Junho é um mês de grandes oportunidades para os lojistas. Além das festas juninas, que movimentam o comércio (especialmente no Nordeste do país), há também a celebração dos casais apaixonados, no dia 12 do mês. Mas será que sua loja está preparada para aproveitar a ocasião e vender mais no Dia dos Namorados?
Nós já demos dicas sobre como aproveitar as festas juninas para aumentar suas vendas (clique aqui e confira). Agora, é a hora de mostrar como ajudar seus clientes a escolherem o presente ideal para declarar o amor por seus parceiros nesta data especial.
Veja a seguir o que sua loja deve fazer para se preparar para o mês de junho e conseguir aproveitar o Dia dos Namorados para vender mais e conquistar mais clientes.
Sabemos que ano passado as vendas do varejo nos Dia dos Namorados não tiveram os melhores resultados. No entanto, é sempre interessante analisar o movimento dos anos anteriores para planejar as ações necessários para a edição atual.
Faça uma média das vendas dessa data nos outros anos e inclua uma porcentagem de crescimento para este ano.
Dessa maneira, você vai conseguir criar uma meta de vendas realista, mas ainda assim prevendo um crescimento e incentivando sua equipe a vender mais no Dia dos Namorados.
O segredo para conseguir aproveitar ao máximo as oportunidades de qualquer data comemorativa é planejar com antecedência as ações especiais para essas ocasiões.
Em junho, não é diferente. Se você quer vender mais no Dia dos Namorados, precisa pensar sobre o que sua loja irá fazer para atrair e conquistar os clientes que estão em busca de presentes para as pessoas que amam.
As ações para essa data podem incluir a distribuição de brindes, a realização de um sorteio ou concurso cultural, o oferecimento de embalagens especiais e assim por diante.
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Quando o cliente vem até sua loja comprar um presente para alguém especial, é sempre uma ótima oportunidade para fazer vendas adicionais. Se o presente é um celular, por exemplo, ele pode se interessar em dar também um suporte para colocar o aparelho no carro ou mesmo uma capa colorida, que faça o estilo da pessoa amada.
É importante preparar a equipe da loja para entender quais são os grupos de produtos que podem ser oferecidos em conjunto. Uma dinâmica nesse sentido pode funcionar da seguinte maneira:
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Tão importante quanto fazer o planejamento das ações, é também fazer o planejamento financeiro para essa data. Pode ser, por exemplo, que nessa época você precise investir mais em mídia para poder divulgar as promoções e ofertas especiais do Dia dos Namorados.
Entenda que esse não é um gasto a mais, e sim um investimento importante para que sua loja possa se destacar e ser escolhida pelos consumidores.
Separe um orçamento do Dia dos Namorados para a compra dos seguintes itens:
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Mesmo que você tenha o estoque sob controle agora, é importante levar em consideração o aumento das vendas no Dia dos Namorados para poder se preparar adequadamente para essa data.
Baseando-se nas vendas dos anos anteriores, você pode ter uma noção de quais são os produtos que mais saem nessa época. Faça pedidos a mais desses produtos para não correr o risco de deixar de vender por falta de estoque.
Além disso, se estiver fazendo uma oferta especial envolvendo algum item específico da loja, é importante ter um bom número desse produto no estoque.
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Outra ação fundamental para vender mais no Dia dos Namorados é o planejamento da decoração e do merchandising especial para essa época.
Enfeitar seu negócio para essa ocasião vai mostrar aos clientes que a loja se preparou para ajudá-lo. E ainda, a decoração especial pode chamar a atenção e atrair os consumidores que passarem em frente ao seu estabelecimento e nem pensavam em entrar.
Mas antes de comprar itens de decoração para essa ocasião, verifique se a loja possui enfeites que foram utilizados nos anos anteriores e que podem ser reaproveitados neste ano.
Além disso, pode ser que a decoração de outras datas comemorativas possa também ser utilizadas em junho. Exemplo: os corações do Dia das Mães também serão úteis para fazer a loja entrar no clima do Dia dos Namorados.
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Nós sempre frisamos isso aqui no Blog do Varejo, porque fazer esse planejamento das datas comemorativas que são importantes para sua loja é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo as oportunidades dessas ocasiões.
Dessa forma, você consegue separar o orçamento necessário para as ações de cada data. Além disso, você irá se planejar com antecedência, evitando ofertas ou atividades de última hora, que, por serem mal planejadas e mal executadas, podem acabar prejudicando a imagem da sua loja.
Esse planejamento vai ajudá-lo, por exemplo, a decidir se seu negócio vai focar nas ações de festas juninas ou nos do Dia dos Namorados em junho.
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E aí, pronto para ver suas vendas decolarem no sexto mês deste ano?
Se tiver alguma dica a acrescentar não se esqueça de deixar um comentário. Sua experiência pode ajudar outros profissionais do varejo.
Sucesso e boas vendas – em junho e no ano inteiro!