Viajantes da geração Z são cada vez mais importantes para negócios de turismo e hotelaria. Por isso, gestores do setor precisam prestar atenção nas particularidades deles. Quer ajuda para isso? Este artigo é para você!
Atitudes, crenças e comportamentos comuns e próprios identificam e diferenciam cada uma das gerações. A bola da vez é a geração Z, dos nascidos a partir do ano 2000 e que ocupam cada vez mais espaço nos mercados de trabalho, turismo e lazer.
Para você ter uma ideia, em 2020, a geração Z representará um terço da população dos Estados Unidos. Também conhecidos como iGeneration, Post-Millennials ou Homeland Generation, eles cresceram em um mundo diferente das gerações anteriores, como se telefones celulares, mídias sociais e internet sempre existissem.
Por esses e outros motivos, os viajantes desta geração têm características que devem impactar os negócios de turismo e hotelaria. Assim, é importante que os gestores do setor prestem atenção nas suas particularidades.
Pensando em ajudá-lo a se preparar para atrair e conquistar viajantes da geração Z produzimos este artigo. A seguir, revelamos características sobre o comportamento desse público e apresentamos dicas sobre como lidar com ele. Acompanhe!
Saiba mais:
– Como diferentes gerações de viajantes planejam e reservam serviços para viagens
– Como atender e se comunicar com clientes de diferentes gerações
Além de viajarem com frequência, os viajantes da geração Z consideram viajar uma prioridade. Por isso mesmo, eles investem mais em viagens do que em bens materiais.
De acordo com uma pesquisa do Grupo Expedia, os jovens dessa geração costumam realizar três viagens por ano e suas viagens são mais longas que a da média das pessoas de outras idades.
Os jovens dessa faixa etária também representam forte influência na escolha das viagens familiares. Afinal, muitos deles ainda moram e dependem financeiramente dos pais.
Os membros da geração Z cresceram em tempos de recessão. Por isso, preço e descontos são importantes para os viajantes deste grupo – até porque muitos deles ainda estão ingressando no mercado de trabalho.
Porém, apesar de se preocuparem mais com o preço, eles estão dispostos a pagar mais por uma experiência única na vida.
Segundo o estudo Generations on the Move, desenvolvido pela Expedia, a busca por experiências únicas é uma das semelhanças entre as diferentes gerações quando o assunto é viagem. Neste sentido, os viajantes estão dando mais atenção à experiência cultural, à comida e ao menor preço quando viajam a lazer.
Saiba mais!
– 8 formas de utilizar o turismo gastronômico para atrair mais hóspedes
– Como o turismo criativo pode ajudar a atrair mais hóspedes
Oferecendo serviços e atividades que ajudem os viajantes da geração Z a descansar e a conhecer a cidade de forma diferenciada e única a partir da oferta de experiências que ele só terá lá!
Neste sentido, você pode, por exemplo, oferecer uma massagem relaxante com vista para a montanha. Ou, ainda, um passeio a cavalo para conhecer as cachoeiras da região. Também é possível oferecer um tour pelos pontos menos explorados e mais bonitos da sua região com refeições típicas. Que tal?
Afinal, se o seu hóspede tiver a sensação que está tendo uma experiência única na vida, ele certamente irá considerar pagar um pouco mais caro por isso. E se o seu hotel disponibilizar essas amenidades, experiências e facilidades aos hóspedes, todos têm a ganhar!
Saiba mais!
– Como hotéis estão utilizando experiências locais para atrair e fidelizar hóspedes
Os jovens da geração Z querem viajar, mas costumam ter dúvidas sobre para onde ir. Por isso, há muitas oportunidades para inspirá-los.
Apesar da indecisão, segundo uma pesquisa da agência britânica Holiday Place, os destinos preferidos das pessoas dessa geração são Itália, Estados Unidos e Japão. Países como México, Nova Zelândia e Canadá também integram a lista. Além disso, de acordo com uma pesquisa do Expedia Group Media Solutions, os viajantes da Geração Z também gostam de viagens familiares e relaxantes.
Aproveite esta brecha!
Gestores do setor de turismo e hotelaria e também os profissionais de marketing deste segmento devem aproveitar o grande potencial que a internet e as redes sociais oferecem para ajudar na decisão desse público quanto ao seu próximo destino. Use fotos atrativas e desenvolva promoções e veja os resultados surgirem.
Leia também!
– Marketing de conteúdo na hotelaria
– Como atrair mais turistas para sua região fazendo marketing de conteúdo
A mesma pesquisa do grupo Expedia revelou que 70% dos viajantes da geração Z usam seus smartphones quando procuram inspiração de destino.
Além disso, os dispositivos móveis também são parceiros inseparáveis deste público durante suas viagens. Assim, aproveitar as redes sociais e a internet é mandatório se você quiser chamar a atenção deste público.
Há diversos artigos aqui no Blog da Hotelaria que podem ajudá-lo nesta missão. Leia clicando nos links abaixo!
– Instagram na hotelaria: 7 perfis para você se inspirar
– Como usar o Instagram Stories na hotelaria
– 6 ideias criativas de vídeo marketing na hotelaria
– 12 ideias de como usar o Instagram para fortalecer a marca do seu hotel
– 6 ferramentas do Facebook para hotéis – como alcançar os viajantes nesta plataforma
– Como interagir com os viajantes nas redes sociais
84% dos jovens da Geração Z consultados pela equipe de pesquisa do Expedia disseram que são influenciados pelas mídias sociais.
Por isso, é importante usar e abusar dessas redes!
Para isso, vale investir em fotos de excelente qualidade, mostrar a experiência de outros turistas e até mesmo estimular que seus hóspedes utilizem hashtags durante uma estadia ou passeio. Afinal, depois, você pode compartilhar essas imagens reais com a devida autorização e mostrar para outras pessoas o quanto o seu hotel ou destino é real e atrativo! Que tal?
Aprenda mais!
– Como fazer seu hotel ou pousada ser encontrado no Google
– O poder das imagens na hotelaria
– Especialista dá dicas de fotografia para hotelaria
– Como criar áreas para selfie em seu hotel ou pousada
Embora os millennials, ou jovens da Geração Y, estejam superando atualmente a Geração Z em viagens de negócios, as duas gerações costumam estender viagens de negócios para lazer, o que é uma oportunidade crescente para os profissionais de marketing de viagens.
Portanto, gestores do segmento de turismo e hotelaria devem ficar atentos aos grandes eventos como simpósios e conferências, assim como aos locais onde estão instaladas grandes empresas para explorar e oferecer atrativos aos viajantes.
Leia também!
– Tendências no mercado de viagens corporativas
– Bleisure – o que é essa tendência e como utilizá-la em seu hotel
– Infográfico – Como aproveitar a tendência bleisure na hotelaria
– Como transformar viajantes a trabalho em viajantes bleisure
Se você quer atrair e conquistar viajantes da geração Z, acima de tudo, é importante se comunicar de forma direta e segmentada!
Seja por meio de redes sociais, panfletos, guias turísticos ou blogs e sites do setor, a produção de conteúdo e imagens precisa atrair.
Além disso, é importante saber que a geração Z valoriza muito a comunicação face a face. Por isso, tornar o seu hotel um verdadeiro agente local de viagem pode trazer grandes ganhos tanto para seu estabelecimento como para seu cliente.
Outro fato interessante é que, segundo um estudo feito pela Phocuswright, 85% dos viajantes preferem comprar atividades e passeios quando estão no destino. Diante disso, oferecer diferentes formas de conhecer uma região de acordo com o tempo e o orçamento que o turista tem por lá pode ser uma boa ideia. Até porque viajantes gostam de facilidades!
Ou seja, é fato que os viajantes da geração Z têm hábitos próprios – assim como os outros turistas. Por isso, gestores da hotelaria e do turismo precisam entender cada uma delas para melhor atrair e atender. Para ficar bem informado sobre isso e muito mais continue acompanhando o nosso blog!
Gostou das dicas? Agora, é com você. Coloque-as em prática e conquiste bons resultados.
Bom trabalho. E sucesso!
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