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Como se preparar para vender mais no Dia dos Namorados

Como se preparar para vender mais no Dia dos Namorados

Por Redação Blog Gazin Atacado • 24/05/17

Junho é um mês de grandes oportunidades para os lojistas. Além das festas juninas, que movimentam o comércio (especialmente no Nordeste do país), há também a celebração dos casais apaixonados, no dia 12 do mês. Mas será que sua loja está preparada para aproveitar a ocasião e vender mais no Dia dos Namorados?

Como vender mais no Dia dos NamoradosNós já demos dicas sobre como aproveitar as festas juninas para aumentar suas vendas (clique aqui e confira). Agora, é a hora de mostrar como ajudar seus clientes a escolherem o presente ideal para declarar o amor por seus parceiros nesta data especial.

Veja a seguir o que sua loja deve fazer para se preparar para o mês de junho e conseguir aproveitar o Dia dos Namorados para vender mais e conquistar mais clientes.

Planejamento para vender mais no Dia dos Namorados

1 – Verificar o histórico de compra dos anos anteriores

Como vender mais no Dia dos NamoradosSabemos que ano passado as vendas do varejo nos Dia dos Namorados não tiveram os melhores resultados. No entanto, é sempre interessante analisar o movimento dos anos anteriores para planejar as ações necessários para a edição atual.

Faça uma média das vendas dessa data nos outros anos e inclua uma porcentagem de crescimento para este ano.

Dessa maneira, você vai conseguir criar uma meta de vendas realista, mas ainda assim prevendo um crescimento e incentivando sua equipe a vender mais no Dia dos Namorados.

2 – Pensar em ações especiais para o Dia dos Namorados

Como vender mais no Dia dos NamoradosO segredo para conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades de qualquer data comemorativa é planejar com antecedência as ações especiais para essas ocasiões.

Em junho, não é diferente. Se você quer vender mais no Dia dos Namorados, precisa pensar sobre o que sua loja irá fazer para atrair e conquistar os clientes que estão em busca de presentes para as pessoas que amam.

As ações para essa data podem incluir a distribuição de brindes, a realização de um sorteio ou concurso cultural, o oferecimento de embalagens especiais e assim por diante.

CLIQUE AQUI para conhecer 4 ideias de promoções para o Dia dos Namorados.

3 – Preparar grupos de produtos para vender em conjunto

Como vender mais no Dia dos NamoradosQuando o cliente vem até sua loja comprar um presente para alguém especial, é sempre uma ótima oportunidade para fazer vendas adicionais. Se o presente é um celular, por exemplo, ele pode se interessar em dar também um suporte para colocar o aparelho no carro ou mesmo uma capa colorida, que faça o estilo da pessoa amada.

É importante preparar a equipe da loja para entender quais são os grupos de produtos que podem ser oferecidos em conjunto. Uma dinâmica nesse sentido pode funcionar da seguinte maneira:

  • Reúna os vendedores e, junto com eles, faça uma lista de possíveis presentes nessa data.
  • Pergunte aos profissionais quais foram os produtos que eles mais venderam nos anos anteriores para incluir na lista.
  • Depois, coletivamente, peça para que eles deem ideias de itens que podem ser complementares a esses produtos.
  • Ao final, você terá uma lista com grupos de presentes que podem ser vendidos juntos e todos os vendedores estarão mais preparados para oferecê-los na hora do atendimento.

CLIQUE AQUI e confira algumas dicas de presentes para o Dia dos Namorados.

4 – Separar um orçamento para as ações de Marketing

Como vender mais no Dia dos NamoradosTão importante quanto fazer o planejamento das ações, é também fazer o planejamento financeiro para essa data. Pode ser, por exemplo, que nessa época você precise investir mais em mídia para poder divulgar as promoções e ofertas especiais do Dia dos Namorados.  

Entenda que esse não é um gasto a mais, e sim um investimento importante para que sua loja possa se destacar e ser escolhida pelos consumidores.

Separe um orçamento do Dia dos Namorados para a compra dos seguintes itens:

  • Brindes que serão distribuídos.
  • Embalagens mais elaboradas.
  • Itens para decoração da loja.
  • Mídia.

CLIQUE AQUI e conheça seis dicas básicas para uma gestão financeira eficiente.

5 – Verificar o estoque

Como vender mais no Dia dos NamoradosMesmo que você tenha o estoque sob controle agora, é importante levar em consideração o aumento das vendas no Dia dos Namorados para poder se preparar adequadamente para essa data.

Baseando-se nas vendas dos anos anteriores, você pode ter uma noção de quais são os produtos que mais saem nessa época. Faça pedidos a mais desses produtos para não correr o risco de deixar de vender por falta de estoque.

Além disso, se estiver fazendo uma oferta especial envolvendo algum item específico da loja, é importante ter um bom número desse produto no estoque.

CLIQUE AQUI e aprenda como calcular o giro do estoque.

6 – Planejar a decoração

Como vender mais no Dia dos NamoradosOutra ação fundamental para vender mais no Dia dos Namorados é o planejamento da decoração e do merchandising especial para essa época.

Enfeitar seu negócio para essa ocasião vai mostrar aos clientes que a loja se preparou para ajudá-lo. E ainda, a decoração especial pode chamar a atenção e atrair os consumidores que passarem em frente ao seu estabelecimento e nem pensavam em entrar.

Mas antes de comprar itens de decoração para essa ocasião, verifique se a loja possui enfeites que foram utilizados nos anos anteriores e que podem ser reaproveitados neste ano.

Além disso, pode ser que a decoração de outras datas comemorativas possa também ser utilizadas em junho. Exemplo: os corações do Dia das Mães também serão úteis para fazer a loja entrar no clima do Dia dos Namorados.

CLIQUE AQUI e entenda o papel do merchandising nas datas comemorativas do varejo.

DICA EXTRA!

Crie um calendário para as datas comemorativas da sua loja

Como vender mais no Dia dos NamoradosNós sempre frisamos isso aqui no Blog do Varejo, porque fazer esse planejamento das datas comemorativas que são importantes para sua loja é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo as oportunidades dessas ocasiões.

Dessa forma, você consegue separar o orçamento necessário para as ações de cada data. Além disso, você irá se planejar com antecedência, evitando ofertas ou atividades de última hora, que, por serem mal planejadas e mal executadas, podem acabar prejudicando a imagem da sua loja.

Esse planejamento vai ajudá-lo, por exemplo, a decidir se seu negócio vai focar nas ações de festas juninas ou nos do Dia dos Namorados em junho.

CLIQUE AQUI para entender mais sobre o “Ciclo do Varejo” e saiba como se preparar para as datas comemorativas que acontecem ao longo do ano.

E aí, pronto para ver suas vendas decolarem no sexto mês deste ano?

Se tiver alguma dica a acrescentar não se esqueça de deixar um comentário. Sua experiência pode ajudar outros profissionais do varejo.

Sucesso e boas vendas – em junho e no ano inteiro!

Imagens: Freepik; Flaticon

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