fbpx

Nossas Sugestões

O turismo de saúde e bem-estar e as oportunidades para o mercado hoteleiro

O turismo de saúde e bem-estar e as oportunidades para o mercado hoteleiro

Por Redação Blog Gazin Atacado • 17/09/19

Turismo de saúde e bem-estar ocorre quando o objetivo e a motivação do ato de viajar está ligado a tratamentos médicos, cirúrgicos ou para qualquer tipo de cuidado ligado à esfera da saúde.

Ou seja, os ‘turistas pacientes’ e seus acompanhantes têm acesso a destinos com hospitais de qualidade e renome internacional e com preços que normalmente são mais baixos que em seus países de origem.”

É assim que Marcelo Assad Boeger, Vice-Presidente da AMTSBE – Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem-Estar, define essa modalidade de turismo que vem crescendo bastante no Brasil e no mundo – e que, portanto, é sinônimo de oportunidades para o mercado hoteleiro!

Quer saber como aproveitar essa tendência? Leia este artigo!

Leia também!

*Entrevista concedida por Marcelo ao Blog da Hotelaria

O mercado de turismo de saúde e bem-estar no Brasil em números e dados

turismo de saúde e bem-estar no Brasil

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)**, o mercado do turismo de saúde e bem-estar movimenta US$ 60 bilhões anualmente no mundo, com uma média de crescimento anual de 35%. No Brasil, a expectativa de crescimento também é de 35% para os próximos cinco anos.

Esses números se tornam ainda mais promissores se considerarmos o cenário histórico dessa modalidade de turismo em nosso país. Afinal, há pouco mais de 20 anos, eram os brasileiros quem deixavam suas casas para buscar tratamento em terras estrangeiras. Hoje, porém, a realidade se inverteu. Agora, são os estrangeiros que estão vindo ao Brasil para realizar tratamentos médicos e estéticos.

Os principais fatores que levam um paciente a buscar tratamento em outra cidade ou outro país são:

– Ausência dos tratamentos necessitados em seu local de residência.
– Maior qualidade dos tratamentos oferecidos em outras cidades.
– Preços mais acessíveis em outros locais.
– Possibilidade de conjugar a realização de um tratamento a uma viagem.

No que diz respeito especificamente ao Brasil, estas são algumas das vantagens competitivas como destino internacional de Turismo de Saúde:

– Diversidade de serviços e especialidades médicas.
– Prestação de serviços que atendem aos padrões internacionais de qualidade.
– Clima ameno, belas paisagens e diversidade cultural, além de avanços tecnológicos.
– Preços competitivos.
– Acesso facilitado por voos diários nacionais e internacionais.
– Humanização no atendimento.

Leia também!

Tendência wellness – A importância do bem-estar na hotelaria
Megatendências do setor de viagens que estão moldando o mercado hoteleiro

Como atrair turistas de saúde e bem-estar para o seu hotel ou pousada

turismo de saúde e bem-estar

Entre os principais países “emissores” de turistas de saúde para o Brasil, destacam-se: Estados Unidos, Emirados Árabes, Reino Unido, Omã, Alemanha e Kuait.

Porém, atenção! Não são apenas estrangeiros que praticam essa modalidade de turismo por aqui. Você também pode atrair turistas brasileiros para seu estabelecimento se entender a importância dessa modalidade para o mercado hoteleiro!

Além disso, é importante ter em mente que os turistas de saúde e bem-estar costumam comprar pacotes de wellness, spa e talassoterapia que incluem tratamentos e alojamentos.

A parte da estética, aliás, tem crescido bastante no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cada vez mais estrangeiros fazem cirurgias plásticas no país. Neste sentido, parcerias com clínicas especializadas nesses tipos de tratamentos podem ser um atrativo a mais para o seu estabelecimento.

Aliás, de maneira geral, conhecer os desejos e as necessidades dos turistas de saúde é o primeiro passo para poder atraí-los para o seu estabelecimento. Afinal, dessa forma você conseguirá pensar em funcionalidades e parcerias alinhadas aos que esses viajantes buscam e, consequentemente, aumentará as chances de atrair a atenção deles.

Por último, mas não menos importante, vale destacar que esse público costuma se informar por agência de viagens, dicas de amigos e pela internet – o que ressalta a importância de seu estabelecimento possuir uma forte presença online.

Leia também!

Como construir uma presença online forte para o seu hotel ou pousada
Blog: um aliado da hotelaria para atrair, conquistar e fidelizar clientes

Principais desafios para alavancar o turismo de saúde e bem-estar no Brasil

Turismo de saúde e de bem-estarMesmo com o aumento da procura de turistas deste segmento por hospedagem no Brasil, ainda existem fatores que seguram o crescimento deste mercado no país.  O alto custo da mão de obra e dos serviços médico-hospitalares, o aumento da instabilidade cambial e o crescimento da insegurança pública, por exemplo, são alguns deles.

De acordo com Marcelo Assad Boeger, para que o Brasil ultrapasse essas dificuldades é necessária uma união de todos os setores envolvidos com turismo e saúde. “Não basta apenas ter bons hospitais para que o turismo de saúde e bem-estar alavanque no Brasil. Para isso, é necessária uma infraestrutura que garanta ao turista um planejamento integrado de todo cluster – companhias aéreas, agências especializadas em turismo médico, hotéis e hospitais”, analisa.

Ele complementa dizendo que também é importante que as empresas envolvidas e que fazem parte do cluster conversem regularmente e criem em conjunto produtos que sejam competitivos.

“Também é importante que hospitais busquem acreditações internacionais. Afinal, isso ajuda a tirar desconfianças do estrangeiro quanto à seriedade e qualidade de nossos hospitais. Além disso, a melhoria da comunicação em relação ao idioma do público a ser atendido deve ser uma busca contínua. E isso é importante tanto nos meios de hospedagem, como também dos hospitais”, revela.

Aliás, sobre isso, ele acrescenta ainda que é importante que se tenha em mente que vale não somente na comunicação verbal entre os clientes e a linha de frente, mas também nas sinalizações internas e documentos traduzidos para inglês e espanhol. “Afinal, isso apoia na compreensão de informações importantes sobre apólice do seguro e como utilizar seu plano internacional, assim como nos documentos da Instituição de saúde que necessitem de consentimento informado”, completa.

Leia também!

Como se preparar para receber hóspedes estrangeiros em seu hotel ou pousada
Especialistas no mercado hoteleiro dão dicas sobre como aprimorar a experiência do hóspede
O perfil dos viajantes internacionais que visitam o Brasil

E aí, o que achou do tema de hoje?

Você também tem notado uma tendência maior de hóspedes desse segmento em seu estabelecimento? O que você acredita ser o diferencial para conseguir atraí-los? Deixe um comentário com a sua opinião e ajude a deixar este conteúdo ainda mais interessante.

Sucesso!

**Informações: Boletim de Tendência – Turismo – SEBRAE

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O turismo de saúde e bem-estar e as oportunidades para o mercado hoteleiro"

Comentar