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Vales-presente na hotelaria: como usar essa estratégia para fortalecer sua marca

Vales-presente na hotelaria: como usar essa estratégia para fortalecer sua marca

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/09/19

Entenda como os vales-presente na hotelaria oferecem a possibilidade não só de aumentar as vendas de estadias e serviços, mas também de se aproximar do público, de expandir o alcance da marca e de conquistar novos clientes! 

Quando você pensa em um “presente”, o que vem à sua mente?

É bem provável que se lembre de um pacote embrulhado em um papel colorido, talvez com um laço em volta, não? Pois é, mas está na hora de mudar essa visão e, assim, aproveitar novas oportunidades de se conectar com seu público! 

Cada vez mais os consumidos preferem gastar com experiências em vez de comprar bens materiais. Portanto, isso significa que na hora de presentear alguém ou receber algum presente, a experiência também é a prioridade para a nova geração. 

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Nesse sentido, os vales-presente na hotelaria podem ser uma excelente opção para atender essa demanda do público e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes e fortalecer a marca. 

Entenda mais a seguir! 

Benefícios dos vales-presente na hotelaria 

Um vale-presente oferece a possibilidade de alguém comprar uma estadia ou algum serviço do seu estabelecimento para presentear alguém. 

Essa oferta fornece os seguintes benefícios para o seu negócio: 

Benefício #1 dos vales-presente na hotelaria:
Mensuração da satisfação dos clientes

Se alguém compra um vale-presente do seu estabelecimento, é porque conhece, confia e gosta do seu serviço e atendimento. Isso, por si só, já é um grande indicador de satisfação e pode ajudar a identificar clientes fiéis importantes para a sua empresa. 

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Benefício #2 dos vales-presente na hotelaria:
Fidelização dos clientes atuais

Além disso, ao ajudar os clientes a oferecer uma experiência marcante à pessoa especial que será presenteada, seu hotel estará fortalecendo o relacionamento com o público. Afinal, é como se os serviços oferecidos pelo seu estabelecimento ajudassem o cliente a traduzir a mensagem e/ou sentimento que ele quer transmitir.   

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Benefício #3 dos vales-presente na hotelaria:
Divulgação da marca pelos clientes

Não há ação de marketing mais forte do que a recomendação feita pelo seu próprio cliente.

Sendo assim, ao oferecer um vale-presente do seu hotel, seu hóspede está colocando o selo de aprovação dele e divulgando seu estabelecimento. Essa estratégia facilita essa indicação. 

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Benefício #4 dos vales-presente na hotelaria:
Expansão do alcance da sua marca

customer first no varejoOs vales-presente na hotelaria têm o potencial de ajudar os estabelecimentos a alcançarem um público que não conseguiriam alcançar por outros canais. E, o melhor, com o aval de alguém próximo, o que aumenta a credibilidade do seu negócio, mesmo que o presenteado nunca tenha ouvido falar da sua marca. 

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Benefício #5 dos vales-presente na hotelaria:
Conquista de novos clientes

Os presenteados com o vale do seu estabelecimento já terão uma boa impressão da marca. Afinal, ela foi recomendada por um conhecido deles.

Por isso, depois de terem uma experiência positiva durante a estadia ou serviço que eles receberam de presente, as chances de retornarem são bem grandes. 

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Benefício #6 dos vales-presente na hotelaria:
Aumento do faturamento

Seu hotel já recebeu o valor da estadia e/ou do serviço durante a compra do vale-presente. No entanto, uma vez que os presenteados chegam ao seu estabelecimento, é muito provável que eles gastem além do valor do voucher – gerando mais lucratividade para o seu negócio.

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Como criar estratégias para utilizar vales-presente na hotelaria 

Contudo, para alcançar todos os benefícios listados acima, é importante desenvolver um planejamento estratégico dessas ofertas. 

Definir o público, os tipos de vales-presente e os canais de divulgação são alguns passos cruciais para isso. Entenda mais a seguir.

Dica #1 para criar estratégias para utilizar vales-presente na hotelaria
Defina os públicos

vales-presente na hotelaria

Quem são as pessoas que estariam interessadas em oferecer uma estadia ou serviço do seu hotel como um presente? 

Duas dicas para estabelecer essa questão são: 

a) Identifique clientes potenciais

Faça uma pesquisa na sua base de dados e veja quem foram os hóspedes que, no passado, comemoraram uma ocasião especial em seu estabelecimento – como, por exemplo:

– Aniversário de casamento.
– Aniversários em geral (próprio, do filho, da esposa etc.).
– Conquista de um objetivo (término de um projeto; entrada na faculdade etc.).
– E assim por diante. 

Essas pessoas já mostraram que gostam de comemorar por meio de experiências. Portanto, estarão mais inclinadas a ver a estadia como um possível presente e vão gostar de saber que seu hotel está oferecendo vouchers nesse sentido. 

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b) Crie vales-presente para datas especiais

Os vales-presente são um formato ideal de oferta para atrair mais hóspedes em datas comemorativas. Afinal, essa estratégia vai ajudar a posicionar a estadia e os serviços do seu estabelecimento como possíveis presentes para tais ocasiões. 

Portanto, defina quais são as datas mais relevantes para o seu negócio e crie vales-presente para os respectivos públicos. Por exemplo: 

– Vale-presente para o Dia das Mães.
– Vale-presente para o Dia dos Namorados.
– Vale-presente para o ano novo.
– E assim por diante.

Leia também: Como criar um calendário comercial  

Dica #2 para criar estratégias para utilizar vales-presente na hotelaria
Defina os tipos de vales-presente

vales-presente na hotelaria

Depois de avaliar quem são os hóspedes em potencial que estariam interessados em vales-presente, é preciso determinar os tipos de ofertas que irá oferecer nesse sentido. 

Você pode, por exemplo, oferecer: 

– Vale-presente de uma estadia.
– Vale-presente de um serviço específico (massagem; jantar; spa etc.).
– Vale-presente pacote, com vários serviços e estadias incluso (por exemplo, um final de semana com direito a jantar e massagem).
– Vale-presente equivalente a um valor específico para o presenteado gastar durante a estadia. 

Os tipos de serviços incluídos e o modelo do voucher vão depender do público que você quer alcançar.

– Digamos, por exemplo, que o objetivo é oferecer vales-presente para o Dia das Mães. Então, é interessante incluir um almoço para que ela comemore a ocasião com a família durante a estadia.
– Já um vale-presente de aniversário pode incluir uma estadia com café da manhã especial no quarto.
– E o vale-presente do Dia dos Namorados pode envolver uma estadia com direito a jantar romântico. 

Confira os artigos já publicados sobre datas especiais e inspire-se com algumas ideias de vales-presente para essas ocasiões: 

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Dica #3 para criar estratégias para utilizar vales-presente na hotelaria
Defina as estratégias de divulgação e venda

Então, depois de seguir os dois passos acima, você já sabe para quem vai vender os vales-presente do seu hotel ou pousada e quais são os tipos de ofertas que vai promover. Agora, chegou o momento de determinar como vai divulgar e vender seus vouchers. 

Algumas dicas relevantes quanto a isso: 

  • Tenha uma página exclusiva no seu site para reunir os vales-presente que o seu estabelecimento oferece.
  • Envie e-mails periódicos oferecendo os vales-presente aos seus hóspedes, levando em consideração as datas específicas das ofertas sazonais (Dia das Mães, Natal etc.)
  • Envie e-mail de pós-venda mostrando a possibilidade de oferecer a estadia em seu hotel como um presente. Quando a memória da experiência positiva está “mais fresca” na mente do hóspede, é quando ele estará mais propenso a comprar a estadia como um presente.
  • Permita que o cliente possa personalizar o vale-presente. Você pode fazer isso por meio de um cartão (físico ou digital), por exemplo, ou com a possibilidade de ele mesmo enviar o voucher online para a pessoa presenteada.
  • Ofereça a possibilidade de o cliente comprar um vale-presente do seu estabelecimento como um agrado para ele mesmo. Dessa forma, pode ser que o cliente queira aproveitar a oferta do voucher de massagem e, por isso, acabe reservando um final de semana em seu estabelecimento. 

Leia também: 4 dicas para desenvolver uma estratégia de distribuição eficiente  

Exemplos de uso de vales-presente na hotelaria 

Confira a seguir alguns exemplos que mostram como aplicar essa estratégia na hotelaria e inspire-se para criar ações parecidas em seu estabelecimento: 

Hand Picked Hotels 

vales-presente na hotelaria

O site Hand Picked Hotels oferece uma variedade de vales-presente em uma página especial para essas ofertas – vouchers que correspondem a uma estadia, que dão direito a serviços e os do tipo “monetário”, que representam um valor específico para gastar no estabelecimento. 

Clique aqui e saiba mais. 

Booking.com 

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O site Booking.com oferece a possibilidade de os clientes adquirirem um cartão de presente digital, que pode ser carregado com o valor que ele quiser. Além disso, também é possível personalizar a mensagem que o presenteado irá receber. 

Clique aqui e saiba mais. 

Radisson Hotels 

vales-presente na hotelaria

A rede Radisson oferece vales-presente digitais e também físicos – que são enviados por correio. Os vouchers do grupo possuem design customizáveis (o cliente pode até escolher uma foto de sua preferência). Além disso, a empresa também fornece vales-presente corporativos. 

Clique aqui e saiba mais. 

Mandarim Hotel 

vales-presente na hotelaria

O Mandarim hotel oferece um voucher especial para empresas, que pode ser usado como forma de recompensar clientes e funcionários. 

Clique aqui e saiba mais. 

Esperamos que essas informações, dicas e exemplos o ajudem a entender melhor a relevância dos vales-presente na hotelaria e também o inspirem para desenvolver ofertas como essas em seu estabelecimento. 

Sucesso! 

Imagens: Rawpixel

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