Existem muitas maneiras de um cliente dizer “não” sem necessariamente ter que proferir essa pequena e poderosa palavra de apenas três letras. Essas negativas vêm em forma das temidas objeções.
Algumas objeções são universais e aparecem em diferentes segmentos. “Estou só dando uma olhadinha” e “está muito caro” são duas das mais clássicas. No entanto, cada mercado tem objeções específicas de seus diferentes públicos. Se você vende produtos eletrônicos, por exemplo, é bem provável que já tenha ouvido de seus consumidores as três negações que listamos a seguir.
Saiba quais são, descubra como negativá-las e aumente suas chances de conseguir fechar uma venda sempre que o cliente apresentar uma dessas objeções!
Ao apresentar uma novidade como uma TV de alta definição ou um smartphone de última geração, pode ser que seu cliente afirme que não precisa daquele produto no momento, pois os seus aparelhos antigos ainda estão funcionando. Veja algumas formas de contornar essa objeção:
Se o cliente já teve uma experiência ruim com um produto da mesma marca ou estilo do item que você está oferecendo, é bem provável que sua reação inicial seja a rejeição. Pode ser que ele tenha perdido a confiança neste tipo de produto ou marca, ou que a empresa na qual ele comprou não tenha resolvido o problema dele. Nesse caso, há as seguintes possibilidades de ação:
O mundo dos eletrônicos recebe novidades constantemente e as mudanças e atualizações acontecem de forma tão rápida que, muitas vezes, fica difícil para o cliente acompanhar. Por isso, muitas vezes eles não têm interesse em determinado produto simplesmente porque não entendem o seu potencial de utilização. E é aí que sua loja entra para mudar esse cenário.
Com essas dicas, vender eletrônicos ficará mais fácil. Mas você pode ir além e se preparar melhor para contornar outras objeções lendo os artigos abaixo:
Use esse conteúdo a seu favor e venda mais!
Se você ouve outras objeções em sua loja, deixe um comentário contando quais são elas. Faremos um próximo artigo sobre esse tema com base nas indicações dos leitores!