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Três objeções comuns na venda de eletrônicos

Três objeções comuns na venda de eletrônicos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/04/16

Existem muitas maneiras de um cliente dizer “não” sem necessariamente ter que proferir essa pequena e poderosa palavra de apenas três letras. Essas negativas vêm em forma das temidas objeções.

Algumas objeções são universais e aparecem em diferentes segmentos. “Estou só dando uma olhadinha” e “está muito caro” são duas das mais clássicas. No entanto, cada mercado tem objeções específicas de seus diferentes públicos. Se você vende produtos eletrônicos, por exemplo, é bem provável que já tenha ouvido de seus consumidores as três negações que listamos a seguir.

Saiba quais são, descubra como negativá-las e aumente suas chances de conseguir fechar uma venda sempre que o cliente apresentar uma dessas objeções!

Eu não preciso disso nesse momento.

objeções-eletrônicos-1Ao apresentar uma novidade como uma TV de alta definição ou um smartphone de última geração, pode ser que seu cliente afirme que não precisa daquele produto no momento, pois os seus aparelhos antigos ainda estão funcionando. Veja algumas formas de contornar essa objeção:

  • Apresentar as vantagens de se obter o produto – como participar de um grupo exclusivo de clientes, com acesso a informações e dicas especializadas.
  • Criar promoções temporárias, mostrando ao cliente que se ele deixar para comprar depois, pode perder uma grande oportunidade.
  • Listar todas as modificações e evoluções que o novo produto tem em relação à versão antiga.

Já tive problemas com produtos semelhantes.

objeções-eletrônicos-2Se o cliente já teve uma experiência ruim com um produto da mesma marca ou estilo do item que você está oferecendo, é bem provável que sua reação inicial seja a rejeição. Pode ser que ele tenha perdido a confiança neste tipo de produto ou marca, ou que a empresa na qual ele comprou não tenha resolvido o problema dele. Nesse caso, há as seguintes possibilidades de ação:

  • Deixar claro a política de retorno e troca do produto, mostrando que, caso haja algum problema, ele não sairá prejudicado.
  • Indicar outras opções do mesmo produto, mas de marcas diferentes.
  • Mostrar recomendações de outros clientes satisfeitos, salientando que a falha que aconteceu com ele pode ter sido algo isolado.
  • Deixá-lo experimentar o produto (em bom estado de funcionamento). Isso ajudará o cliente a se convencer de que o item realmente funciona e é bom.

Eu não sei como o produto funciona e como ele poderia me ajudar.

objeções-eletrônicos-3O mundo dos eletrônicos recebe novidades constantemente e as mudanças e atualizações acontecem de forma tão rápida que, muitas vezes, fica difícil para o cliente acompanhar. Por isso, muitas vezes eles não têm interesse em determinado produto simplesmente porque não entendem o seu potencial de utilização. E é aí que sua loja entra para mudar esse cenário.

  • Os seus vendedores precisam ser especialistas nos produtos que vendem. Assim, quando um cliente rejeitar a ideia de comprar um HD externo, por exemplo, o profissional irá mostrar que esse item poderá ser útil para economizar espaço no computador dele – e poderá explicar quais são os benefícios disso no longo prazo.
  • É importante que sua loja invista na criação de conteúdo relevante sobre os produtos que vende. Isso mostra que vocês estão preparados para sanar as possíveis dúvidas que o cliente pode ter depois da compra.
  • Crie guias com dicas de utilização para ajudar o cliente e incentivá-lo a comprar. Por exemplo: se o cliente comprar uma máquina fotográfica, ele levará junto um manual sobre iluminação para boas fotos.    

VÁ ALÉM!

Com essas dicas, vender eletrônicos ficará mais fácil. Mas você pode ir além e se preparar melhor para contornar outras objeções lendo os artigos abaixo:

Use esse conteúdo a seu favor e venda mais!

Se você ouve outras objeções em sua loja, deixe um comentário contando quais são elas. Faremos um próximo artigo sobre esse tema com base nas indicações dos leitores!

Imagens: Freepik

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