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7 dicas para vender mais por e-mail

7 dicas para vender mais por e-mail

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/09/17

O e-mail é uma ferramenta que está no centro de praticamente todas as estratégias de comunicação da atualidade. Seja para vendas off-line ou online, este canal ajuda empresas a se comunicarem com seus públicos de maneira eficiente e direta. Precisa de ajuda para vender mais por e-mail? Confira as dicas que apresentamos a seguir. Ao colocá-las em prática, você passará a aproveitar ao máximo o potencial dessa plataforma!

Tipos de e-mail

vender mais por e-mail

Há alguns anos, a principal estratégia de e-mail utilizada era disparar uma mensagem para o maior número de pessoas possível, esperando impactar pelo menos algumas delas para conseguir a atenção de clientes. 

Mas atualmente, preza-se muito mais pela qualidade do contato do que pela quantidade de pessoas alcançadas. Para isso, diferentes tipos de e-mails podem ser enviados aos clientes. Estes são alguns deles:

vender mais por e-mailE-mail marketing

Geralmente são mensagens informativas ou promocionais, relacionadas à sua empresa, e enviadas para um público mais abrangente, tais como clientes ou interessados. Podem trazer promoções, anúncios ou pesquisas.

E-mail transacional

vender mais por e-mail

São e-mails especiais que são enviados aos clientes após uma ação. Por exemplo: no e-commerce, após a venda concluída, o cliente pode receber uma mensagem simpática agradecendo pela compra. Ou se o consumidor chegou a encher o carrinho de produtos, mas acabou não concluindo a compra, pode ser enviado um e-mail dizendo que o pedido está reservado e em breve você espera que ele retorne para finalizar a compra.

Este tipo de e-mail, mais direcionado e específico, tem uma taxa de abertura maior, oferece mais engajamento e pode até mesmo funcionar como o início de um novo ciclo de vendas.

E-mails operacionais

vender mais por e-mailEstes e-mails têm o objetivo de informar, não de realizar uma venda. Por exemplo: um e-mail avisando que sua loja não estará aberta no feriado, ou que funcionará em horário especial antes do Natal. Pode parecer um e-mail banal, mas há muito valor nele, pois você mostra aos clientes que se importa com eles e que deseja mantê-los informados.

Dicas para vender mais por e-mail

Agora que você conhece diferentes maneiras de entrar em contato com seus clientes, conheça as melhores práticas do mercado para se comunicar com seus clientes por esse canal e, assim, vender mais por e-mail.

1 – Fale com o público certo

vender mais por e-mailSe você tem um e-commerce, mantenha uma chamada em seu site, convidando os usuários a cadastrarem o e-mail para receber novidades. Quando a pessoa se cadastra, você recebe a permissão dela para enviar e-mail e cria uma boa base de endereços para enviar informações e descontos. No caso da loja física, esses dados podem ser captados em um cadastro no momento da compra.

É interessante também ir além e organizar essa base de contatos por perfil de clientes. Assim, sua loja poderá fazer uma comunicação mais assertiva – e, consequentemente, vender mais por e-mail. Algumas maneiras de segmentar essa base: por gênero, por idade, por frequência ou valores de compra, por região etc.

DICA: O que são e como criar as personas de sua loja

2 – Fale de pessoa para pessoa

vender mais por e-mailA grande vantagem desse canal é que a sua marca tem a oportunidade de falar diretamente com o cliente. Nesse sentido, é importante que a comunicação seja desenvolvida de forma pessoal, com toque humano.

Ao invés, por exemplo, de enviar uma mensagem assinada pela marca da loja, que tal colocar o nome de um profissional? Pode ser o gerente de marketing, o responsável pelo atendimento ao cliente ou mesmo o nome do proprietário. O importante é que o cliente sinta que está falando com uma pessoa, e não com um robô.

DICA: 4 passos para oferecer atendimento personalizado no varejo

3 – Capriche no assunto do e-mail

vender mais por e-mailAssim como os jornais usam manchetes que atraem sua atenção para que você leia uma reportagem, o assunto é uma das partes mais importantes do e-mail, que vai fazer com que o usuário clique ou não naquela mensagem.

Portanto, utilize este campo para despertar a curiosidade ou fazer uma pergunta ao leitor. Mas é importante responder a expectativa dele, ou seja, o assunto deve estar diretamente relacionado ao conteúdo do e-mail.

DICA: Dicas práticas para utilizar o marketing de conteúdo no varejo

4 – Evite cair na caixa de Spam

vender mais por e-mailAtualmente, existem ferramentas de disparo de e-mail marketing que analisam a estrutura de seu e-mail para ver se há chance de ele parar na caixa de Spam. Por exemplo, e-mails com imagens muito grandes ou com muitos pontos de exclamação no fim da frase (Corre, a promoção vai acabar!!!!) podem ser identificados como lixo eletrônico.

Assim, montar uma mensagem pessoal também vai aumentar as chances de o seu e-mail chegar à caixa de entrada do seu cliente e não ser descartado pelos filtros dos provedores de e-mail. Personalizar o conteúdo é o caminho mais eficiente para vender mais por e-mail.

DICA: 4 erros de comunicação que podem estar afastando seus clientes

5 – Use CTAs criativos

vender mais por e-mailChamadas para Ação (CTA) estratégicas podem ajudar sua loja a vender mais por e-mail. Geralmente a mensagem terá um link externo, certo? Para direcionar o leitor, vá além do “clique aqui” e seja mais específico e provocador.

Alguns exemplos:

  • Compre agora o seu sofá!
  • Garanta a atualização do seu aparelho de celular!
  • Conheça mais ofertas de televisão!
  • Aproveite essa promoção limitada!
  • Não perca essa promoção!

DICA: Descrição de produtos no e-commerce: como apresentar melhor as ofertas

6 – Pense nos clientes que abrem e-mail em dispositivos móveis

vender mais por e-mailPesquisas indicam que cerca de 60% dos e-mails são abertos em smartphones ou tablets. Por isso, é importante fazer testes em diferentes plataformas para saber se o cliente que lê a mensagem no mobile também terá uma boa experiência.

Lembre que, além de abrir os e-mails nessas plataformas, os clientes também utilizam os dispositivos móveis para realizar compras online. Por isso, garantir que suas mensagens estejam chegando a esses canais de forma eficiente também vai contribuir para que sua loja consiga vender mais por e-mail.

DICA: A experiência do consumidor em dispositivos móveis

7 – Não encha a caixa de e-mails de seus clientes!

vender mais por e-mailAgora que você já sabe como fazer e-mails mais assertivos, cuidado para não se empolgar e mandar muitas mensagens seguidas.

  • Faça um planejamento para alguns meses para programar as datas de envio das campanhas.
  • Analise a taxa de abertura dos e-mails enviados e identifique as estratégias mais eficientes. Assim, no próximo planejamento você vai saber o que funciona melhor com seu público.
  • No e-commerce, o envio dos e-mails pode acontecer com mais frequência, mas com uma rotina estabelecida. Por exemplo: “ofertas da semana” ou a “oferta do dia”, que é válida apenas para o período que você estipulou.
  • Já em relação às mensagens enviadas pela loja física, o planejamento com antecedência é fundamental. Como é necessário ter tempo hábil para o cliente ler o e-mail e ir até o estabelecimento, sempre que programar uma oferta ou promoção, já pense no tipo de e-mail que irá mandar para sua base.

DICA: Como montar um plano de Marketing para sua loja

Essas dicas vão ajudar sua loja a não só vender mais por e-mail, mas também a desenvolver uma comunicação mais eficiente com os clientes neste canal.

Coloque-as em prática e comprove!

Sucesso e boas vendas!

Aprenda mais!

A seguir, conheça mais dicas importantes sobre como utilizar o e-mail de forma estratégica no varejo:

Imagens: FreepikFlaticon   |   Informações: Pronto Marketing 

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