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Três fatores fundamentais para ter funcionários felizes

Três fatores fundamentais para ter funcionários felizes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/01/16

A felicidade no ambiente de trabalho é benéfica não apenas para os profissionais em si, mas também para o sucesso da empresa como um todo.

Essa relação, que muitos empresários já conhecem na prática, ficou comprovada em uma pesquisa feita recentemente pela Universidade da Califórnia (EUA). O estudo, que entrevistou 250 mil pessoas, constatou que funcionários felizes:

  • São mais saudáveis.
  • Têm maior produtividade.
  • Possuem mais energia.
  • Mantêm melhores relacionamentos – com o chefe, com os clientes e com os colegas de trabalho.

E tudo isso, claro, faz com que eles tenham um desempenho melhor, contribuindo para o sucesso das empresas em que atuam.

Nesse sentido, estudos na área corporativa mostram que existem três fatores fundamentais que fazem com que os profissionais sintam-se mais felizes no trabalho: autonomia, propósito e qualificação.

Na prática, isso significa permitir que os funcionários possam se auto-gerenciar, garantir que eles entendam o impacto positivo do que fazem e investir continuamente no desenvolvimento profissional deles.

Saiba mais sobre cada um desses pilares a seguir e prepare-se para garantir uma equipe feliz em sua empresa!

1) Autonomia

autonomiaProfissionais que têm autonomia – seja para gerenciar seus projetos ou ter mais flexibilidade de horário e áreas para trabalhar dentro da empresa – são muito mais satisfeitos com seu trabalho e sentem-se mais realizados. Pesquisas revelam que a autonomia provoca 20 vezes mais realização do que a renda. Pessoas com alto salário, mas pouca autonomia, são menos felizes do que aquelas que têm baixa renda, mas mais controle sobre suas tarefas.

Para aplicar na sua loja:

Dentro da realidade de sua empresa, encontre maneiras de dar mais autonomia aos funcionários, oferecendo horários flexíveis e a possibilidade de o profissional gerenciar um projeto dele dentro da loja, por exemplo. Você pode, ainda, mostrar no que ele já tem autonomia. Se o vendedor ganha por comissão, por exemplo, o controle do salário que ele irá ganhar está nas mãos dele.

2) Propósito

propósitoUma pesquisa com 11 mil profissionais norte-americanos mostrou que a crença de que o que fazem tem um impacto positivo em outras pessoas é o fator mais forte para que eles sintam-se realizados no trabalho. Há uma ligação direta no cérebro entre ajudar os outros e a sensação de felicidade. Encontrar propósito no que se faz pode gerar satisfação a longo prazo para seu funcionário.

Para aplicar na sua loja:

Mostrar que a sua loja tem um propósito já pode deixar seus funcionários mais satisfeitos e orgulhosos de trabalhar com você. Clique aqui e entenda a importância de encontrar o motivo de se sua loja existir. E clique aqui para saber como ajudar os outros por meio da atuação de sua loja. Envolva seus funcionários nessas atividades e deixe-os mais felizes. 

3) Qualificação

qualificaçãoUm dos hábitos em comum das pessoas que são felizes no trabalho é que elas têm grande conhecimento sobre suas habilidades e estão comprometidas em melhorar cada vez mais. O fato de saber do que são capazes faz com que os profissionais sintam-se mais confiantes – o que os torna extremamente satisfeitos com suas ações. Para incrementar essa sensação, eles estão constantemente em busca de mais e mais conhecimento.

Para aplicar na sua loja:

Ajudar seus funcionários a melhorar cada vez mais deve ser a sua missão para deixá-los mais felizes e também para melhorar os resultados de sua loja. Para isso, você não precisa fazer grandes investimentos. Leia este artigo e saiba como usar as reclamações dos clientes para qualificar os profissionais; e veja neste texto cinco maneiras de treinar seus vendedores gastando quase nada. 

funcionários felizes 1Lembre-se: não é o sucesso que traz felicidade. Ser feliz é o que leva ao sucesso!

O que você faz aí em sua loja para garantir a satisfação do seu público interno? Compartilhe conosco suas dicas e sugestões deixando um comentário aqui no blog! Sua forma de liderar pode inspirar outros lojistas Brasil afora!

Informações: HubSpot
Imagens: Freepik

 

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