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6 estratégias que facilitam a compra de viagens por impulso

6 estratégias que facilitam a compra de viagens por impulso

Por Redação Blog Gazin Atacado • 8/10/18

Cada vez mais as pessoas decidem viajar motivadas por uma promoção ou oferta de última hora. Quer saber como seu hotel ou pousada pode aproveitar essas oportunidades? Leia este artigo! A seguir, apresentamos estratégias de marketing e vendas que facilitam e condicionam a compra de viagens por impulso.

O crescimento das compras de viagens de última hora

De acordo com o Google, mais da metade dos viajantes norte-americanos consideraria realizar compras de viagens por impulso por conta de uma oferta de hospedagem. 

Além disso, o mesmo estudo também apontou que buscas de viagem com os termos “hoje à noite” ou “hoje” cresceram cerca 150% nos últimos dois anos.

Da mesma forma, em um levantamento realizado no Brasil, 93% dos viajantes indicaram que comprariam passagens aéreas motivados por promoções.

compra de viagens por impulso

Estes dados não podem ser ignorados! Afinal, eles atestam a ideia de que o mercado de viagens também pode se beneficiar muito das compras por impulso.

Além disso, também é importante entender que a expansão do uso de dispositivos móveis tem um papel fundamental no crescimento das compras de viagens por impulso. Isso porque com smartphones em mãos, os viajantes estão aptos para reservar passagens e diárias em estabelecimentos hoteleiros a qualquer hora e em lugar.

— De acordo com uma pesquisa global realizada pela Criteo, 89% das reservas de última hora são feitas por meio dos dispositivos móveisNessa mesma situação, 48% das reservas são feitas em sites na web e 41% em aplicativos.

Saiba mais!
Cresce o uso de dispositivos móveis em reservas de viagens

Estratégias que facilitam a compra de viagens por impulso

Quer saber como aproveitar essa tendência no comportamento dos viajantes e atrair mais hóspedes para o seu estabelecimento?

Além de oferecer promoções direcionadas a viajantes que estão inclinados a fazer reservas de última hora, é importante expandir o alcance de sua marca, aumentando as chances de alcançar os clientes em momentos estratégicos.

Coloque as dicas abaixo em prática e aumente as chances de condicionar e facilitar a compra de viagens por impulso!

1 – Promova ofertas com prazo limitado

compra de viagens por impulso

Estudos indicam que criar senso de urgência é uma das principais formas de persuadir seus clientes a comprarem mais no curto prazo. Sendo assim, uma maneira eficaz de impulsionar a compra de viagens por impulso é limitando a validade de uma promoção bem atrativa para o seu público.

Afinal, como diz Robert B. Cialdini, autor do livro As Armas da Persuasão, o medo de perder uma oportunidade é um grande motivador de compra para seus consumidores.

Como esse é um tipo de ação que efetivamente vai ajudar a aumentar as reservas em seu estabelecimento, você pode direcioná-la para épocas de baixa temporada, revertendo os resultados negativos desses períodos.

— Digamos, por exemplo que abril é um mês de baixo movimento em seu hotel. Sabendo disso, no final de fevereiro você pode lançar uma promoção oferecendo 30% de desconto nas reservas para abril feitas até a primeira quinzena de março.

Aprenda mais lendo os artigos abaixo:

→ Crie exclusividade e senso de urgência para motivar os clientes a comprarem
→ A baixa temporada não precisa ser um problema!

2 – Atue em multicanais

compra de viagens por impulso

Os clientes atuais são multicanais, e essa diversidade de pontos de contato oferece grandes oportunidades para hotéis e pousadas.

Ao atuar em vários canais, sua marca pode alcançar os viajantes em diversos momentos e plataformas. Isso, por sua vez, aumenta as chances de motivar a compra por impulso e também de ser encontrado pelo cliente quando ele estiver condicionado a fazer reservas de última hora.

Para que isso aconteça é importante:

— Ter uma estratégia mobile.
— Atuar nas redes sociais para estar em contato com os viajantes também nestes canais.

Os artigos abaixo o ajudarão neste sentido!

Estratégias mobile para hotelaria:

→ A relevância do mobile na jornada de compra dos viajantes
→ Como explorar os micro-momentos dos viajantes na hotelaria
→ Tendências mobile no processo de compra dos viajantes

Estratégias de redes sociais na hotelaria:

→ Como seu hotel ou pousada deve interagir com os viajantes nas redes sociais
→ 4 hotéis que fazem um bom trabalho nas redes sociais
→ Como usar as redes sociais para fortalecer o relacionamento com seus hóspedes

3 – Faça parcerias estratégicas

compra de viagens por impulso

Além de atuar em multicanais, para aumentar a exposição da sua marca é crucial desenvolver parcerias estratégicas, que ajudem a motivar a compra de viagens por impulso.

Para isso, você pode:

— Fazer parcerias com agências de viagens. Ao ver a oferta do seu hotel no panfleto da empresa parceira, o viajante pode se sentir motivado a fazer uma reserva de última hora.
— Distribuir materiais de divulgação em empresas da sua região. Pode ser que um viajante que esteja passando pela cidade decida ficar um dia a mais por conta de uma oferta imperdível do seu hotel.
— Realizar uma ação com influenciadores digitais, para impulsionar os seguidores deles a aproveitarem uma oferta exclusiva.

Alguns artigos que o ajudarão a colocar essas ações em prática:

→ Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes
→ 4 exemplos de parcerias na hotelaria que deram muito certo
→ Marketing local na hotelaria: como ser encontrado na sua região
→ Como usar o marketing de influência na hotelaria

4 – Divulgue conteúdo qualificado

a-commerce

Ao divulgar informações relevantes para o seu público, você aumentará as chances de eles sentirem-se motivados a realizar uma reserva por impulso.

Nesse sentido, é importante trabalhar temas como:

— Informações turísticas e culturais sobre a sua região.
— Curiosidades e dicas sobre o que fazer na sua cidade.
— Vídeos mostrando as belezas locais.
— Conteúdo inspirador sobre viagens. Por exemplo: “10 motivos para viajar“; “Entenda porque viajar é importante para o seu bem-estar” etc.

Confira mais informações que ajudarão a desenvolver sua estratégia de conteúdo:

→ Marketing de conteúdo na hotelaria
→ 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região
→ 6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria

5 – Crie ofertas personalizadas

compra de viagens por impulso

Direcionar ofertas específicas para cada perfil de viajante é uma tática muito efetiva para aumentar as reservas em seu estabelecimento – inclusive as reservas por impulso.

Ao perceber que seu hotel está oferecendo serviços alinhados às preferências dele, o viajante estará mais inclinado a aproveitar determinada promoção de última hora.

Para desenvolver essa estratégia, é preciso:

— Conhecer a fundo as necessidades e preferências do seu público.
— Criar ofertas e pacotes com serviços direcionados a determinados perfis de viajantes.
— Enviar e-mails temáticos, falando com os respectivos viajantes de forma direcionada. Por exemplo: “Conheça nosso pacote para viajantes aventureiros“; “Oferta especial para viajantes que gostam de gastronomia” etc.

Aprenda mais sobre como personalizar as ações de marketing:

→ Entenda o seu público e saiba como criar as personas do seu hotel ou pousada
→ Como personalizar a experiência do hóspede
→ Personalização no varejo: você está fazendo certo?

6 – Aproveite as datas comemorativas

compra de viagens por impulso

Por fim, outra maneira de condicionar a compra de viagens por impulso é aproveitando as oportunidades oferecidas pelas datas comemorativas.

Muitas pessoas deixam para comprar o presente na última hora. Ao oferecer uma oferta interessante, seu hotel posiciona a estadia em seu estabelecimento como uma ótima opção para presentear alguém especial nessas ocasiões.

Leve em consideração as seguintes questões:

— Direcione a comunicação para o público que vai presentear alguém nessa data. No Dia das Mães, por exemplo, os clientes centrais são os maridos, os filhos e os netos.
— Ao mesmo tempo, crie também ofertas para quem deseja se autopresentear. No Dia dos Namorados, por exemplo, ofereça aos solteiros uma oferta especial para eles darem uma estadia em seu hotel como presente para eles mesmos.
— Ao desenvolver ofertas para essas datas especiais, inclua serviços direcionados ao público em questão. No Dia das Crianças, por exemplo, seu hotel poderá condicionar uma reserva de última hora se divulgar atividades e serviços voltados ao público infantil.

Confira outras dicas para atrair mais hóspedes em datas comemorativas:

→ Como atrair hóspedes no Dia das Mães e fidelizar clientes nesta data
→ Dia dos Namorados na hotelaria: 9 dicas de promoções para esta data
→ Como destacar seu hotel ou pousada no Dia dos Pais
→ Dia das Crianças na hotelaria: como atrair mais hóspedes nesta data
→ 7 dicas para atrair mais hóspedes no Natal e no Réveillon

compra de viagens por impulso

Agora, é com você!

Esperamos que essas informações o ajudem a criar ações de marketing que posicionem a marca do seu hotel ou pousada em diferentes canais e momentos estratégicos e, assim, condicione e facilite a compra de viagens por impulso!

Bons negócios!

Imagens: Freepik; Bigstock

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