Há alguns dias, entrei em uma loja com o objetivo de comprar um tablet. Eu sabia qual modelo queria levar para casa, mas aproveitei a oportunidade para observar a forma como a loja trabalha a venda de tecnologia.
Pedi ao vendedor que me atendeu que apresentasse os modelos de tablet que eles tinham à disposição. Ele pegou várias caixas e, sem abri-las, falou sobre os diferenciais de cada um, apresentou os preços e me disse que se eu levasse o modelo “X” ganhava de brinde uma capa protetora; na compra do “Y”, tinha um desconto se fizesse um upgrade para o modelo com mais memória e assim por diante.
O atendimento prestado por aquele profissional de vendas me decepcionou tanto que eu saí de lá de mãos vazias. E olha que eu queria muito comprar o tal produto!
E sabe qual foi o problema? O fato de ele não ter permitido que eu testasse cada um dos modelos.
Se ele tivesse todos abertos e funcionando, eu poderia ver na prática quais são os diferenciais que ele despejou em cima de mim com um discurso cansativo. Se os tablets já tivessem aplicativos baixados eu poderia me entreter por minutos e me convencer a comprar o meu preferido na hora mesmo. Mas não foi isso que aconteceu. E essa não-venda me fez refletir sobre a maneira como vendemos tecnologia no Brasil. Sobre a maneira como você vende tecnologia na sua loja…
O que você precisa ter em mente é que por mais que linha branca e linha marrom garantam um bom faturamento mensal para a sua loja, a venda de tecnologia é o que faz a diferença hoje em dia no seu resultado.
Mas para essa mudança acontecer não basta simplesmente abrir as caixas dos produtos e apresentá-los a seus clientes. Os vendedores precisam estar muito bem treinados para que essa nova forma de vender tecnologia funcione.
Por isso, não tenha medo de colocar na mão deles o produto assim que ele entrar na loja. Faça com que cada um estude o produto e conheça cada funcionalidade muito bem. Também é uma boa ideia fazer a equipe trocar ideias entre si. Um treinamento que se constrói de forma colaborativa sempre rende resultados excelentes. Pode apostar.
Por último, mas não menos importante, trate a chegada de um novo produto como a entrada de uma estrela no mix de produtos. Valorizar o que você tem para vender é uma ótima forma de fazer seus vendedores entenderem a importância do produto e se motivarem a vender cada vez mais.
Pense nisso.
Boas vendas!
Marcelo Caetano é palestrante e consultor de vendas, sócio da revista VendaMais e autor dos livros “Chega de desconto! Venda valor antes que seu lucro acabe” e “Vendedor fiel, cliente fiel”. Visite: marcelocaetano.com/blog/
*Artigo publicado previamente na revista do Atacado Gazin. Baixe o seu exemplar clicando aqui