Nossas Sugestões

Vitrine, o vendedor silencioso

Vitrine, o vendedor silencioso

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/09/15

A vitrine é, sem dúvida, uma parte importantíssima de sua loja e também algo fundamental nas ações de merchandising. Segundo Silmara Carreiro, especialista em Vitrinismo e Visual Merchandising, mais do que o papel de atrair o consumidor, a vitrine também exerce efetivamente a função de vendas.

sale-labels_23-2147515705A vitrine não se limita apenas a um vidro fechado com produtos dentro. Ela vai além disso e a cada dia vem sendo mais valorizada. Ela tem o papel de expor os produtos, aproximando-os do cliente. A vitrine é, nesse sentido, um vendedor silencioso, pois tem o poder de condicionar o consumidor a fechar a compra apenas pela forma como expõe os itens da loja”, explica a especialista.

Silmara destaca que esse poder de influenciar a compra acontece por conta da identificação que o cliente tem com a loja, por meio daquilo que a vitrine está comunicando.

Uma vitrine deve mostrar alguns dos melhores produtos vendidos em determinado departamentos da loja. Desta forma, o consumidor consegue identificar-se com o que mais o agrada, com seu estilo, suas necessidades, etc.”, indica.

Principais erros e como corrigi-los

Segundo Silmara, estes são alguns dos principais erros cometidos pelos lojistas em relação ao vitrinismo:

  • Vitrines lotadas de produtos: Quando chegar um novo produto na loja, não precisar sair correndo expô-lo na vitrine. Com tanta informação ao mesmo tempo, o cliente vai acabar não se interessando por nada.
  • Vitrines sujas: Quem aí tem vontade de entrar em um ambiente sujo? Pois é, seu cliente não vai se animar a conhecer sua loja se perceber que a vitrine está suja.
  • Lâmpadas apagadas ou queimadas: Mais uma forma de demonstrar desleixo e desorganização. A iluminação é importante para dar destaque e visibilidade aos produtos.
  • Manequins ou displays quebrados, remendados com durex: Ao ver que as coisas na vitrine parecem velhas e mal cuidadas, seu cliente vai entender que sua loja como um todo é assim.

 Silmara indica como corrigir esses erros:

  • Coloque na vitrine apenas alguns produtos novos – Ao invés de lotar a vitrine, é melhor destacar poucos produtos de forma inteligente, mostrando que você está atualizado com as tendências de mercado.
  • Limpe a vitrine diariamente – Você pode até criar um cronograma de limpeza e montagem, não sobrecarregando, assim, ninguém da equipe de vendas.
  • Cuide da parte elétrica da vitrine – Além de cuidar para que a iluminação esteja sempre em dia, evite uma quantidade muito grande de lâmpadas se não puder fazer a manutenção adequada.
  • Substitua manequins ou displays desgastados – Da mesma forma que seus vendedores precisam estar sempre limpos, penteados e bem arrumados, sua vitrine também precisa ter boa aparência.

Controle da vitrine e dos produtos 

time-management_318-31735Silmara revela que o segredo para uma vitrine de sucesso está na preparação e no controle do ambiente. É fundamental saber o que já foi colocado na vitrine e o que ainda será exposto. Dessa forma, o lojista pode fazer uma programação adequada, com os materiais necessários. 

É preciso ter um planejamento semanal de trocas e fazer um histórico com fotos para saber quais produtos vincularam com campanhas, com promoções, etc.”, aconselha.

Ela ressalta ainda que o lojista precisa observar as entradas de produtos e o fluxo de clientes para entender como montar uma vitrine que atraia e que agrade seus consumidores.

Dicas valiosíssimas, não é mesmo? Para complementar as dicas da Silmara, clique aqui e leia outro post que preparamos sobre como montar vitrines. E fique atento que ainda temos mais um texto da série sobre merchandising. O próximo tema será: a rota do cliente dentro da loja. Confira em breve aqui no blog. 

Boas vendas!

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Vitrine, o vendedor silencioso"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo