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Como o turnover pode afetar os seus resultados e como evitá-lo?

Como o turnover pode afetar os seus resultados e como evitá-lo?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/07/19

O turnover na hotelaria é um problema real! Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice anual de turnover em estabelecimentos hoteleiros é de 73,8%. Quer saber como lidar com esse desafio em seu hotel/em sua pousada? Leia este artigo!

Manter a mesma equipe de colaboradores por um longo período pode ser um desafio e tanto. E esta missão pode ser ainda mais complicada na hotelaria. Afinal, a rotina de estabelecimentos hoteleiros é puxada e, portanto, exige profissionais dedicados e realmente engajados.  

Contudo, como líder, há algumas coisas que você pode fazer para manter o índice de rotatividade de seus funcionários baixo – e, assim, obter resultados expressivos. E é sobre elas que falamos a seguir. Acompanhe!

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Mas quais são as consequências de um índice alto de turnover na hotelaria?

rotatividade na hotelaria

Bom, em primeiro lugar, se você está se sentido incomodado com o índice de turnover no seu hotel ou na sua pousada, saiba que não é o único.

Uma pesquisa divulgada pelo Departamento de Trabalho dos Estado Unidos apontou que o setor de hotelaria possui um índice anual de turnover de 73,8%, com mais de 6% da equipe saindo por mês. 

Este dado deveria soar assustador para você. Afinal, na prática, significa que anualmente são gastos mais de 2 milhões de dólares com turnover na hotelaria norte-americana. Ou seja, aproximadamente 8 milhões de reais gastos ao ano com o vai e vem de funcionários!

Já parou para imaginar o quanto poderia ser investido com esta quantia? Quantas melhorias poderiam ser realizadas? Isso sem falar na economia…

Além disso, a rotatividade em um hotel ou pousada pode se refletir em uma equipe permanentemente desalinhada e prejudicando a imagem do estabelecimento e a experiência do hóspede. Não é isso que você quer, é?

Pensando em ajudá-lo a não ser mais uma porcentagem dentro dessa estatística, apresentamos a seguir 3 dicas para diminuir o índice de turnover na hotelaria. Acompanhe!

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3 dicas para diminuir o índice de turnover na hotelaria

Dica #1 para diminuir o índice de turnover na hotelaria:
Crie um ambiente familiar em seu estabelecimento

turnover na hotelaria

Qualquer profissional, independente do cargo que ocupe, deseja, além de estabilidade financeira, trabalhar em um local em que o clima seja leve, tranquilo e onde possa se sentir à vontade.

Além disso, não é segredo para ninguém que um funcionário descontente é um problema a empresa. Afinal, é ele quem faz o contato direto com o cliente, e um breve momento que seja de mau atendimento pode ser o suficiente para que o cliente não queira mais voltar ao seu estabelecimento.

Por isso mesmo, se você quer manter o índice de turnover baixo em seu hotel ou pousada, precisa se preocupar em proporcionar um ambiente de trabalho positivo!

Isso não significa, porém, que cobranças e “puxões de orelha” sejam proibidos. Pelo contrário. Feedbacks construtivos, em ambientes de confiança mútua, são sempre muito produtivos. Invista neles!

Aliás, a boa relação entre colaboradores e líderes é primordial para o sucesso de qualquer negócio. E esse tipo de comportamento, em que todos se respeitam e se enxergam como parceiros dentro de uma empresa, deve ser iniciado no escalão mais alto da companhia. Estabelecendo uma cultura em que todos são respeitados e reconhecidos pelo seu trabalho, você estará dando o exemplo à sua equipe.

Por isso, conheça seus colaboradores, entenda as necessidades deles e saiba o que almejam na carreira. Além disso, descubra o que os profissionais se sentem à vontade fazendo e o que os incomoda. Afinal, um funcionário contente com o seu trabalho pode ser o diferencial na experiência do seu cliente durante a estadia!

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Para inspirar!
Uma história de carinho e atenção com o cliente…

Utilizando-se de exemplos pessoais e profissionais, o livro UnSelling, escrito por Scott Stratten e Alison Kramer, aborda uma série de fatores que podem fazer diferença na hora de vender um produto ou um serviço para um cliente.

Em um dos capítulos, Scott e Alison contam a história de Joshie Hurn – uma girafa de pelúcia…

Joshie pertencia a um dos filhos de Chris Hurn.

Certa vez, a esposa de Chris e seus dois filhos passaram alguns dias hospedados no Hotel Ritz-Carlton na Ilha Amélia (EUA). Na volta para casa, eles perceberam que Joshie, a girafinha de pelúcia que era o brinquedo favorito do pequeno, tinha ficado no hotel.

Procurando amenizar a dor que seu filho estava sentindo, Chris inventou uma história falando que Joshie estava apenas tirando umas “férias mais longas” no hotel.

Naquela mesma noite, funcionários do Ritz-Carlton entraram em contato com Chris falando que estavam com Joshie. O pai então lhes pediu um favor: que, se possível, antes de devolver o brinquedo, tirassem algumas fotos de Joshie no hotel para que a criança pudesse ver que seu amiguinho realmente estava de férias.

Poucos dias depois, a família Hurn recebeu em casa um pacote contendo não apenas o Joshie (voltando de férias), mas alguns brindes – como bolas e frisbees com a marca do hotel –, além de um “álbum de fotografias” que contava meticulosamente como havia sido a estadia de Joshie nos dias em que ele estivera longe de sua família…

Situações hilárias como a girafa de pelúcia tomando um drinque na piscina e ganhando uma massagem no spa do hotel mostraram a atenção e o cuidado que os funcionários do hotel tiveram com essa família.

A família de Joshie jamais irá esquecer o que a equipe do Ritz-Carlton fez para ajudá-los, e é seguro afirmar que o estabelecimento ganhou clientes para a vida com essa dedicação!

A lição que essa história deixa é simples:
Um hotel onde os funcionários se sentem felizes e alinhados com a cultura de trabalho, será um hotel onde esses mesmos funcionários farão de tudo para que os clientes se sintam da mesma forma.

Dica #2 para diminuir o índice de turnover na hotelaria:
Estimule oportunidades de desenvolvimento de carreira

turnover na hotelaria

Quando um colaborador percebe que trabalha em um local que oferece oportunidades para que ele se desenvolva na carreira, as chances de querer se manter nesse emprego são muito maiores. 

É essencial que o funcionário saiba que ele pode crescer dentro da empresa, além de notar que também aprende coisa novas diariamente que irão ajudá-lo em toda a sua carreira. Portanto, estimule essas oportunidades em sua equipe.

Além disso, tenha em mente que treinamentos e programas de capacitação irão manter os funcionários engajados e melhor preparados para atender o cliente. Ou seja, é uma situação em que todos ganham: líderes, colaboradores e clientes!

Que tal?

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Dica #3 para diminuir o índice de turnover na hotelaria:
Seja generoso e criativo

futuro do varejo

Ofereça vantagens, benefícios e regalias aos colaboradores que apresentam os melhores resultados. Eles se sentirão agradecidos e motivos a continuar desempenhando um bom trabalho no seu estabelecimento.

Existem várias formas de colocar essa dica em prática. Destacamos, por exemplo:

– Bônus no salário.
– Viagens em família.
– Quadro de melhor funcionário estampado na recepção do hotel.

Cabe a você encontrar as maneiras mais adequadas à realidade do seu estabelecimento.

Quando o orçamento não permitir aumentos salariais e bônus, use a criatividade! Pequenos incentivos podem fazer a diferença.

Para definir quem serão os premiados, converse diretamente com seus funcionários. Descubra quem está fazendo um bom trabalho e elogie-os, incentive-os a continuar trabalhando daquela forma que assim que for possível ele será recompensado. Este tipo de atitude faz com que a confiança do colaborador no hotel aumente, e também eleva a sensação de pertencimento à empresa.

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Recapitulando

No artigo de hoje falamos sobre problemas que um índice alto de turnover pode ocasionar no seu estabelecimento. Além disso, revelamos como você pode diminuir esse índice e fazer com que seus funcionários permaneçam mais tempo em seu hotel ou pousada.

Para isso, como destacamos, é essencial:

– Estabelecer uma cultura em que relações de confiança entre os líderes e a equipe sejam estimuladas.
– Promover o desenvolvimento de carreira.
– Oferecer compensação e reconhecimento.

Seguindo essas dicas você obterá sucesso na retenção dos colaboradores e, consequentemente, melhores resultados.

Gostaria de acrescentar algo mais à lista? Deixe um comentário. Sua sugestão pode ajudar outros profissionais a aprimorarem a forma como lideram suas equipes.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia estes artigos publicados no Blog do Varejo:

7 maneiras de diminuir o turnover no varejo
6 dicas para reter talentos e diminuir o turnover na sua loja
Como fortalecer o relacionamento com os profissionais da sua equipe

Apesar de o conteúdo ser voltado aos profissionais do varejo, as reflexões propostas podem ser aplicadas no seu dia a dia na hotelaria!

Vamos ao trabalho? Sucesso!

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