fbpx

Nossas Sugestões

Tudo que você precisa saber para ser um bom líder

Tudo que você precisa saber para ser um bom líder

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/09/16

Se você é empresário, seja qual for o porte da sua companhia você obrigatoriamente precisa ser um líder. Resta saber qual tipo de líder: a ser seguido ou a ser ignorado. Se optar pelo primeiro caminho, precisa ter em mente que para ter uma liderança exitosa é preciso mais que talento, é necessário tato.

Mas antes de falarmos sobre os ingredientes da liderança de sucesso, façamos uma reflexão: o que é ser líder?

Segundo o dicionário Novo Aurélio é:

  1. Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de ideias.
  2. Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc.

como-ser-um-bom-líder-varejo (6)

É exatamente por isso que nem todo chefe é um líder: ele pode conduzir uma pessoa ou mais a uma ação, positiva ou não.

Quer uma amostra?

Promover o melhor vendedor da loja a gerente de vendas pode ser um tiro pela culatra. Ser bom no atendimento ao cliente, em negociação e no fechamento, por exemplo, não garante que ele vá gerenciar bem uma equipe, nem que se relacione bem com seus pares imediatos. Ou seja, antes de selecionar um funcionário para um cargo, é preciso avaliar o perfil. Caso contrário, o bom vendedor pode liderar uma equipe para o buraco.

Já um empresário não tem escapatória: ele está no comando e precisa agir como tal. Portanto, para manter a empresa nos trilhos, nada melhor do que ouvir as palavras de grandes gestores sobre liderança.

Um levantamento feito pela revista Entrepreneur, uma das mais reconhecidas publicações sobre empreendedorismo no mundo, levantou que são qualidades de um líder:

  1. como-ser-um-bom-líder-varejo (5)Foco

“Você não pode focar em coisas pequenas, e precisa ser menos distraído do que seus concorrentes. Para concluir o que precisa ser feito, é preciso desenvolver um alto nível de ignorância seletiva. Caso contrário, o trivial irá afogar você.”

Tim Ferris, empreendedor norte-americano, autor de best-sellers como Trabalhe 4 horas por semana.

  1. Confiança

“Um líder inspira confiança e arremata seguidores por ter uma visão clara, mostrar empatia e ser um bom professor. Como mulher, para ser reconhecida, tive que mostrar assertividade e até mesmo certa presunção, mas sempre tento manter a bondade e a generosidade. Essas características, juntas, são importantes para ganhar respeito.”

Barri Rafferty, CEO da empresa Ketchum

  1. como-ser-um-bom-líder-varejo (3)Transparência

“Nunca gostei do conceito de ‘vestir uma máscara’. Como líder, a única maneira que conheço para conquistar a confiança de minhas equipes e colegas foi ser 100% autêntico e aberto. Às vezes ocorrem falhas, mas sempre devemos manter a paixão pelo nosso trabalho. Isso me permitiu e me deu a liberdade de ser presente e consistente. As equipes sabem o que vão receber sempre. Sem surpresas.”

Keri Potts, diretor de Relações Públicas da ESPN

  1. Integridade

“Nossos colaboradores são um reflexo direto dos valores que aplicamos como líderes. Se agirmos a partir de um manual de ações reativo e obsoleto que parte da necessidade de estar certo ao invés de fazer o que é certo, iremos limitar o potencial de negócios e perder talentos qualificados. Se você tiver foco em ser autêntico em todas as suas atividades, passará estas características para o seu negócio, para a sua cultura corporativa.”

Gunnar Lovelace, Vice-CEO e Co-Fundador da empresa Thrive Market

  1. Motivação

como-ser-um-bom-líder-varejo (8)“Líderes não são pessoas prontas, eles são moldados. Eu cheguei à América sem dinheiro e pertences, a não ser minha mala de ginástica, mas eu não pude permanecer sem nada. Outras pessoas me deram inspiração e conselhos fantásticos, e assim fui movido por minhas crenças e guiado internamente por minhas paixões. É por isso que estou sempre disposto a oferecer motivação a amigos e a desconhecidos. Eu conheço o poder da inspiração, e se alguém precisa de uma mão para alcançar seus objetivos, eu estou mais do que disposto a ajudar.”

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia

Outras características comuns a grandes líderes

Nesta lista (em inglês) você pode ver outras características descritas por grandes gestores. Contudo, a partir dessas cinco já dá para ter uma boa ideia do que é preciso.

Mas vamos além…

Além de apresentar essas qualidades, você precisa guiar suas ações. Ciente disso, uma pesquisa realizada por uma das maiores consultoras da área de Liderença e Desenvolvimento Pessoal, Lolly Daskal, concluiu que os maiores líderes do mundo:

  • como-ser-um-bom-líder-varejo (4)Valorizam e conhecem as pessoas. Eles mostram que todos têm grande importância e fazem isso conversando com os colaboradores no ambiente de trabalho, ouvindo o que as pessoas têm a dizer e aprendendo com isso.
  • Têm empatia e dão atenção às pessoas – e nunca as ignoram. E também, assim como orientam Keri Potts e Gunnar Lovelance, é preciso ser transparente e honesto.

Grandes líderes aceitam a culpa, mas dividem o crédito. Se uma estratégia ou ação der errado, a culpa é sua, e não de quem a executou. Eles provavelmente fizeram o que foi solicitado, ou não foram acompanhados para ajustar arestas. Contudo, os líderes não fazem nada sozinhos. Suas equipes precisam estar preparadas. É preciso reconhecer o trabalho bem feito.

como-ser-um-bom-líder-varejo (1)

Lembra a história do vendedor no começo deste texto? Para Daskal, é importante delegar responsabilidades, mas ao mesmo tempo acompanhar processos, opinar e auxiliar. Ou seja, programas de capacitação de líderes são sempre válidos.

E, mais: ao delegar, você estará seguindo outras duas recomendações da consultora – apreciar e desafiar talentos. Segundo ela, as melhores ideias surgem quando as pessoas saem de suas zonas de conforto.

Por fim, a especialista recomenda investir nos funcionários: tempo e dinheiro resultam em crescimento e aprendizado e, consequentemente, em menos custos do que a manutenção de um time sem treinamento.

E as suas equipes, como estão? Reflita e adote essas posturas para ser um líder que faz a diferença.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


7 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 26
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

7

comentários em "Tudo que você precisa saber para ser um bom líder"

Comentar