fbpx

Nossas Sugestões

A importância dos viajantes baby boomers para o mercado de hotelaria

A importância dos viajantes baby boomers para o mercado de hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/04/18

Recentemente, falamos sobre como a geração millennial tem causado mudanças nos segmentos de turismo e hotelaria. Mas existe outro público igualmente importante para o mercado de viagens e que, muitas vezes, acaba sendo esquecido: são os viajantes baby boomers.

Quer entender a importância dessa geração e saber como preparar seu estabelecimento para recebê-la? Continue lendo este artigo!

A seguir, apresentaremos informações e dicas importantes que o ajudarão a atrair e conquistar os viajantes baby boomers.

Leia também!

A importância dos millenials para a hotelaria e como atrair esse público

Quem são os viajantes baby boomers

viajantes baby boomers

  • A geração baby boomer é formada pelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964. Ou seja, esses viajantes têm atualmente 54 anos ou mais.
  • A expressão baby boomer tem origem no enorme crescimento na taxa de natalidade que ocorreu nas duas décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial. Daí a expressão em inglês “baby boom“, que, em tradução livre, significa um “boom” de bebês.
  • De acordo com o IBGE, as pessoas dessa geração formam 27% da população brasileira.
  • Segundo uma pesquisa da consultoria de viagens CWT Connected Traveleros viajantes baby boomers preferem viajar sozinhos. O estudo apontou que 71% desse público viaja sem acompanhantes. Bem diferente dos millennials, que preferem viajar com amigos ou colegas de trabalho.

Está na hora de prestar atenção nos baby boomers

viajantes baby boomers

A geração millennial é, sim, um importante grupo de consumidores de viagens. Por isso, merece atenção especial das empresas de hotelaria. No entanto, é preciso tomar cuidado para não negligenciar os viajantes baby boomers.

Um estudo realizado pela agência ICLP com 756 consumidores brasileiros de mais de 53 anos revelou que:

  • Os baby boomers reclamam de serem esquecidos, não reconhecidos e não recompensados por suas marcas favoritas.
  • Apenas 16% desse público acreditam que suas marcas favoritas fazem recomendações relevantes sobre produtos e serviços interessantes. Entre o público mais jovem, esse índice é de 35%.
  • 77% dos entrevistados disseram que comprariam mais se as empresas compreendessem melhor suas necessidades e exigências.

Claramente há um gap a ser preenchido para atender as necessidades dos consumidores da geração baby boom. Será que o seu hotel está atento às demandas desse público?

A importância dos viajantes baby boomers

viajantes baby boomers

Os viajantes baby boomers devem se tornar cada vez mais relevantes para o mercado de viagens. É o que aponta Nina Giglio, executiva de Marketing para a América Latina da World Global Style Network (WGSN), consultoria de tendências sobre turismo, em entrevista para o portal Segue Viagem.

Os viajantes baby boomers são fortes usuários dos programas de fidelidade e milhagem e contam fortemente com a ajuda profissional na hora de planejar as férias“, ressalta Nina.

Leia também!

A executiva destaca ainda que muitos baby boomers já são avós e estão envolvidos em roteiros de viagens com filhos e netos. A expectativa é de que 21 milhões de pessoas dessa geração viajem com outras este ano.

No entanto, segundo a especialista, uma boa parcela procura opções de viagens solo.

Apesar de apreciarem viajar com a família, muitos são solteiros (viúvos, divorciados, separados ou nunca casados) e buscam aproveitar esta fase da vida em que têm mais tempo para conhecer novos destinos. Neste caso, buscam viagens fáceis de realizar desacompanhados, com ofertas que zelem pela sua saúde e segurança“, frisa.

Leia também!

Como atrair e conquistar viajantes baby boomers

viajantes baby boomers

Agora que você já conhece um pouco melhor o perfil dos viajantes baby boomers, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a atrair e conquistar a fidelidade desse público.

1 – Faça parcerias com agências de viagens

Muitos viajantes baby boomers preferem contar com a ajuda de profissionais na hora de montar um roteiro de viagem. Para isso, contratam pacotes de viagens e excursões, por exemplo.

Seu hotel ou pousada pode aumentar as chances de atrair esse público se realizar parcerias com agências, incluindo o seu estabelecimento nos pacotes turísticos da sua região.

Aprenda mais! Como desenvolver parcerias na hotelaria e atrair mais hóspedes

2 – Ofereça pacotes com atividades locais

Além de fazer parceria para incluir o seu hotel em pacotes de viagens, é interessante oferecer uma programação especial de atividades.

  • Podem ser ações internas, como massagem, aula de artesanato etc.
  • Ou ações externas, como caminhadas, tour pela cidade etc.

Esses pacotes de atividades certamente chamarão a atenção dos viajantes baby boomers, que buscam maneiras práticas e seguras para relaxar durante suas viagens.

Aprenda mais! 5 ideias de marketing para hotéis promoverem sua região

3 – Pense nas necessidades especiais desse público

Cada público tem suas necessidades específicas. Quanto mais o seu estabelecimento atender os hóspedes de maneira direcionada, maiores serão as chances de conquistar a fidelidade deles.

Sendo assim, para fidelizar os hóspedes baby boomers, você precisa pensar nas necessidades especiais desse público.

Alguns exemplos nesse sentido:

  • Ofereça serviços de transporte para evitar que eles tenham que ficar carregando malas.
  • Massagens relaxantes para eles descansarem da viagem.
  • Sugestões de roteiros de atividades (como citamos no item 2).
  • Adaptação da estrutura do hotel para aqueles que possuem alguma dificuldade motora.

Aprenda mais! 4 dicas para atrair hóspedes da terceira idade

Agora é com você!

Não deixe de prestar atenção neste importante público! Use as informações e dicas deste artigo a favor do seu negócio para oferecer uma experiência positiva aos viajantes baby boomers.

Sucesso!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 3
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "A importância dos viajantes baby boomers para o mercado de hotelaria"

Comentar