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6 dicas para reter talentos e diminuir o turnover de sua loja

6 dicas para reter talentos e diminuir o turnover de sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/01/15

É certo que uma das principais dificuldades das empresas atualmente é encontrar profissionais qualificados. Por isso, se você já tem uma equipe alinhada às necessidades de sua loja, é bom mantê-la! 

Na área comercial, os gestores enfrentam um grande problema: o chamado “turnover”, que nada mais é que a troca constante de profissionais na equipe de vendas. Quem aí nunca perdeu um ótimo vendedor porque outra loja ofereceu uma comissão maior?

Mas acontece que a questão financeira é apenas um dos motivos que fazem um profissional querer trocar de emprego. Sabendo disso – e pensando em ajudar a diminuir esse problema na sua loja, listamos a seguir seis dicas para que você consiga reter seus talentos por muito tempo.

Vamos lá?

1. Dê oportunidades de crescimento

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Não existe ninguém que queira ficar parado no mesmo lugar para sempre. Para que os vendedores tenham vontade de permanecer em sua loja, mostre que eles têm oportunidade de crescimento aí dentro, que eles podem evoluir junto com a empresa. Caso contrário, eles irão procurar crescimento em outro lugar.

2. Deixe a equipe participar de decisões estratégicas

Pelo fato de estarem com os clientes no dia a dia, os vendedores sempre têm muito conhecimento útil para o desenvolvimento de estratégias e metas. Assim, deixá-los participar das decisões estratégicas da sua empresa fará com que eles se sintam verdadeiramente parte da evolução da empresa e responsáveis pelo seu crescimento – além, claro, de ser interessante para a própria organização contar com o apoio deles. Quanto mais inclusos os vendedores estiverem nas decisões, mais eles vestirão a camisa e probabilidade de procurarem outro emprego será muito menor.

3. Ofereça cursos e treinamentos

Outra forma de mostrar aos colaboradores que a empresa acredita no potencial de crescimento deles é oferecendo cursos e treinamento para que se desenvolvam e evoluam profissionalmente. Quanto mais conhecimento eles tiverem, melhor serão os resultados de vendas e, consequentemente, mais motivados ficarão.

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4. Dê feedbacks construtivos

Comissão não é o único fator motivacional para os profissionais de vendas. Seus vendedores querem se sentir valorizados. Por isso os feedbacks são tão importantes. E não estamos falando apenas de feedback positivo. Elogios são importante como reconhecimento, mas orientar o vendedor quando ele parece estar perdido também contribui para a motivação dele, pois, assim, ele sabe que estão prestando atenção em seu trabalho e que ele faz diferença na empresa. Portanto, sempre dê retorno aos colaboradores sobre o trabalho que eles realizam!

5. Trate todos de igual para igual

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Um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os profissionais tenham vontade de permanecer na sua empresa. Por isso, é importante promover o trabalho em equipe e oferecer oportunidades iguais para todos. Se um vendedor perceber que outro membro da equipe está sendo favorecido, ele vai se sentir desvalorizado. Resultado: vai buscar outra oportunidade.

6. Seja um líder acessível e aberto

É importante ter postura para cobrar quando necessário. Porém, é essencial, também, que sua equipe saiba que pode sempre chegar até você para dar  opiniões, sugestões e, inclusive, fazer críticas. Ninguém quer trabalhar em um local em que não se é ouvido e não tem espaço para opinar, pois esse tipo de ambiente transmite a impressão de que o profissional não faz diferença alguma. E aí, nesses casos, geralmente a primeira oportunidade mais interessante que aparece é agarrada pelo vendedor. Não quer que isso aconteça na sua loja? Seja um líder acessível, aberto e dê espaço para seus colaboradores de fato colaborarem para a evolução da sua empresa. Além de diminuir o turnover, você aumentará significativamente suas chances de sucesso.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a manter os talentos de sua loja por muito tempo, promovendo o crescimento profissional deles juntamente com o da empresa. 

Sucesso!

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comentários em "6 dicas para reter talentos e diminuir o turnover de sua loja"

Comentar

  1. Tommy disse:

    Tem mais vendedores na rua do que clnteies. Mas ainda tem menos interessados em ajudar do que pessoas precisando de algum apoio. Quem faz amigos, ganha mais clnteies do que aqueles que sf3 pensam em vender!!!