fbpx

Nossas Sugestões

Tendências do turismo de experiência – quais são as atividades que os viajantes buscam

Tendências do turismo de experiência – quais são as atividades que os viajantes buscam

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/04/19

Promover atividades que transformem viagens em experiências enriquecedoras e criativas. Este é o objetivo do turismo de experiência, uma tendência relevante no mercado de viagens este ano e que tem tudo para continuar muito forte! Por isso mesmo, pode ser sua aliada para atrair viajantes para a sua região e, consequentemente, para o seu estabelecimento.

Sabendo disso, revelamos a seguir o que está em alta em termos de turismo de experiência e apontamos o que você precisa fazer para incluir essas atividades em suas ofertas e, assim, garantir quartos lotados em seu estabelecimento. Acompanhe!

Tendências do turismo de experiência

Ficou para trás o tempo em que as pessoas viajavam apenas para conhecer lugares. Atualmente, os viajantes querem vivenciar culturas e explorar lugares de maneiras criativas, intensas e marcantes. Para isso, podem, por exemplo:

– Explorar uma região com um morador local.
– Aproveitar uma viagem para aprender uma nova habilidade.
– Procurar atividades que ajudem a aumentar seu bem-estar enquanto estão fora de casa.

Todas essas possibilidades, aliás, descrevem bem o que é o turismo de experiência.

 turismo de experiência

Afinal, mais do que souvenirs como um cartão postal ou um ímã de geladeira, o viajante atual quer levar na bagagem lembranças de experiências que farão aquela jornada permanecer viva em sua memória.

O que você está fazendo para atender a essa demanda do público do seu hotel ou da sua pousada?

Para ajudá-lo nesse sentido, fizemos esta lista com as principais tendências do turismo de experiência*.

Descubra quais são as atividades que os viajantes mais buscam e utilize essas informações para atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento!

1) Turismo wellness – a busca pelo bem-estar

 turismo de experiência

De acordo com um levantamento do TripAdvisor, a compra de experiências na área wellness cresceu 69% em 2018. Isso mostra que cada vez mais os viajantes buscam atividades que os ajudem a ficar saudáveis e relaxados enquanto viajam.

Szechenyi Baths, por exemplo, é um parque de águas termais muito famoso em Budapeste (Hungria). Ele oferece pacotes com entrada privativa e massagens incluídas.
– Além disso, o Parque Hotel Tokyo oferece o pacote Energizing, que contém menu fitness especial, aulas de meditação, massagens e outras atividades relaxantes.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

Tendência wellness – a importância do bem-estar na hotelaria

2) Cursos e workshops – aprendendo algo novo durante a viagem

turismo de experiência

Segundo o estudo do TripAdvisor, o número de viajantes que reservaram aulas e workshops durante viagens cresceu mais de 90% ano passado. Ou seja, não dá para negar: viajantes estão aproveitando suas jornadas em diferentes destinos para aprender novas habilidades!

– Em Roma, por exemplo, o Historical Roman Group promove aulas para quem quer aprender a ser um gladiador. Uma ótima maneira de entender mais sobre a história local, não é mesmo?
– Já a Khmer Ceramics Centre oferece aos turistas a oportunidade de aprender mais sobre a cultura do Camboja por meio de aulas de cerâmica tradicional. Que tal?

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes

3) Atividades para a família – experiências compartilhadas

turismo de experiência

Apesar de cada vez mais os viajantes buscarem experiências diferentes, os pontos turísticos tradicionais ainda continuam em alta – especialmente em viagens familiares. Aliás, segundo o TripAdvisor, a busca por experiências family-friend cresceu 200% no último ano.

Exemplos de atividades nesse sentido:

– O pacote Skip the Line: Paris Louvre Museum é voltado a famílias que não querem ficar esperando horas na fila para entrar no Museu do Louvre.
– Waitomo Glowworm Caves é uma atração muito popular da Nova Zelândia. O passeio guiado pela caverna para pequenos grupos é ideal para famílias.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

Como atrair famílias para o seu hotel ou pousada

4) Turismo gastronômico – a culinária como ponto turístico

turismo de experiência

A gastronomia local continua sendo uma das atrações em destaque no turismo de experiência. E os especialistas da consultoria Skift preveem que cada vez mais os viajantes irão planejar seus roteiros em torno de atrações gastronômicas.

– No Japão, por exemplo, o Oishii Food Tours promove passeios focados na gastronomia local. Viajantes podem vivenciar Tóquio, Quioto ou Osaka por meio de suas comidas e bebidas tradicionais.
– Itália e gastronomia andam lado a lado. Que tal, então, fazer uma aula de pasta e almoçar em uma fazenda na Toscana? É o que o Walkabout Florence Tours oferece aos viajantes.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes

5) Passeios temáticos e culturais – experiências imersivas e marcantes

turismo de experiência

Atividades temáticas e culturais também estão entre as principais tendências de turismo de experiência. Em 2018, segundo o TripAdvisor, a busca por esse tipo de passeio cresceu mais de 65%.

Exemplos de atividades nesse sentido:

– Em Rotorua, na Nova Zelândia, viajantes podem aprender sobre a cultura e as tradições do povo Maori no Rotorua Maori Hangi, uma experiências imersiva dentro de uma vila temática.
– O London Rock Music Tour é o passeio ideal para aqueles que querem visitar a capital inglesa e aprender mais sobre a história do rock.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria
5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região

6) Atividades ao ar livre – respirando o ar local

turismo de experiência

Seja para praticar esportes, fazer algo diferente ou mesmo apreciar a natureza local, atividades ao ar livre também estão entre as experiências que os viajantes mais buscam. O TripAdvisor indica que a compra de passeios nesse estilo cresceu 56% no último ano.

Exemplos de atividades nesse sentido:

– A empresa Fat Tire Bike Tours oferece um passeio de bicicleta por Barcelona para os viajantes que querem visitar os principais pontos da cidade sobre duas rodas.
– O Rockwood Hotel e Spa promove diferentes atividades ao longo do ano, dependendo da estação. No inverno, por exemplo, viajantes podem fazer aulas de ski; no verão, golfe, caminhada e ciclismo estão entre as atividades ofertadas.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

3 maneiras criativas de oferecer pacotes na hotelaria

7) Experiências únicas – sentido-se VIP durante viagens

turismo de experiência

Há também uma tendência entre determinados grupos de viajantes de se buscar um turismo de experiência mais exclusivo, longe da movimentação da “massa”. Seja por meio de uma entrada VIP em uma atração concorrida ou realizando uma atividade superdiferente.

– Com o Vatican VIP Experience, por exemplo, os viajantes evitam as filas para entrar nos Museus do Vaticano e ainda têm direito a um café da manhã especial.
– Muitos podem dizer que visitaram a Harbour Bridge, em Sydney. Porém, escalar a famosa ponte e ter uma vista nada usual da cidade só é possível com o passeio Sydney BridgeClimb.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

8) Bleisure – trabalho e lazer juntos em uma só viagem

turismo de experiência

Cada vez mais os viajantes a trabalho (especialmente os das novas gerações) demandarão experiências que os ajudem a aproveitar suas viagens para turistar.

– Sabendo disso, o Hotel Pullman, por exemplo, oferece um pacote especial de serviços direcionados a viajantes de negócios que querem relaxar após as atividades de trabalho.
– Também de olho nessa tendência, a agência 58 Star oferece serviços para viajantes que desejam explorar atividades de lazer durante viagens corporativas.

Dicas para colocar em prática essa tendência do turismo de experiência:

Como transformar viajantes a trabalho em viajantes bleisure
Serviços extras para viajantes a trabalho

Dicas estratégicas para colocar essas ações em prática

turismo de experiência

Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo
Infográfico: como usar eventos para atrair hóspedes na baixa temporada

Agora, é com você!

– Estude os exemplos relacionados a cada uma dessas tendências do turismo de experiências.
– Leia os artigos indicados ao longo do post. Afinal, eles trazem dicas e informações sobre como colocar ações como essas em prática.
– Compartilhe esse conteúdo com sua equipe. Depois, juntos, pensem em maneiras de ofertar atividades e experiências marcantes em seu estabelecimento!

Sucesso!

*InformaçõesSkiftTripAdvisorTripAdvisor
Imagens: Divulgação; Rawpixel

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 16
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Tendências do turismo de experiência – quais são as atividades que os viajantes buscam"

Comentar