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WhatsApp: a chave para um atendimento personalizado ao alcance do seu bolso

WhatsApp: a chave para um atendimento personalizado ao alcance do seu bolso

Por Redação Blog Gazin Atacado • 14/11/14

Carta, telefone, e-mail, autoatendimento, chat online, site, redes sociais… São vários os canais de atendimento disponíveis para as empresas e consumidores. Mas, nos últimos anos, foi possível acompanhar o crescimento de vendas de um nicho de produtos: os mobiles.

Com a melhoria do 3G e 4G e da banda larga, os celulares estão abrindo uma oportunidade única para os vendedores serem mais ágeis e integrarem as experiências dos clientes no espaço físico e digital.

E nesse novo mundo, o aplicativo WhatsApp é um dos mais utilizados quando se pensa em recursos para conversação entre usuários de smartphones, já tendo ultrapassado a marca de 600 milhões de usuários mensais em todo o mundo! 

Inovação que rende vendas

Atentas à popularização do aplicativo e às oportunidades que ele pode gerar, algumas empresas decidiram inovar e buscaram uma maneira mais dinâmica e efetiva de continuar o relacionamento com seus clientes usando o WhatsApp como ferramenta de pós-venda, o que é muito importante, porque a interrupção abrupta na experiência de atendimento muitas vezes pode frustrar o consumidor, levando a credibilidade e a fidelidade com a marca junto.

Nesse sentido, um shopping center em Curitiba (PR) disponibilizou um serviço de atendimento via WhatsApp em abril deste ano. Dois meses depois, 204 atendimentos já tinham sido realizados por lá, contra 55 feitos via Facebook e demais redes sociais do shopping e 64 feitos via SAC e site.

O objetivo dessa iniciativa é estar à disposição do cliente sempre que ele precisar, independente do horário. Em outras palavras, estar no bolso do cliente, literalmente.

A facilidade com que a maioria das pessoas lida com essas tecnologias possibilita estar muito mais próximo do cliente final, prolongando a experiência do atendimento e o relacionamento cliente-empresa-marca. E tudo isso gratuitamente, tanto para o cliente quanto para o vendedor e a empresa.

Dicas para vender por WhatsApp

Da mesma forma que esse pode ser um recurso fantástico para potencializar as suas vendas, ele pode queimar um vendedor se ele exagerar na quantidade de mensagens. Separamos algumas dicas para ajudá-lo a não se tornar o vendedor-chatão:

  • Jamais utilize a ferramenta para enviar mensagens fora de horário comercial.
  • Não mande mensagens todos os dias para um mesmo cliente. Isso só trará dois resultados: ele silenciar as suas mensagens e deletá-las.
  • Divulgue o seu número para os clientes, de preferência um número específico para trabalho, para evitar ser contatado em horários de lazer. Uma forma inteligente de oferecer um atendimento rápido e personalizado, sem ficar 24 horas à disposição.
  • Coloque-se à disposição do cliente para tirar dúvidas e ajudá-lo a entender e escolher produtos, inclusive com a possibilidade de utilizar recursos em áudio e vídeo.
  • Utilize a ferramenta para realizar pós-venda e conquistar assim a fidelidade de seu cliente. Com ela você pode atualizá-lo sobre o status do pedido e enviar dicas de uso do produto ou serviço que ele adquiriu.
  • E por último, a dica mais importante: a mesma lógica de um e-mail marketing vale para o WhatsApp. Antes de utilizar o recurso, pergunte aos clientes se eles gostariam de receber ofertas e novidades. Isso ajudará você a construir uma relação mais transparente com cada cliente, e não bombardeá-los com mensagens indesejadas.

Agora é com você!

Coloque as dicas em prática e depois nos conte os resultados.

Boas vendas!

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