pode se perguntar: “Mas no quê, exatamente, devo treinar minha equipe?”. A resposta você encontra neste artigo.  Para ajudá-lo a entender como escolher os temas certos para capacitar sua equipe, apresentamos a seguir os três principais tipos de treinamento no varejo e falamos sobre a relevância de cada um desses programas. Acompanhe!

A importância do treinamento no varejo

É fácil entender por que o treinamento dos funcionários de sua loja é tão importante.

A capacitação evita a alta rotatividade e faz seus colaboradores crescerem profissionalmente. Profissionais não treinados:

  • Não oferecem um atendimento padronizado, de acordo com os valores e a missão da loja.
  • Não conseguem identificar e aproveitar oportunidades, perdendo boas oportunidades de venda.
  • Trazem seus hábitos ruins para o momento da venda e acabam influenciando negativamente seus clientes.

Se você quer ver, na prática, como os treinamentos no varejo podem ter impacto nos resultados da sua loja, clique aqui e assista ao vídeo que mostra como o atendimento que os clientes recebem influencia diretamente a decisão de compra deles – e como vendedores capacitados podem fazer toda a diferença no processo de venda.

Tipos de treinamento no varejo

Mas não basta entender a importância de capacitar seus profissionais. É preciso saber que tipo de conhecimento os colaboradores da sua empresa precisam adquirir para melhorar suas habilidades e seus resultados.

Neste sentido, é importante ter em mente que, basicamente, existem três principais tipos de treinamento no varejo:

  1. treinamento no varejoTreinamento para atendimento ao cliente.
  2. Treinamento para conhecimento de produtos.
  3. Treinamento comportamental.

A seguir, aprenda mais sobre cada um deles:

1 – Treinamento de atendimento ao cliente

Esse é um dos tipos de treinamento no varejo que tem mais impacto nos resultados, pois influencia diretamente a performance do atendimento oferecido pela equipe.

treinamento no varejoDiariamente, os vendedores têm contato com o que é mais precioso para sua empresa: os clientes. E todas pessoas que entram em sua loja precisam receber o mesmo tipo de tratamento, independente do vendedor que a atenda – daí a importância da capacitação dos funcionários.

Você pode padronizar o atendimento com treinamentos constantes, mostrando quais são os passos da venda que cada vendedor precisa seguir para fazer o melhor tipo de atendimento e qual é a postura que se espera que eles adotem.

Este tipo de treinamento envolve teoria e prática, podendo ser realizado por um consultor externo ou pela própria gerência da loja. O importante é que, no fim do treinamento, todos tenham entendido claramente o que se espera deles e que tipo de atendimento deve ser realizado daquele momento em diante.

LEIA TAMBÉM:

2 – Treinamento para conhecimento de produtos

Todos os meses, novas linhas de produtos são lançadas e, consequentemente, novas perguntas são feitas por clientes querendo entender as diferenças de um novo modelo de smartphone ou eletrodoméstico. Isso sem contar naqueles clientes que pesquisam pela internet tudo sobre o novo produto e já chegam à loja prontos para negociar o melhor preço com o vendedor…

Estar preparado para esses dois cenários é fundamental!

treinamento no varejo

Para encantar clientes que ainda não conhecem o produto ou para negociar com compradores que já chegam completamente instruídos em sua loja, é importante que os vendedores passem constantemente por treinamentos de produtos.

Muitas marcas oferecem treinamentos apresentando as novidades e explicando novas funcionalidades. Outros fornecedores enviam apenas um material impresso ou vídeo explicativo. Com o apoio desses materiais ou não, é seu dever instruir a equipe para que todos obtenham as mesmas informações sobre os novos produtos e estejam preparados para atender diferentes tipos de clientes.

Permitir que seus colaboradores testem os novos produtos também é uma forma de capacitá-los a vender esses itens. Afinal, é muito mais fácil falar sobre algo que se conhece do que sobre um produto que só se viu dentro da caixa. Lembre-se disso na hora de treinar sua equipe!

LEIA TAMBÉM:

3 – Treinamento comportamental

treinamento no varejoEsse é um dos tipos de treinamento no varejo que mais passa despercebido, mas a verdade é que ele tem grande relevância para a qualidade do clima na empresa. Algumas vezes, você tem ótimos vendedores na sua equipe, que possuem grande conhecimento dos produtos, mas que estão desmotivados ou não sabem trabalhar em equipe.

Nestes casos, é importante contar com um consultor motivacional ou com algum tipo de dinâmica de grupo que possa trazer o entendimento entre os membros da equipe.

Os treinamentos comportamentais muitas vezes ensinam os mesmos princípios para convivência em equipe. Contudo, devem ser repetidos constantemente para que toda a equipe tenha o mesmo objetivo, trabalhe bem em conjunto e esteja motivada em sua empresa.

LEIA TAMBÉM:

Duração do treinamento

treinamentos no varejoÉ difícil apontar a duração ideal dos treinamentos para varejo. Uma capacitação eficaz pode durar um dia, e um treinamento maçante pode durar uma hora. Tudo depende do tema e da forma como o conteúdo é passado.

Uma carga de informação muito grande pode cansar os profissionais e tornar os treinamentos um martírio. Por tanto, em dias de treinamentos longos, não passe muitas horas seguidas em uma sala fechada sem um intervalo. Ofereça um coffee-break e um tempo para que os participantes possam conversar, se distrair e, então, voltar e absorver mais informações.  

LEIA TAMBÉM:

Vá além nos treinamentos!

treinamentos no varejo

Esses são os três principais tipos de treinamento no varejo. Mas todo e qualquer conhecimento relacionado à venda, gestão, marketing e inovação pode fazer a performance da sua equipe evoluir.

Se você quer aumentar o seu conhecimento como gestor e também abastecer sua equipe com muitas informações úteis, pode contar conosco! Além de oferecer conteúdos direcionados aos lojistas aqui no Blog do Varejo, também oferecemos cursos online gratuitos na Academia do Varejo.

A Academia do Varejo oferece cursos online gratuitos para varejo, abordando temas como:

  • treinamentos no varejoNegociação.
  • Tomada de decisões.
  • Administração do tempo.
  • Merchandising.
  • Recursos humanos.
  • Gestão de estoque.
  • Marketing.
  • Planejamento de carreira.
  • Motivação.
  • Dicas de vendas.
  • Gestão de pessoas.
  • E muito mais!

Clique aqui para saber mais sobre esse projeto e sobre como se cadastrar gratuitamente.

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 17
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "3 tipos de treinamento no varejo e como colocá-los em prática"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo