Nossas Sugestões

Como saber se o melhor vendedor pode ser promovido a gerente

Como saber se o melhor vendedor pode ser promovido a gerente

Por Redação Blog Gazin Atacado • 15/02/17

Depois de um tempo fazendo um bom trabalho na equipe de vendas, o vendedor já pensa na possibilidade de ser promovido a gerente, coordenador ou outro cargo de liderança. Afinal, parece uma evolução normal, não é mesmo?

Porém, nem sempre o melhor profissional de vendas está preparado para ser um bom líder. Isso porque as habilidades, tarefas e responsabilidades de um gestor são bem diferentes das de um vendedor.

Com isso em mente, reunimos a seguir informações importantes sobre como avaliar e capacitar os profissionais de sua equipe para que eles estejam preparados para, um dia, assumir a liderança do time comercial. Acompanhe.

Os perigos de promover sem preparar

Uma pesquisa realizada em 2015 pela revista VendaMais com gestores de vendas de todo o Brasil concluiu que grande parte dos líderes comerciais trabalham “no limite” por não saberem como lidar com a pressão e a cobrança diárias.

Essa sobrecarga, por sua vez, resulta em uma série de erros, tais como:

  • Não fazer o planejamento estratégico de vendas.
  • Descuidar da própria saúde (não comer e não dormir direito e também não fazer exercícios).
  • Parar de buscar conhecimento sobre o mercado.
  • Não conseguir equilibrar vida pessoal e profissional.
  • Não acompanhar o desempenho da equipe.

De acordo com o estudo, um dos principais motivos para que isso aconteça é a falta de preparação do líder e a falta de apoio e acompanhamento do seu trabalho.

Como preparar um bom vendedor para ser um bom líder

Na pesquisa da VendaMais, 80,2% dos entrevistados disseram que suas empresas não contam com um programa de preparação de liderança. Essa estatística expõe o grande problema por trás da angústia que muitos líderes sofrem:

Sem o devido preparo, o gestor não consegue alcançar os resultados que supostamente deveria alcançar, aumentando gradativamente a pressão e a cobrança constante.

Dessa forma, não só o gerente e a equipe podem acabar se prejudicando, como a empresa como um todo pode sofrer as consequências de uma promoção malfeita.

Para evitar que isso aconteça, é importante avaliar bem o perfil do profissional em questão e, se preciso, investir em capacitação para que ele esteja pronto para assumir com confiança o novo cargo.

Passo a passo para promover um vendedor com sucesso

1 – Defina o CHA do líder

Em primeiro lugar, sua loja precisa definir qual é o perfil ideal do líder de vendas. Faça uma lista com os conhecimentos, as habilidades e as atitudes (CHA) fundamentais para que um profissional ocupe um cargo de liderança em seu negócio.

2 – Promova oportunidades de capacitação

Sempre ofereça aos profissionais oportunidades de eles desenvolverem suas habilidades e expandirem o conhecimento sobre a área de vendas. Assim, as chances de você ter um possível líder na equipe serão bem maiores.

3 – Avalie de perto os profissionais

Se um profissional costuma bater todas as metas de vendas e se destaca no atendimento aos clientes, ótimo. Mas isso não garante que seu desempenho como líder será igualmente excelente. É preciso analisar de perto o perfil dele e entender se está alinhado ao CHA do líder que você definiu lá no começo.

Além disso, procure entender se ele se preocupa estar em constante desenvolvimento e não se cansa de buscar conhecimento – esses são bons sinais de que ele quer evoluir na carreira e está se preparando para isso.

4 – Tenha um programa de desenvolvimento de líderes

Promova um programa de capacitação específico para os candidatos a cargos de liderança. É uma forma de prepará-los para o trabalho de gestão de equipes e também uma ótima maneira de filtrar os profissionais mais adequados a posições de comando.

5 – Acompanhe o trabalho dos gestores

Depois de serem promovidos a líderes, muitos profissionais são abandonados pela empresa. A pesquisa da VendaMais que citamos no início do artigo mostrou que esse “abandono” faz com que os líderes se sintam sozinhos e desamparados na sua missão. E se sentir sozinho nunca é bom, não é mesmo?

Por isso, acompanhe de perto o trabalho dos gestores da sua loja e esteja sempre disposto a ajudá-los no que for preciso. Troque ideias e esteja presente, mostre aos líderes que eles não estão sozinhos e que podem contar com a sua ajuda e também a da própria equipe.

Os artigos linkados abaixo ajudarão no desenvolvimento dos líderes de sua loja:

Como funciona a preparação dos líderes aí de sua loja? Você já teve algum problema nesse processo? Quais são suas principais dificuldades em desenvolver a liderança na equipe?

Deixe um comentário com suas dúvidas e considerações sobre esse assunto, compartilhe sua visão e sua experiência conosco, e nos ajude a preparar um conteúdo útil e prático para você!

Informações: VendaMais   |   Imagens: FreepikFlaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Como saber se o melhor vendedor pode ser promovido a gerente"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo